TCC de Graduação e Especialização
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Relatório de Estágio Acesso aberto Análise das operações logísticas no processo de comercialização de uma empresa de pequeno porte(2019) Bruggemann, Bruno TurnesBuscando alcançar uma prevenção contra os desperdícios, o setor logístico de uma empresa precisa ter um eficiente controle de estoques, acompanhar a entrada e saída de produtos comercializados e saber calcular o tempo certo de reabastecimento de mercadorias para que não falte ou atrase na hora de fornecer aos consumidores. Tendo como objetivo central mapear o processo atual das operações logísticas da Comercial de Frutas Brüggemann, visando diagnosticar os principais problemas no setor de comercialização, para propor soluções às possíveis falhas encontradas. Aplicou-se a metodologia de caráter descritiva, em um estudo de caso, com levantamento de dados bibliográficos extraídos de livros e artigos e coleta a campo nas dependências da empresa. A empresa que é do ramo alimentício fornece produtos como maçã, pera, caqui, pêssego, morango e ameixa para os supermercados e feirantes da região, procurando atender aos seus clientes de forma rápida e com pedidos completos. Observou-se a necessidade de melhorias no fluxo do processo para controlar desde a aquisição dos produtos até o controle e armazenagem dos estoques e sua venda, a fim de melhorar as condições de fluxo e controle dos produtos para atender a necessidade dos clientes.Relatório de Estágio Acesso embargado Análise estratégica aplicada à empresa DUGRAF Com. e Ep. Materiais gráficos Ltda.(2020) Medeiros, BiancaA realização deste trabalho teve como foco uma análise estratégica na empresa Dugraf Comércio e Representação de Matériais Gráficos Ltda, a qual vem se destacando devido a sua alta tecnologia e crescimento em seu mercado de atuação. Para coleta de dados, iniciou-se a captação de um questionário ao gestor financeiro da empresa, que foi peça chave para a formação da matriz SWOT, fundamental para identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, diante do ambiente interno e externo. A metodologia utilizada no trabalho é de caráter descritiva e aplicada, além de estudo de caso, sendo que também se adotou a pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se conhecer todos os setores da empresa de forma detalhada, verificando as carências e também os destaques de forma estratégica. Seu principal foco foi a formação da matriz SWOT, (sendo que o principal ponto forte foi, a qualidade do produto, o principal ponto fraco foi, ausência de liderança na equipe de produção, a principal oportunidade foi, o crescimento do mercado de latas de alumínio e embalagens e a principal ameaça foi, câmbio desfavorável para importação) enfatizado pela importância da análise e do planejamento estratégico. Após o processo de análise, realizou-se um plano de ação (5W2H), para sugerir melhoras aos processos que apresentaram alguma carência. As ações sugeridas foram modificação dos processos sem estruturação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, treinamento e implantação de liderança no setor de produção e adoção de módulos de sistema para os setores de RH e logística.Relatório de Estágio Acesso aberto O BSC como ferramenta de controle para pequenas empresas: pesquisa aplicada numa empresa de informática(2017) Grah, Clara CeciThe computer company, X, has been in the market for more than 15 years, always emphasizing the quality and reliability of the products and services offered. However, even today, this small organization doesn’t have a formal control of the activities it plans and implements. The qualitative research, involving bibliographical review and the development of an applied research, intends to identify the viability of the implementation of the Balanced Scorecard (BSC) as a control tool in the company. BSC – created by Kaplan and Norton – it proposes the development of a series of measures of outcome and trend, in order to balance the implementation of the organizational strategy in four perspectives (financial, customer, internal process and learning & growth). All this summarized in a simple and easy-to-read representation: The strategic map. This map, after the development of the work, seems to be the key to the BSC’s contribution to the control of the X company. Its visual character of quick reading and high power of synthesis, together with its unfolding in indicators, targets, and initiatives, is ideal for the monitoring and implementation of activities.Relatório de Estágio Acesso aberto Clima organizacional: aprofundamento de pesquisa em um setor da empresa Intel Brás(2020) Martins, Ingryd AlessandraEste presente trabalho tem como objetivo analisar a pesquisa de clima realizada na Industria de Telecomunicação Brasileira – (Intelbras S.A), na qual atua no ramo de telecomunicações com suas 4 filiais somando 3.500 funcionários. Com o intuito de trazer melhorias nos pontos destacados como negativos na pesquisa, foram abordados temas da gestão de pessoas como a qualidade de vida no trabalho, motivação, Teoria