Engenharia de Produção
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Estudo de Caso Acesso fechado Análise comparativa entre os procedimentos operacionais padronizados e os procedimentos utilizados: estudo de caso no processo de desenvolvimento interno de câmeras de segurança da empresa Intelbras, São José/SC(2017) Silva, Agnes Madian Gesser HillesheimThe following study had the objective to analyze and present the case study of the comparative analysis between the standard operating procedures and the procedures used, focusing on the improvement in the internal development of security cameras in the company Intelbras S / A. In order to make possible this work, the quality tools QFD (Quality Function Deployment), PDCA and EAP - Analytical Structure of the Project were described. The Segurança Eletrônica unit and the Captação de Imagens segment of the company Intelbras S/A were presented. It was described the study done about the standard internal procedure and finally a new procedure with improvements was proposed.Estudo de Caso Acesso aberto Análise da utilização das ferramentas da qualidade para reduzir o índice de falha em máquinas de costura no processo produtivo: o caso da hidrolight do Brasil.(2018) Santos Junior, RinaldoGreat challenges have arisen for companies due to the technological advances that have occurred in recent years. Increasingly it is harder to stand out in the business world and the trend is only to get worse, as companies are looking to improve their processes to stay competitive in the market. Based on this we started this work of completion of course sought a company that has this concern with the improvement to receive the study, which aims to make an analysis and description of the productive processes in order to make clear the operation of the organization to make it possible opportunities for improvement. The company chosen was Hidrolight do Brasil, which is located in the city of Garopaba - SC and operates for 31 years. Currently, its main focus is the production of Neoprene products in the orthopedic line. At the beginning of the study, the company decided to focus on the production processes, thus directing the activities related to the study. In the study was carried out an exposition of some quality tools for the basis of the work, a mapping of the process of production and maintenance of the company to analyze the importance of one for the other and an analysis of the quality tools applied in the company. It was then proposed to start a TPM (Total Productive Maintenance) implementation, starting a new phase in the work to achieve this objective.Estudo de Caso Acesso aberto Análise do processo de evolução das instruções de trabalho – IT: o caso da empresa Khomp.(2020) Duarte, Vinicius HemkemaierO estudo de caso foi realizado na empresa Khomp atuante na área de telecomunicação e tecnologia, ele foi baseado em abordagem qualitativa, sendo que, em relação ao objetivo ela é explicativa, utilizando-se de procedimentos documentais e de estudo de caso, a pesquisa foi feita com embasamento teórico visando a análise da evolução das Instruções de Trabalho - IT que a empresa vem modificando durante os anos, foram usadas diversas metodologias e ferramentas de qualidade e padronizações para fazer a aferição das IT, comparando umas com as outras de forma ressaltar seu pontos positivos e negativos focamos em uma melhor eficiência, também sugerimos melhorias nos processos onde são utilizadas e nas suas criações e atualizações. O uso de ITs mais limpas sem excesso de quadros e informações alinhado a modernidade de imagens, gifs e/ou vídeo, permite um melhor entendimento do colaborador evitando erros. Também devemos manter registros de alterações, revisões, tempo de execução e fluxograma, e então as novas versões destinam uma página específica a este conteúdo. Como a IT hoje é criada em site foi possível para empresa fazer o redirecionamento para página de informações e registros o qual não era possível quando era feita em formato “pdf”.Estudo de Caso Acesso aberto Análise do processo de planejamento de necessidades, compras e estoque de componentes eletrônicos, utilizados para protótipos, pequenos e médios lotes de produção de placas eletrônicas: caso da empresa Produza S/A(2019) Sarmento, David MarquesThe production of prototypes, small and medium production lots have the purpose of helping the development of products of technological development companies. In the highly competitive market, time is crucial to project success. The Produza S/A, the company of the case study, performs the complete or partial outsourcing, providing to the market the industrialization of prototypes, small and medium lots of electronic