O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.
Instituições
- AGES 1123
- FADERGS 268
- FASEH 67
- FPB 87
- IBMR 236
- MILTON CAMPOS 285
- SÃO JUDAS 2619
- UAM 904
- UNA 2684
- UNIBH 419
- UNICURITIBA 1133
- UNIFACS 387
- UNIFG (BA) 748
- UNIFG (PE) 240
- UNIRITTER 1031
- UNISOCIESC 834
- UNISUL 16449
- UNP 1065
- ÂNIMA 578
Submissões Recentes
A figura do refugiado e a aplicação do princípio do non-refoulement como norma jus cogens
(9999-06-12) Ribeiro, Francisco Hairlon Lima; Linhares, Ana Carla Alves
O presente artigo científico busca elucidar por meio de pesquisa bibliográfica e por meio da metodologia teórica, a respeito do que se trata de fato a figura do refugiado, explicando seu conceito, as garantias intrínsecas aos indivíduos que se encontram nessa condição e retratar a aplicação do princípio do Non-Refoulement como norma Jus Cogens. Outrossim, conceitua o Jus Cogens, discorrendo acerca de sua importância para o Direito dos Refugiados, bem como, sua natureza inderrogável enquanto norma basilar do Direito internacional. Por fim, tratar da importância da Convenção de Genebra de 1951 relativa ao estatuto dos refugiados e do seu posterior Protocolo de 1967, institutos que foram vanguardistas na defesa e no tratamento para estes. Neste limiar, restou-se constatado através das pesquisas realizadas, a necessidade de políticas públicas eficazes para a garantia dos direitos e proteção dos refugiados, e que de fato, o princípio do Non-Refoulement possui natureza Jus Cogens para o direito internacional.
Projeto de revitalização e implantação de parque urbano na lagoa de João Amaral localizada em Guanambi-Ba
(2022) Magalhães, Érica Pereira; Silva, Janciele Betânia Pereira da
Localizada no bairro Vomitamel na cidade de Guanambi-Ba, a Lagoa de João Amaral é uma área que abrange 65.736 m². Atualmente o local se encontra em estado de abandono, visto que é um espaço de suma importância tanto para o ecossistema quanto para a população guanambiense, pois além de abrigar diversas aves migratórias serve também como drenagem para evitar inundações em bairros circunvizinhos. Foi observado que há um elevado nível de degradação nesse ambiente. Portanto, para atender esse problema, foi elaborado um projeto para revitalização da área com a implantação de um parque de lazer, intervindo de forma positiva ambientalmente e agregando cultura, entretenimento e lazer, além de valorizar e enriquecer a cidade com um espaço que promoverá mais um atrativo para melhor qualidade de vida de seus habitantes.
Code-Sky: Um jogo web para ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes
(2023-06-17) Nascimento, Ananias; Brito, Mateus
À medida que a sociedade evolui, profissionais da tecnologia são cada vez mais requisitados. Dessa forma, o conhecimento de lógica e conceitos de programação se tornam cada vez mais necessários no dia a dia de diversos ramos da sociedade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educacional para auxiliar no ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes. Através da pesquisa de trabalhos relacionados, serão analisadas as características que esse meio precisa ter para ser de fato um jogo educacional. O trabalho propõe a criação de um jogo que auxilie no ensino de programação a esse público-alvo, e a partir disso a análise de sua viabilidade e dos seus resultados diante das respostas obtidas na pesquisa, assim como a adequação do jogo educacional ao público-alvo.
Os sofrimentos ético-políticos da população LGBTQIA+: as compreensões da Gestalt-terapia
(2022-12-01) Bongiolo, Julia Teixeira
O presente artigo tem como objetivo revisar as publicações da Gestalt-terapia em relação à compreensão dos sofrimentos ético-políticos vivenciados pela população LGBTQIA+. Trata-se de uma revisão narrativa, a qual busca compreender o estado da arte deste tema. Foram analisadas sete produções narrativas, como monografias, artigos científicos e um ensaio teórico. O objetivo dessa pesquisa foi identificar nas produções narrativas: O campo de relações onde esse fenômeno surge; os impactos psíquicos, emocionais e vivenciais; as atitudes, deveres e problematizações frente ao papel da Gestalt-terapia e do Gestalt-terapeuta. Por fim, discutiu-se a relação desse sofrimento com o sofrimento ético-político. Os resultados indicam que o campo onde esse fenômeno surge é preconceituoso e violento, onde instituições sociais como a Família, Religião, Escola, Universidade, Mídia, Política e Ciência foram levantadas como mantenedoras da cisheteronorma, desse modo, excluindo de diversas formas essa população. Os principais impactos levantados foram: Homofobia introjetada, desamparo, suicídio, autodestruição, vulnerabilidade da dimensão antropológica na população transgênero, dificuldade de reconhecimento das necessidades, sentimentos e ajustamento de inclusão. Diante do papel da Gestalt-terapia, observou-se uma escassez de produções frente à população LGBTQIA+. Discutiu-se a formação do Gestalt-terapeuta, a importância do Psicológo ampliar seus conhecimentos acerca das questões sócio-histórico-culturais brasileiras no que se refere às relações de gênero e sexualidade, para que suas práticas não violentem essa população, a potencialidade da abordagem no acolhimento das alteridades, onde se ressaltou a importância de uma prática que inclua o ético, político e o antropológico para acolhermos essas subjetividades que tanto nos clamam por inclusão.
Centro de Treinamento e Competições de Artes Marciais
(2023-11) SILVA, MARÍLIA THAÍS SANTOS
Este trabalho final de graduação, tem por objetivo propor a criação de um centro de treinamento e competições, voltado para as artes marciais, afim de oferecer salas adequadas e devidamente equipadas para a pratica das mesmas. Todo o desenvolvimento do trabalho foi realizado a partir de pesquisas a respeito do tema, buscando informações dos histórico nacional e mundial das artes marciais e explicando não só a diferença entre si, mas também explanando os benefícios gerados por suas práticas.