de dois fatores, Teoria X e Y, Teoria das necessidades de Maslow, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. Para elaboração do trabalho, foram aplicadas a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, onde os dados coletados foram através de questionários aplicados com colaboradores de diversas áreas. Por meio da análise da pesquisa, foi possível verificar três pontos negativos: remuneração, perfil das lideranças e ambiente de trabalho e clima interno. Para compreender os fatores que levaram a este resultado, realizamos um questionário voltado aos três pontos negativos levantados, e como resultado obtivemos que os mais críticos seriam a falta de reconhecimento, incentivos e motivação e oportunidade de evolução. A partir dos resultados da pesquisa de satisfação, foi realizado um plano de ação através do 5W2H para a implantação de treinamento aos líderes voltada ao clima organizacional, melhorar a comunicação entre líderes e subordinados e palestras motivacionais e de desenvolvimento pessoal visando a minimização dos resultados negativos levantados e uma melhora no clima organizacional em equipe.Relatório de Estágio Acesso fechado Um estudo de plano de marketing para a empresa Luana Melo Studio de Beleza(2020) Hottersbach, Amanda CarvalhoO objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade e sugerir o modelo de planejamento de McDonald (2006) em uma empresa do setor de beleza e estética. Foi realizada a pesquisa referente à definição do planejamento de marketing, o processo de planejamento de marketing, e o serviço do ramo da beleza e estética. Além de, descrever sobre a empresa Luana Melo Studio de Beleza e apresentar um diagnostico dos ambientes internos e externos da mesma. Foi observado as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e os pontos fracos, utilizando a matriz de SWOT, e foi proposto algumas ações. Metodologicamente para a realização deste estudo utilizou-se a pesquisa descritiva, qualitativa, na forma de estudo de caso, com dados coletados por meio de observação direta, e entrevista pessoal com questionários semiestruturados, e pesquisas bibliográficas. Os resultados deste estudo revelam que o plano é aplicável no ramo da beleza e estética sem maiores dificuldades. Observou-se que o modelo utilizado possui uma estrutura de fácil compreensão, mesmo que não há profissionais específicos da área. O modelo proposto é completo e possui todas as etapas do planejamento de marketing. O estudo auxiliou para ampliar o conhecimento sobre como o plano de marketing acontece na empresa de beleza e para confirmar a aplicabilidade do referido modelo de McDonald (2006) no seu contexto. Concluiu-se que o desenvolvimento deste plano de marketing possui grande valor para o segmento da empresa Luana Melo Studio de Beleza.Relatório de Estágio Acesso fechado Gestão de estoques: um estudo de caso no Prado Supermercados(2019) Santos, Eliane SampaioO presente estudo tem como propósito efetuar um levantamento do processo de gestão dos estoques do Prado Supermercados visando a melhoria no controle dos estoques e atender de forma satisfatória a demanda dos clientes. O Prado Supermercados é uma empresa de pequeno porte que faz parte da rede varejista, que até então, não utiliza todos os recursos oferecidos pela gestão de estoques. Para que a organização em questão possa ter sucesso nas decisões relacionadas ao estoque e evite a perda de produtos, torna-se indispensável o bom gerenciamento de estoques. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa, foi identificar o modelo mais adequado para gerenciar e aplicar de forma eficaz a demanda dos clientes Prado. Por meio da aplicação da curva ABC nos setores de massas e bebidas, foi possível diagnosticar quais marcas de espaguetes e cervejas em lata são de maior e menor relevância para o Prado Supermercados facilitando a tomada de decisão. Palavras chave: Gerenciamento de estoques; Microempresa; Gestão de estoques; Curva ABCRelatório de Estágio Acesso fechado Gestao de pessoas: treinamento e desenvolvimento na ong lar Nossa Senhora do Carmo(2018) Correia, Marli TerezinhaTrabalho de conclusão de curso em administração: gestão de pessoas: treinamento e desenvolvimento na ong lar Nossa Senhora do Carmo.Relatório de Estágio Acesso aberto Gestão do disponível: um estudo de caso em uma empresa de comércio varejista de calçados da Grande Florianópolis(2017) Souza, Eduardo KozoroskiDiante da dificuldade em que as micro e pequenas empresas possuem em definir um valor para se manter em caixa, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar três modelos de administração de caixa em uma empresa de comércio varejista de calçados, sendo eles, o modelo do caixa mínimo operacional, modelo de Baumol e o modelo de Miller e Orr. Com os resultados, foi possível verificar que nenhum dos modelos propostos se encaixaram com as realidades da organização.Relatório de Estágio Acesso aberto Gestão estratégica como meio de transição da terceira geração da empresa Almeida Ambiental(2019) Almeida, Helóra MartinsNeste estudo, trata-se do tema gestão estratégica, cujo