products. In addition to the manufacture of electronic boards, it provides logistics management services for the purchase and distribution of componentes. The general objective of this work was to analyze the process of planning needs, purchases and stock of electronic components of the company. In the analysis of the purchasing process, it was observed that the search for electronic components is carried out exactly by the manufacturing part number of the component defined in the product bill of materials. Also that the main difficulties in obtaining components are: high lead time and obsolescence. Also, most most items that have difficulties to buy are components of lower value added, such as resistors and capacitors. In stock analysis, they also account for the higher bulk of components, with more than eighty percent of the stock of components. As the case study company provides services to other companies, which are responsible for the products produced, a survey was conducted with clients to identify the main criteria in the use of resistors and capacitors in their projects. It was concluded that for these items and the majority of customers, there is the possibility of using similar components, that is, that do not have the same manufacturing part number, but have the same technical characteristics. However, although they say that they will generally agree to use the suggested equivalent components, they should always be consulted about the possibility of use in their product.Estudo de Caso Acesso aberto Análise do Setor de Estoque da Empresa Peronace Doces e Salgados: Seus Procedimentos e Controles(2020) Peronace, Martina AldanaA gestão de estoque é fundamental para o funcionamento de uma empresa, a falta de organização nos estoques pode causar diversos problemas econômicos e de produtividade. Uma boa organização de estoques pode aumentar a produtividade, eficiência, diminuir os custos de estoque e os desperdícios. Sendo assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal analisar o setor de estoque de uma empresa, seus procedimentos e controles. Este objetivo foi atingido através do estudo de caso realizado na empresa Peronace Doces e Salgados, com o uso da observação da autora. A parte industrial da Peronace Doces e Salgados foi fundada em 2019, esta empresa começou a vender produtos a distribuidores e pequenos cafés da região. Realizando uma análise na empresa e aplicando um questionário foi possível criar uma planilha que auxilia no controle de estoque da empresa. Palavras-chave: Estoque. Controle de Estoque. Planilha.Estudo de Caso Acesso aberto Análise dos entraves do sistema logístico da soja no Brasil: um estudo de caso no estado do Mato Grosso(2018) Petry, André Felipe RothThe agribusiness is the main sector of the Brazilian economy. It accounts for 25% of the GDP (Gross Domestic Product) in 2017. Soybeans are among the economic activities that have been growing significantly in Brazil in the last decades amid other several agricultural products. In addition, Brazil is one of the world's leading soybean producers and one of the largest exporters of the grain. This study aims to show the current logistic in the infrastructure of soybean in Brazil. The focus of this analysis is the state of Mato Grosso, which is the largest state producing and exporting more than half its products. This paper also focused on the main routes currently used to transport soybeans in Brazil, which are highways (61%), railroad (21%), and waterway (14%). The study try to determine the key barriers of soybeans logistic. It needs to receive investments to improve it. The main form of transportation in Brazil are highways. However, it is possible to change freight transportation modes, since the country has great extension of navigable rivers. This change could boost the competitiveness of the country's agricultural sector, and help to unravel the Southern ports, which are the most traveled destinations for soybeans. The state of Mato Grosso has choices to adjust some logistical outlines. One example is taking the soybean from the Midwest by the Madeira River, which flows into the Amazon River, and then to the Port of Santarém, which is located near the sea, strategic location to ship products to Asia (via the Panama Canal) and Europe.Estudo de Caso Acesso embargado Análise dos estoques visando mensurar o grau de eficiência e acuracidade em uma linha de produtos cosméticos(2020) Meurer, FernandaThe present work is a case study developed in a cosmetic industry that analyzes stocks in a product line, with the main objective of mapping and improving the stock control process. The analysis seeks to classify the products according to an ABC