O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.

Submissões Recentes

Artigo Científico Acesso fechado
A figura do refugiado e a aplicação do princípio do non-refoulement como norma jus cogens
(9999-06-12) Ribeiro, Francisco Hairlon Lima; Linhares, Ana Carla Alves
O presente artigo científico busca elucidar por meio de pesquisa bibliográfica e por meio da metodologia teórica, a respeito do que se trata de fato a figura do refugiado, explicando seu conceito, as garantias intrínsecas aos indivíduos que se encontram nessa condição e retratar a aplicação do princípio do Non-Refoulement como norma Jus Cogens. Outrossim, conceitua o Jus Cogens, discorrendo acerca de sua importância para o Direito dos Refugiados, bem como, sua natureza inderrogável enquanto norma basilar do Direito internacional. Por fim, tratar da importância da Convenção de Genebra de 1951 relativa ao estatuto dos refugiados e do seu posterior Protocolo de 1967, institutos que foram vanguardistas na defesa e no tratamento para estes. Neste limiar, restou-se constatado através das pesquisas realizadas, a necessidade de políticas públicas eficazes para a garantia dos direitos e proteção dos refugiados, e que de fato, o princípio do Non-Refoulement possui natureza Jus Cogens para o direito internacional.
Artigo Científico Acesso fechado
Projeto de revitalização e implantação de parque urbano na lagoa de João Amaral localizada em Guanambi-Ba
(2022) Magalhães, Érica Pereira; Silva, Janciele Betânia Pereira da
Localizada no bairro Vomitamel na cidade de Guanambi-Ba, a Lagoa de João Amaral é uma área que abrange 65.736 m². Atualmente o local se encontra em estado de abandono, visto que é um espaço de suma importância tanto para o ecossistema quanto para a população guanambiense, pois além de abrigar diversas aves migratórias serve também como drenagem para evitar inundações em bairros circunvizinhos. Foi observado que há um elevado nível de degradação nesse ambiente. Portanto, para atender esse problema, foi elaborado um projeto para revitalização da área com a implantação de um parque de lazer, intervindo de forma positiva ambientalmente e agregando cultura, entretenimento e lazer, além de valorizar e enriquecer a cidade com um espaço que promoverá mais um atrativo para melhor qualidade de vida de seus habitantes.
Artigo Científico Acesso fechado
Code-Sky: Um jogo web para ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes
(2023-06-17) Nascimento, Ananias; Brito, Mateus
À medida que a sociedade evolui, profissionais da tecnologia são cada vez mais requisitados. Dessa forma, o conhecimento de lógica e conceitos de programação se tornam cada vez mais necessários no dia a dia de diversos ramos da sociedade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educacional para auxiliar no ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes. Através da pesquisa de trabalhos relacionados, serão analisadas as características que esse meio precisa ter para ser de fato um jogo educacional. O trabalho propõe a criação de um jogo que auxilie no ensino de programação a esse público-alvo, e a partir disso a análise de sua viabilidade e dos seus resultados diante das respostas obtidas na pesquisa, assim como a adequação do jogo educacional ao público-alvo.