problema da pesquisa é o desenvolvimento do planejamento estratégico da Almeida Ambiental/SC. Dentre os objetivos estão: criar o planejamento da empresa supracitada, investigar os ambientes internos e externos, analisar as matrizes SWOT e Cinco Forças de Porter e formular os objetivos, metas, estratégias e planos de ação. O conjunto de objetivos e estratégias propostos pretende ajudar a empresa em três perspectivas: a primeira, ajudá-la a migrar de uma gestão familiar para a estratégica; segundo, torná-la mais competitiva e, por fim, criar bases à sucessão da segunda para a terceira geração de forma estruturada. O principal resultado da pesquisa é o plano estratégico, cujo sucesso dependerá da forma que sua implantação e implementação acontecerá.Relatório de Estágio Acesso embargado Gestão financeira de curto prazo: análise na empresa Despachante Danilo LTDA ME(2020) Freitas, Diana CostaEste trabalho tem como objetivo implementar adequadamente a retirada do lucro anual e o pagamento de pró-labore na empresa Despachante Danilo LTDA ME. A gestão financeira de curto prazo em pequenas empresas familiares é o ponto central desse trabalho, identificando as vantagens e desvantagens no setor financeiro de empresas familiares, e os erros e acertos da organização através da visão administrativa. No decorrer do desenvolvimento, foram abordados teoricamente os tópicos: administração, o administrador, gestão financeira, administração do capital de giro, gestão de empresas familiares e pró-labore. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso embasado em pesquisa documental e observação-participante. Além disso, é apresentado o modelo de fluxo de caixa atual da empresa, modelo de pagamentos dos sócios, fechamento mensal e anual financeiro, programação de contas a pagar e contas a receber, separação de despesas pessoais e despesas organizacionais, retiradas indevidas do lucro e sua área de contabilidade terceirizada. O acesso ilimitado às informações financeiras da empresa Despachante Danilo facilitou o estudo, identificando pontualmente os erros cometidos pela empresa na parte financeira, apontando algumas decisões de curto prazo para prevenção de possíveis falhas futuras no setor e contribuindo positivamente para o seu melhoramento. O presente trabalho propõe, assim, formas de correção baseadas em fundamentações teóricas de renomados autores na área de gestão financeira e gestão de empresas familiares. As propostas de correções dos pontos fracos da empresa estudada irão contribuir para um desenvolvimento financeiro, uma maior lucratividade, um crescimento no mercado e os possíveis investimentos. Acaba por também abordar as formas de como corrigir e melhorar as atividades financeiras já exercidas, como otimizar o fluxo de caixa e as planilhas de controle de despesas e realizar o treinamento dos colaboradores mediante o sistema de gestão da qualidade.Relatório de Estágio Acesso aberto Mapeamento e análise do processo de produção visando controle e mensuração de agregados(2019) Silva, Silvana daControlar os estoques para redução de custos é uma das estratégias essenciais para manter as organizações lucrativas e competitivas. Trabalhar com os estoques mínimos foram temas abordados e difusivos no mercado desde da propagação da técnica do modelo de sistema de produção Toyota, produção “puxada”, e a filosofia Just in time, para redução de custos e desperdícios nos processos produtivos, entretanto mantendo a qualidade e cumprindo prazos de entrega dos produtos para os clientes. O objetivo geral desse trabalho é apresentar os métodos de controle de estoques e analisar qual método é o mais adequado para controlar os estoques de agregados pétreos de uma pedreira na cidade de São José no estado de Santa Catarina. Para realização deste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema, levantamento de dados quantitativos sobre as produções e demandas da empresa estudada e o mapeamento dos processos produtivos. Com essas ações proporcionou um melhor entendimento dos processos produtivos, identificando os gargalos de produção e suas vertentes que impactam diretamente na produção, definiu-se os estoques de segurança para cada agregado pétreo utilizando o método de variância e desvio padrão. Como resultado o estudo constatou que é possível controlar os estoques mesmo se tratando de uma produção contínua e complexa como é o processo produtivo de uma pedreira, na qual existem variações no tempo de reposição de estoque e alterações na quantidade de produção de cada agregado pétreo devido o fornecimento da matéria prima e configurações da planta. Os resultados estimados utilizando as técnicas apresentadas neste trabalho são: a redução dos custos de estoques, melhoria na eficiência da planta produtiva e o atendimento da demanda conforme a necessidade do cliente.Relatório de Estágio Acesso embargado Marketing: Plano de Marketing para a empresa Bella Bijoux(2020) Soares, KauanneEste trabalho objetiva elaborar um plano de marketing para a empresa Bella Bijoux, a fim de torná-la mais competitiva e estar à frente de seus concorrentes. O plano