curve, from the years 2017 to 2019, where the accuracy found is applied and as a cause of lack of precision for products classified as A. An increase in process control can be observed. in the period studied, with an accuracy of 98.20% in 2017 to 99.40% in 2019. This increase in accuracy also contributed to a cost reduction of 83% compared to the year 2017 and 2019.Estudo de Caso Acesso embargado Análise dos processos de gestão em uma microempresa do ramo de vestuário para o segmento feminino: o caso da D’clothes(2019) Silveira, Ana KarolineThis Course Conclusion Paper had as its main objective to analyze how the management processes are developed in a small business of the clothing industry for the female segment. This objective was achieved through the case study of the company D´Clothes, using the author's participant observation. D'Clothes opened in 2019, but with the same essence of the first store opened almost 30 years ago. The micro company operates in the field of women's clothing, with the objective of bringing to its audience the fashion for the most different forms of women. In the description of the company object of the study it was possible to notice many opportunities for improvement, such as the creation of an organization chart, the need to organize the purchasing process, the financial process, among others. The various suggestions for improvement that were presented to the company, were responsive and implemented as demonstrated throughout this work. The process realities of a microenterprise have been demonstrated compared to what is prescribed in the literature.Estudo de Caso Acesso aberto Análise dos processos do setor de assistência técnica de uma indústria de equipamentos eletrônicos industriais(2021) Souza, Paulo RicardoO objetivo principal do trabalho é desenvolver uma análise do fluxo de processos relacionados ao reparo de equipamentos eletrônicos industriais recebidos pela Assistência Técnica na empresa. A obtenção dos resultados desta pesquisa foi possível através da utilização de dados obtidos com a colaboração dos funcionários envolvidos com o processo. A análise e as ações de melhoria desenvolvidas foram suportadas pela ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e dos conceitos de manufatura enxuta. O Mapeamento de Fluxo de Valor ou Value Stream Mapping, sua denominação em inglês, é uma ferramenta que auxilia na análise do fluxo do processo atual e na elaboração de um estado futuro com a eliminação de processos que não agregam valor, a redução de desperdício e o aumento do desempenho operacional. O trabalho foi realizado em duas partes, buscando inicialmente apresentar conceitos e princípios da produção enxuta, e a ferramenta de mapeamento de fluxo de valor. Na segunda parte foi realizada a aplicação da ferramenta para analisar o processo de assistência técnica de uma empresa que produz equipamentos eletrônicos industriais como inversores de frequência e controladores de temperatura com o objetivo de verificar tarefas que não agregam valor e oportunidades de melhoria em fluxos de material e informação, além da redução de desperdícios. Um dos resultados alcançados com a aplicação do método foi à redução de tempo no processo e a eliminação de tarefas, o que diminui o tempo de espera do cliente final. Também foi possível identificar áreas para a aplicação de melhoria contínua, buscando aumentar a satisfação no atendimento e agregar valor ao departamento comercial e a fidelização de clientes.Estudo de Caso Acesso aberto Aplicação do método de Pareto e 5s no gerenciamento de estoques: um estudo de caso na empresa Megajet(2022-12-06) Schuch, patrickOs modos de gestão de estoque mudaram muito com a chegada da tecnologia para auxiliar e facilitar a gestão. Com a competividade das empresas crescendo cada vez mais, qualquer passo à frente do concorrente faz grande diferença, com isso é fundamental para as empresas que trabalhem com o estoque afim de possuir uma gestão qualificada, eliminar erros e ter a possibilidade de aumentar as margens de lucros. O objetivo geral deste trabalho é efetuar um levantamento sobre a gestão de estoques e armazenagem de peças e componentes de uma empresa do ramo náutico com grandes problemas desde a entrada da mercadoria no estoque até a saída da mesma, para verificar quais são seus pontos críticos na gestão de estoque e propor melhorias. Com isso foi levantado os principais problemas que a empresa enfrentava e foi implantado ferramentas de controle de estoque, o método 5S, o uso de fluxogramas dos processos e a curva ABC, que trouxeram diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores da área em questão que aderiram abertamente essa forma de controle de estoque no