Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Costa, Andreia Mendes"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Estudo de Caso Acesso aberto O acompanhamento pedagógico de crianças em tratamentos oncológicos(2022-11-22) Vilela, Letícia Oliveira; Diniz, Rafaela FonsecaConsiderando que crianças diagnosticadas com doenças oncológicas, devido ao longo período de tratamento hospitalar, ficam impossibilitadas de frequentar instituições de ensino, é imprescindível que, ainda que nessas condições, elas tenham acesso tanto à assistência médica adequada quanto a uma educação de qualidade. O afastamento das atividades escolares faz com que essas crianças sofram consequências negativas em âmbitos físico e emocional. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar a importância do acompanhamento pedagógico hospitalar na vida de crianças que estão em tratamento contra o câncer.Artigo Científico Acesso aberto O desenvolvimento da pedagogia sistêmica no contexto da alfabetização(2022-11-22) Silva, Brenda Saldanha; Oliveira, Paloma Fabiana deConsiderando que uma relação educacional sistêmica visa a promover uma abordagem pedagógica baseada em diferentes universos da criança, levando em conta, entre outros aspectos, sua família e comunidade de origem, torna-se indispensável o entendimento de que os pais ou responsáveis por cada aluno sejam partícipes constantes dos processos de escolarização. Para concretização do estudo, como metodologia, utiliza-se a revisão de bibliografia, seguida de pesquisa de campo de cunho qualitativo, com a realização de entrevista com profissional escolar de uma unidade de ensino que atenda alunos do 10 e 20 ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização).Artigo Científico Acesso aberto Impactos da pandemia de Covid-19 na educação infantil(2022-11) Ferreira, Isabelly Diovana Tavares Ferreira; Souza, Girlene Mendes de SouzaEste estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021. Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021.Estudo de Caso Acesso aberto A importância da Afetividade na relação professor/aluno nos processos de ensino/aprendizagem na educação infantil(2022-11) Silva, Lidiane Alves daEste estudo busca demonstrar que a afetividade está entrelaçada na relação professor-aluno, influenciando significativamente a aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que esta é a fase em que a criança começa a entender as mudanças físicas e sociais e a adaptar-se a elas, criando conexões com o meio em que se insere. Nesse sentido, assume-se como objetivo entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e sua influência na aprendizagem de crianças, nessa etapa escolar. Para tanto, são utilizadas como metodologias a revisão de bibliografia e a pesquisa de campo de cunho qualitativo.Artigo Científico Acesso fechado Mente e corpo em movimento: o desenvolvimento da psicomotricidade em escolas de educação infantil.(2022-11-21) Dias, Aparecida Alves; Rodrigues, Drielly PauliniEste trabalho dedica-se ao estudo de práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da Psicomotricidade em escolas de Educação Infantil. Levando em consideração que as práticas psicomotoras são ferramentas que auxiliam significativamente a docência na Educação Infantil, trazendo uma proposta lúdica, divertida, em que a criança trabalha a corporeidade e o autoconhecimento, destaca-se que, na primeira infância, o corpo é considerado a forma de comunicação dos sujeitos. É através dele que a criança irá se reconhecer e reconhecer o mundo que a cerca. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo investigar como a Psicomotricidade é trabalhada, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.Artigo Científico Acesso aberto Musicalização na educação infantil(2022-11-21) Batista, Jéssica Barreto; Silva, Suellen Aparecida daA música é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos. Ao vivenciar as atividades musicais, os alunos despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Diante disso, este estudo realiza análise de normatizações e pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo com o objetivo de entender a importância e os benefícios da música nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.Estudo de Caso Acesso aberto Processos de aprendizagem da educação básica no campo: desafios e possibilidades.(2021-04) Oliveira, Silvia Lopes de; Garcia, Rubia Nunes Reis; Bernades, Reisla Cristina; Nunes, Valdirene dos SantosAs políticas públicas de Educação chegaram ao campo como uma extensão do modelo de escola urbana. Com o processo de redemocratização do país e a aprovação da Constituição de 1988, inúmeros debates foram organizados em torno dos direitos sociais da população rural. Por meio da Carta Magna vigente, foram aprovados direitos educacionais bastante significativos consolidando o compromisso do Estado e da sociedade brasileira com a promoção da educação para todos, respeitando as singularidades culturais e regionais. Como objetivo deste estudo, coloca-se: compreender as dificuldades e as possíveis contextualizações que podem ser implementadas nas práticas pedagógicas em uma escola do Campo.