de marketing permite identificar as tendências, analisar o mercado e se adaptar às mudanças. Por meio dele que se podem estabelecer os resultados que almeja alcançar e elaborar os caminhos para isso. Neste contexto, foi estabelecido á Bella Bijoux como objetivo geral a elaboração de um plano de marketing a ser implementado em 2021, e os objetivos específicos começando pela realização de um diagnóstico interno e externo, em seguida a definição de objetivos e metas de marketing, depois a definição de estratégias e planos de ação para os objetivos de marketing, e por fim, definir uma metodologia de implementação, acompanhamento e controle. Por meio da análise da Matriz SWOT foram identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em questão; das Cinco Forças de Porter, o que identificou intensidade média de rivalidade no segmento de atuação; por fim, a aplicação da ferramenta 5W2H, onde foram identificadas cinco ações estratégias, sendo elas enfatizar a linha de semijoias, aumentar o alcance de clientes regionais, aumentar a visibilidade da loja de Palhoça, aumentar o alcance de clientes de outros estados e treinamento de marketing digital. A Bella Bijoux, quanto ao tamanho por número de empregados, classifica-se como uma microempresa, atuante no ramo de bijuterias, sendo uma empresa privada do segmento de moda e acessórios. Quanto à metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso. O estudo permitiu a elaboração de um conjunto de estratégias competitivas para que a empresa continue crescendo em seu mercado de atuação.Relatório de Estágio Acesso aberto Modelagem de negócios de canvas aplicada à uma empresa de consultoria empresarial(2019) Silva, Camila LeandroThe general objective of this study is to apply Canvas business modeling to the design of a business consulting office in Greater Florianópolis - SC. Theoretically, topics such as administration, entrepreneurship, business plan and business modeling of Canvas were discussed. Methodologically, it was a descriptive, applied, qualitative research, using bibliographic research, documentary research, and the application of semi-structured interviews. From the study was developed for the business its mission, vision and values. Tools were applied for the strategic diagnosis of the business; Thus a detailed SWOT analysis and a Cross SWOT analysis were developed; with the main opportunity being increased demand for business consulting and facilitated outsourcing of services; The most significant threat is direct and indirect competition, and new models of consulting and mentoring; The strength of the venture is its location in a high-growth commercial area; As a weak point, the venture, because it is new, has little visibility in the market. As a last tool, Porter's 5 Competitive Forces were used, through which it was identified the intensity of the possibility of new entrants, the rivalry in the sector, the bargaining power of both the customer and suppliers and the possibility of substitute products. Finally, the Canvas business modeling framework was presented, with the development of the content present in the nine blocks as the main result, highlighting the definition of CL Consultoria's value proposition, which deals with personalization and collaboration, innovation, agility, knowledge and information and security.Relatório de Estágio Acesso fechado Modelagem do processo de compliance na homologação e monitoramento de fornecedores da empresa alfa energia(2020) Santos, Débora Flôr dosThis internship report has the general objective to shape the process of implementation tool compliance, applied on the homologation and monitorization of the Alfa Energia Company suppliers, proposing standardization to offer more efficiency. It used the methodology of exploratory and qualitative research. It collected data with bibliography research as well as a case study. As a main result, it could be observed the interest of the Company in becoming a reference on fighting corruption, demanding strict benchmarks for all the processes that involve relationships with third parties. After a survey of the actual state of the process, it was possible to identify that the dissemination of the ethic culture in its routine is not enough to secure preserved relationships. The insecurity in relation to the incidence of risk compliance, that the relationships with third parties could entail, was the real reason to propose a new model in the homologation process for the suppliers. Real improvement was made based on the BPMN and the due diligence internal policies for the critical points of the process. In summary, it was suggested a new model proposal for the homologation of suppliers, with the necessary complexity to reach the intended efficiency. Amongst the proposed changes, from the compliance process the ones that stand out are: efficient monitoring for the different types of third parties, standardization through the checklist, investigative and unification of sectors to better control of information.Relatório de Estágio Acesso embargado Modelagem do processo de expedição de