qual não havia antes, melhorando consideravelmente o ambiente de trabalho, o bem-estar e a autoestima.Estudo de Caso Acesso fechado A aplicação e proposição de ferramentas da qualidade em uma indústria moveleira(2022-12-12) Mai Castanho, BrunoO avanço da competitividade decorrente dos efeitos da globalização afetou todos os setores da sociedade, especialmente, as organizações empresariais de todos ramos e áreas de atuação. Esse cenário mundial, levou as empresas a terem uma queda na margem de lucros, fatos que obrigou as mesmas a focar na inovação e na qualidade através de técnicas e ferramentas que elevam a qualidade do produto ofertado e garanta a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes/consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho traz como tema “A aplicação das ferramentas da qualidade em uma indústria moveleira” e tem como objetivo identificar e analisar os benefícios das ferramentas da qualidade que auxiliam na maximização da produtividade das empresas e também sua aplicabilidade em uma indústria moveleira. A metodologia utilizada é o estudo de caso com abordagem qualitativa com o objetivo descritivo, sendo analisado documentos científicos e livros sobre o tema. Os resultados mostram que as ferramentas de Gestão da Qualidade, se aplicadas da forma correta, podem elevar significativamente os índices de produtividade das empresas moveleiras e garantir a permanência no mercado brasileiro e mundial, apesar do elevado padrão de competitividade.Estudo de Caso Acesso aberto Coleta de resíduos sólidos urbanos: um comparativo entre o processo logístico manual e o mecanizado utilizando o BSC(2020) Bento, Tamires RoseleneThis work has as main objective to identify and analyze the efficiency and management gains in the mechanized logistic process of collecting solid urban waste compared to the manual process, through the use of the Balanced Scorecard. The same is intended for the collection process of solid urban waste in the city of Palhoça, in Santa Catarina. According to the methodology, the research is classified as descriptive, being a case study on the logistical process of collecting urban solid waste. It has a quantitative approach using indicators and graphs, and a qualitative approach using a satisfaction survey. The time horizon is transversal, as it refers in the vast majority of indicators to the last semester of the years 2017 and 2019. Data collection was obtained through primary sources, with the direct observation of the author and with the application of a questionnaire, in addition to secondary sources, with bibliographic and documentary research. The processes of manual and mechanized collection of urban solid waste in the city of Palhoça / SC were comparatively analyzed using the Balanced Scorecard methodology, using as criteria: productivity indicators, the amount of complaints registered, the number of accidents with and without leave and the application of a questionnaire to employees of the operation. Through multidimensional analysis, it was possible to identify the method of collecting solid urban waste that provides greater gains in efficiency and management. The results showed that the mechanized collection method obtained a higher final score, being 6.6, representing the best performance when compared to the manual collection method, which obtained a final score of 5.4. With this, considering the analyzed indicators, the method of mechanized collection of solid urban waste provides greater gains for all involved. In this context, it is necessary to take into account that some perspectives contain limitations, and that in addition to the indicators analyzed, others can also be considered when applying the Balanced Scorecard.Estudo de Caso Acesso aberto Contribuições do business process management ao setor de suprimentos: uma pesquis-ação em uma empresa de prestação de serviço(2021-12-18) Marcelino, NatanyAtualmente um dos grandes desafios das empresas, é desenvolver estratégias que possam contribuir nos processos logísticos, de forma que o custo, qualidade, agilidade e confiabilidade sejam os seus principais valores dentro da organização. Diante disso, é necessário que ocorra o gerenciamento estratégico de todo o fluxo da cadeia logística para que os componentes sejam integrados e o nível máximo de um serviço seja alcançado. As empresas devem exercer seus negócios com uma quantidade mínima de erros possível, no menor tempo repetitivo e melhor utilização de recursos. Desta maneira, torna-se importante entender as ferramentas disponíveis e suas possíveis contribuições para organização. Dentre elas, tem-se o Business Process Management, modelagem difundida para mapeamento de processos, com