Monografia Acesso embargado
Análise do perfil epidemiológico de crianças hospitalizadas com pneumonia bacteriana em um hospital de referência antes e após a reabertura das escolas em decorrência da pandemia de covid-19
(2023-12) PAULA, Ana Clara Rivetti Bitencourt de; SILVEIRA, Ana Paula de Oliveira; ROQUE, Clara de Freitas; RODRIGUES, Emanuela Carvalho; MELO, Izabela Bárbara Barros
INTRODUÇÃO: A Pneumonia Bacteriana Adquirida na Comunidade (PAC) é uma patologia muito comum na população pediátrica, apresentando-se como uma condição inflamatória e infecciosa que atinge o parênquima pulmonar. A apresentação clínica desta patologia pode variar a depender da idade do paciente. As pneumonias bacterianas, dentre todas as etiologias da pneumonia, são as de evolução normalmente mais desfavorável. Com a pandemia da COVID-19, acontecimento global que culminou em uma crise da saúde pública, medidas de controle foram implementadas, dentre elas, o fechamento das escolas e o isolamento social. Por meio dessa medida, observou-se uma redução da ocupação hospitalar nos setores da Pediatria e dos casos de doenças infectocontagiosas na população pediátrica, entre elas, a PAC. Posteriormente, ao retomar o convívio escolar, esperou-se um natural aumento do número de casos de crianças internadas por PAC. OBJETIVO: Comparar dados da população pediátrica de pacientes de até 12 anos com diagnóstico de pneumonia bacteriana antes e após a reabertura das escolas em decorrência da pandemia da COVID-19 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens. MÉTODOS: Realizou-se levantamento de variáveis de interesse - tempo de internação, uso de suporte ventilatório, complicações por derrame pleural, idade media das crianças, situação vacinal, mortalidade, e esquemas de antibióticos usados, a partir de dados de prontuários dos 283 pacientes atendidos com diagnóstico de PAC durante os 6 meses que antecedem a reabertura das escolas e durante os 6 meses após a reabertura das escolas. Para análise estatística, foram utilizados os testes t de Student, Qui-quadrado de Pearson e o Teste exato de Fisher. Foram considerados resultados significativos aqueles que apresentaram probabilidade de significância (p) de 5%. RESULTADOS: Observou-se aumento do número de casos de PAC após a reabertura das escolas. No que se refere ao tempo de internação, uso de suporte ventilatório, complicações por derrame pleural, idade media das crianças, situação vacinal, mortalidade, e esquemas de antibióticos usados, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos de estudo. CONCLUSÃO: Embora tenha sido descrito um aumento do número de casos de PAC após o fim do isolamento social, por meio de análise estatística dos dados estudados, não se observou diferença estatisticamente significativa entre das variáveis que dizem respeito à gravidade e morbidade desta doença na população estudada.
Dissertação Acesso fechado
ENTRE GRITOS E SILÊNCIOS: UMA ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DA LEI 10.639/2003 EM DIÁLOGOS COM A TEORIA DECOLONIAL
(2024-02) RODRIGUES, Aracilba Aparecida Serafim
A dissertação tem como tema principal a efetivação da Lei 10.639/2003 nas salas de aulas de uma escola da rede estadual de ensino no município de Tubarão, Santa Catarina. O objeto de pesquisa assenta-se no estudo dos mecanismos que geram limitações à efetividade da referida legislação. A problemática levantada aponta para a existência de limitações na efetividade da lei por consequência do processo colonial moderno que acabou por fomentar a colonialidade do poder, do saber e do ser. O objetivo geral da pesquisa é analisar a efetividade da Lei 10.639/2003 em diálogo com as discussões decoloniais sobre sua implementação na escola pública. Nos objetivos específicos apontamos: Conhecer pesquisas que abordam a efetividade da Lei 10.639/2003 no Brasil; compreender o cotidiano escolar quando estão em pauta discussões que tematizam a Lei 10.639/2003 e como os educandos a percebem nesse contexto; refletir, com base na teoria decolonial, sobre o racismo colonialista, a colonialidade do saber e do ser e como eles operam nas salas de aula (de)formando identidades e limitando a efetivação da Lei 10.639/2003. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa (Gerhardt;Silveira, 2009; Gomes, 2014; Triviños, 1987) e os procedimentos adotados foram a pesquisa-ação (Baldissera, 2001; Günther, 2006; Tripp, 2005), através de Grupo Focal (Gatti, 2005), com alunos do 3° ano do Ensino Médio autodeclarados negros. Durante a realização dos quatro encontros, os participantes conversaram sobre os temas que perpassam a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, a fim de que pudéssemos averiguar a efetivação da lei e a percepção dos educandos sobre ela. O referencial teórico se pautou nas chamadas epistemologias decoloniais (Dussel, 1993; Fanon, 2008; Quijano, 2005; 2010; 2014; Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2003; 2005; 2017) e nas teorias da educação para as relações étnico-raciais (Cavalleiro, 2012; Coelho, 2007; 2010; Gomes, 2005; 2012; 2019a; Munanga 1996; 2004, Rosemberg, 2011). A pesquisa demonstrou limitações na efetividade da Lei 10.639/2003, fruto da colonialidade do poder, do saber e do ser que contribuiu para internalização da crença na Europa como único centro irradiador de cultura, subestimando e invisibilizando todos os outros saberes.