escrituras públicas na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários Ltda(2018) Passig, PamellaEste relatório utiliza o Business Process Management and Notation (BPMN) no mapeamento e modelagem do processo de expedição das escrituras públicas de compra e venda de imóveis na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários Ltda., localizada em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O objetivo é propor ações de boas práticas, com os clientes, cartório e os setores da empresa, padronizando o processo e tornando o mesmo mais eficiente e eficaz. A metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, além de um estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, complementadas por entrevistas com os profissionais da empresa em estudo e observação participante. Para construção do embasamento teórico se utilizou a administração e a atuação administrador nas organizações, os processos administrativos, a visão sistêmica das organizações, a diferença entre a gestão de processos e gestão por processos, a construção de fluxogramas, o Business Process Management (BPM) e o Business Process Management and Notation (BPMN). A modelagem apresenta o atual processo de escrituração e indica seus pontos críticos (demora no recebimento de valores, data de imissão e liberação do Setor Financeiro para escriturar os conjuntos; falta de clareza do Setor de Escrituras para com o cliente sobre o funcionamento do processo; demora em tirar o cliente da lista de espera iniciar o processo de escrituração do seu conjunto, sobrecarregamento do Setor de Escrituras com uma alta demanda de correção de minutas simultaneamente, gerando uma perda de prazos dos documentos e reemissão das guias com novos prazos de vencimento; demora na solicitação dos documentos da Construtora/Vendedora e do Imóvel; demora do Setor de Escrituras em receber as minutas por parte do Cartório; solicitação das minutas das guias de ITBI, FRJ e ITCMD em tempos distintos, gerando atraso ao processo; demora do Setor de Escrituras em receber a validação das minutas por parte do Setor Jurídico; demora do Setor de Escrituras em receber os comprovantes de pagamentos de ITBI, FRJ e ITCMD por parte do cliente; demora da ida dos procuradores ao Cartório para assinatura as escrituras) e a adequação através do BPMN, implantando ações e boas práticas.Relatório de Estágio Acesso aberto Pesquisa de clima organizacional: Como a pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada na empresa Nextar.(2020) Ferreira, Luana AntunesThe organizational climate of a company refers to the degree of satisfaction of its employees. This climate can be positively and negatively affected by several factors, such as benefits, work environment, feedback and recognition. In this internship report, an Organizational Climate Survey was developed to identify and analyze the climate present in Nextar. For this study, some topics were addressed, such as administration, people management, organizational climate and Organizational Climate Survey. The research, as for the object, was classified as exploratory and descriptive, having the classification of data collection by bibliographic type and by survey, used of primary and secondary data for data collection and performing the analysis and interpretation of the data in a qualitative and quantitative way. This study allowed the elaboration of an organizational climate survey with 30 questions, which was applied in the company Nextar. The survey was available for employees to respond from 08/10/2020 until 14/10/2020, where all 78 employees were invited to respond, but 41 responses were obtained. Analyzing the data obtained it was possible to identify the strengths, being the offer of good benefits to employees, supply of the necessary materials for work, feeling of pride on the part of employees in relation to their team and the company, the healthy relationship between employees, the feeling of trust in leaders and experts and the freedom to export ideas and suggestions, and it was also possible to analyze the weaknesses, being the lack of a career plan, feeling of not having the work recognized or valued by the company and the lack of transparency in relation to the objectives and decisions taken. With the weaknesses defined, an action plan was elaborated using the 5W2H tool, so that the company can improve these points. The 5W2H was prepared with 3 actions, one for each weak point, being preparation of a career plan, monthly meetings for positive feedback with leaders and employees and the dissemination of information about the decisions made by the company. Each action plan relies on why the action needs to be prepared, how it will be done, costs and the person responsible in the company so that these points can be put into practice and thus improve the climate present in the company.Relatório de Estágio Acesso aberto Planejamento estratégico da empresa Carrocerias Fernandes ME(2019) Fernandes, BrunaThe subject of the study is the strategic administration and its problem, the development of a Strategic Planning (SP) to the