O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.
Instituições
- AGES 1597
- FADERGS 386
- FASEH 135
- FPB 176
- IBMR 793
- MILTON CAMPOS 405
- SÃO JUDAS 3765
- UAM 1397
- UNA 3966
- UNIBH 678
- UNICURITIBA 1377
- UNIFACS 695
- UNIFG (BA) 840
- UNIFG (PE) 288
- UNIRITTER 1408
- UNISOCIESC 1211
- UNISUL 17592
- UNP 1455
- ÂNIMA 587
Submissões Recentes
Boro aplicado via foliar em diferentes doses na cultura do Brócolis
(2024-08) ZERINGOTA,, Vanderson Gonçalves
Observa-se a importância da busca pela dose ideal de boro para o bom
desenvolvimento da cultura do brócolis com foco na sua produtividade e sendo assim, esta
pesquisa objetivou avaliar o efeito do boro via foliar em diferentes doses, na cultura do brócolis.
Ação renovatória e os contratos de construção ajustada
(2024-08) ALMEIDA, Michelle Aparecida Ganho
A presente dissertação tem por objetivo fazer uma abordagem sobre o contrato de construção ajustada inserido na Lei de Locações, sua especificidade e a autonomia privada das partes que lhe é inerente. Para tanto, será analisado o contrato built to suit utilizado no mercado imobiliário norte americano, sua importação para o Brasil, a inserção dos artigos 4º e 54-A na Lei de Locações e o problema de definição do regime jurídico aplicável aos referidos contratos. A partir de então, busca o trabalho investigar os limites da autonomia privada das partes nos contratos de construção ajustada, a intervenção do Estado nos contratos empresariais, como é o caso do contrato de construção ajustada e a possibilidade de renúncia expressa, mediante cláusula contratual, ao direito autônomo de renovar, considerando a regra procedimental de ação renovatória e o disposto no artigo 45 da Lei de Locações.
The fostering innovation in the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) influence’s area: a Triple Helix Analytical Model
(2024-06) OLIVEIRA, Leila Cristina da Silva; BAIARDI, Amilcar; OLIVEIRA, Ricardo Daher
PURPOSE: The purpose of this research is to critically analyze the role of the Triple Helix agents (University - Company - Government) in fostering innovations within municipalities that host campuses of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The primary objective is to identify the performance indicators of the Triple Helix and to understand the significance of a knowledge-based economy for local development. This research aims to contribute to the existing body of knowledge by providing insights into the dynamics of innovation ecosystems and their impact on local development.
DESIGN/METHODOLOGY/APPROACH: This research adopts an applied approach, with a constructivist lens focused on Max Weber’s concept of the ideal type. The methodology involves a deductive approach using both qualitative and quantitative data, characterized by its exploratory and descriptive nature. The Triple Helix model is used as an ideal type model for fostering innovation, which is expected to lead to local development. The Content Analysis method, as proposed by Laurence Bardin (1977), is employed to structure the model and organize the indicators of each agent of the Triple Helix. The combination of Weber’s Ideal-Type method and Content Analysis, applied to the theoretical context of the Triple Helix, provides a new research tool: Methodological Benchmarking. This allows for the identification and comparison of the performance indicators of the Triple Helix, as well as the identification and planning of necessary actions by the agents, with the aim of promoting the fostering of innovations and, consequently, resuming the process of local development.
FINDINGS OR EXPECTED OUTCOMES: The research confirmed the hypothesis that since the inception of UFRB’s activities in 2005, there has been a lack of articulation between the agents of the Triple Helix aimed at fostering innovation. Consequently, this has impacted the local development of the municipalities that host its campi. This finding underscores the need for a more integrated approach to innovation, involving all stakeholders of the Triple Helix, to drive local development.
ORIGINALITY/VALUE: The originality of this research lies in its unique approach of using the Triple Helix as a theoretical framework to develop innovation indicators. Furthermore, the use of the Content Analysis method to conduct a comparative study between the Federal University of São Carlos (UFSCar) and UFRB adds value to this research. UFSCar is used as a reference model in accordance with Max Weber’s Ideal Type method, given its prominence and relevance among universities established in multicampus systems in interior municipalities.
PRACTICAL/SOCIAL IMPLICATIONS: The results of this research have significant practical and social implications. They can help inform policies and practices to improve the articulation between universities, companies, and government in fostering innovation and local development. By identifying the gaps and opportunities in the current innovation ecosystem, this research can guide stakeholders in making informed decisions that can drive local development.
DIRECTIONS FOR FURTHER RESEARCH/LIMITATIONS: This research has some limitations, including its focus on only two universities and its reliance on publicly available data. Future research can expand this work by exploring the performance of the Triple Helix in other universities and regions, and by using more comprehensive data collection methods. Additionally, future research may seek to further develop and validate the performance indicators of the Triple Helix identified in this research. This would contribute to a more robust understanding of the dynamics of innovation ecosystems and their impact on local development.
A diferença de percepção musical entre indivíduos: uma investigação sobre a formação do significado baseada na teoria de Charles Sanders Peirce
(2007-12) Zoldan, Fabiano
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação do significado da música com base na semiótica de Charles Sanders Peirce. Partindo de uma contextualização do conceito de música e de percepção, adentraremos nas possíveis relações das categorias de percepção dos fenômenos propostas por Peirce – primeiridade, secundidade e terceiridade – frente à maneira como as pessoas experienciam e atribuem significado aos estímulos sonoro-musicais. O objetivo do trabalho é verificar as formas de interpretação de um evento musical por
diferentes indivíduos, bem como, mensurar a possibilidade de ocorrer um salto qualitativo (conforme Peirce, se atingir a terceiridade) nas leituras dos ouvintes submetidos à experiência musical, dividida em dois momentos – antes e após – uma mediação cognitiva. No tocante ao referencial teórico, a abordagem acerca da constituição e do conceito de música é baseada no pensamento de Wisnik (1989) e
Iazzetta (2001); a semiótica, à luz da teoria de Peirce, compenetrando aspectos musicais a partir de Zampronha (1996) e Martinez (1997). Para alcançar os objetivos propostos, a investigação se desenvolveu com a aplicação de um estudo de caso de grupo por amostragem, considerando as categorias peircianas, como quadro teórico metodológico e a história oral como técnica. A música selecionada para aplicação aos ouvintes do grupo foi a sinfonia Finlândia Opus 26, do compositor Jean Sibelius. A partir da observação dos relatos dos ouvintes quanto à significação da música apresentada foi possível demonstrar de forma sistematizada a quantidade de ocorrências relacionadas às categorias peircianas.
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital
(2007-12) Novaes, Tatiani Daiana de
Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oitos questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da
estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.