micro-enterprise Carrocerias Fernandes, which operates in the automotive segment, offers products and services of road implements. Thus, to the development of the SP, a set of analysis has been carried out, such as the macro environment, the sector, competitors and internal analysis, to propose a set of objectives and strategies that should make the company more competitive in the market. Thus, an exploratory and descriptive research with a qualitative approach has been developed by secondary and primary data collection methods. One of the results stands out as the planning formulations, i.e. the set of strategic objectives and the proposed actions for the period from 2020 to 2022. It is believed that if the planning is properly incorporated and implemented, the company should improve its management and optimize its competitiveness; to this end, it must focus on the necessary changes by establishing an awareness program to ensure that the desired results are achieved and established in the planning.Relatório de Estágio Acesso fechado Planejamento estratégico para a empresa Mayara Lopes Studio de beleza(2020) Martins, Camila Angelo BerkenbrockThe theme of the present study is strategic management, which is defined as a continuous process, starting outside the organization and unfolding within it. Strategic management makes it possible to identify the macro and microenvironment in which the organization is inserted and to identify its strengths and weaknesses based on an analysis of the internal environment. Knowing the importance of strategic planning for any type of organization, the purpose of this study is to prepare the strategic planning for the company Mayara Lopes Studio de Beleza, located in the municipality of Palhoça / SC, through an applied, descriptive and qualitative research. Through this case study, data were collected using an interview with the manager. The study provided, based on the carried out analyzes, the definition of the mission, the vision and the values, in addition to the environmental reality of the company, through the analysis of the SWOT matrix (Main strength: Loyal clientele list; Main weakness: It has only one professional for all the services; Main opportunity: Customer search for services other than those it already offers; Main threat: Market with many competitors.) and Porter's Five Competitive Forces, which identified an average intensity of rivalry in the segment. And, finally, an action plan based on the elaboration of a set of strategies through the 5W2W tool, being them the training in hair dyeing, specialization in the treatment of curly and curly hair, inclusion of new employees, improvement of digital marketing and increase the Studio visibility.Relatório de Estágio Acesso fechado Plano de marketing digital JS Molduras(2020) Katlin, Camargo RechThis work aims to develop a digital marketing plan for the company JS Molduras, review and restructure its practices, in addition to adopting new ones, by analyzing the market in which it operates. JS Molduras is active in the molding industry, providing services / products. In order for the company in question to take advantage of opportunities and to avoid correcting the external environment, as well as strengthening its options and supervising and coordinating its weaknesses, the marketing plan becomes an essential tool. In this context, the general objective of this work was to present a digital marketing plan. Through the application of the SWOT matrix, where the strengths and weaknesses were identified, as well as the opportunities and solutions, present in the internal and external environment of the company. As they pointed out the need for a digital marketing plan where it was possible to propose to the company the strategic positioning and the action plan, in view of the weak and consulted points of the determined market after analysis, in addition to proposals within an action plan (5W2H), with the aim that a model would achieve its objectives.Relatório de Estágio Acesso aberto Plano de marketing para uma unidade de franquia de escola de idiomas(2020) Gerhardt, Nathalia AzambujaThis work constitutes an exploratory research to plan the strategic positioning of a language school. For this, it was stablished the need to carry out diagnoses of internal and external environment, the definition of marketing objectives and the definition of a strategic action plan as a prognosis. Among some of these actions, the following were identified: (i) the need for greater promotion of product diversity, as a competitive differential, (ii) the achievement of licenses for new exclusive products (proficiency exams), (iii) greater communication with the target customers identified and (iv) deepening in the marketing actions for the new exclusively virtual segment that appeared during the research. As a result, the study leaves a technical contribution for the director of the studied company with the delivery of the organizational diagnosis and a contextualized marketing plan for his language school, highlighting the relevance of this type of work.