o objetivo de criar alinhamento entre as atividades e departamentos individuais com todas as entradas, saídas, objetivos e recursos, a fim de cumprir as metas de negócios (processo eficácia) da forma mais econômica (eficiência do processo). Os procedimentos metodológicos apontam o trabalho como pesquisa qualitativa, envolvendo pesquisa-ação em uma Empresa localizada no Sul de Santa Catarina. Portanto o objetivo desse trabalho é conhecer as contribuições que a implantação do BPM pode oferecer ao setor de Compras. Dentre essas contribuições estão as melhorias da comunicação com os fornecedores, prazo de entrega, qualidade do produto, comunicação interna, tempo para negociação, tempo de entrega.Estudo de Caso Acesso fechado Descobrimento dos clientes de energia solar fotovoltaica na Grande Florianópolis utilizando o método Customer Development(2017) Heinzen, Mateus SelemeA vida e permanência de uma empresa no mercado é resultado da satisfação dos seus clientes, para isso se faz necessário que a mesma impacte clientes chaves da melhor forma possível e assim atingindo maturidade de negócios. Quando falamos de produtos inovadores e com grande significado para o futuro, como a energia por fonte limpa, inesgotável e renovável, que é o caso da energia solar fotovoltaica, se faz necessário a utilização de métodos de descobrimento e desenvolvimento de clientes, como o Customer Development. Neste trabalho foi utilizado métodos atuais de indústrias de base tecnológica e de estudos em universidades de renome dos países de primeiro mundo, na empresa Dayback. Assim, para a implantação de novos projetos, é necessário pensar em métodos que definam a viabilidade do mesmo e para estruturar e sistematizar são utilizadas diversas ferramentas, que também permitem definir a eficiência do projeto. Na estruturação do projeto alguns elementos são fundamentais para o sucesso do mesmo como engenharia econômica e planejamento estratégico. O presente trabalho busca efetuar uma interação destas ferramentas, a fim de definir o melhor custo benefício das tecnologias sustentáveis de geração de energia elétrica. A partir disto o novo método estará identificando os clientes que terão maior retorno com a implantação do projeto, facilitando a tomada de decisão.Estudo de Caso Acesso fechado Elaboração do planejamento estratégico, um estudo de caso de um fabricante de pequeno porte de linguiças e defumados artesanais da Grande Florianópolis(2021-06-24) Martins, João RubensO planejamento estratégico é um mecanismo de direcionamento para a aplicação de ações de desenvolvimento de uma organização. Neste trabalho buscou-se a elaboração do planejamento estratégico para uma empresa de pequeno porte que processa linguiças e defumados artesanais de carne suína e bovina na Grande Florianópolis. Teve como objetivo desenvolver o planejamento estratégico, determinando questões estratégicas e ações para auxiliar a empresa Embutidos Catarinense. O procedimento abordado para desenvolvimento deste trabalho foi o estudo de caso, pois ocorreu uma imersão de fato na empresa, buscando as informações necessárias, descobrindo as principais características analisadas. Por meio do trabalho foi possível obter um diagnóstico sobre a empresa, sua produção, a previsão de demanda, algumas informações sobre as características organizacionais e o planejamento estratégico de fato. Através da aplicação da análise de SWOT e demais técnicas foi possível elaborar um plano estratégico para a embutidos catarinense.Estudo de Caso Acesso aberto Estudo das práticas adotadas pela empresa construtora para entrega dos imóveis: o caso da empresa Isaplanh.(2019) Schmitt, JefersonIn this Course Conclusion Paper, a study was developed about the multi-residential work delivery process. Based on the author's experience in the area, currently working in the construction sector, in the area of residential buildings and one of the reasons for seeking more information and conclusions on this broad and often undervalued subject. The studies carried out reaffirmed the importance that even before delivering an apartment the company has to take its care mainly in the construction progress. It is explicit the need for the construction company to have a good planning during the execution of the project in order to take proper care with projects, labor, conferences, schedule and customer service and owner of the property, because a company that works in this The area is involved with the dreams of the clients and their realization demands great financial investment from these clients. In this study we sought to highlight the relevant points and show both sides of this the subject as both the company and the end customer. The experiences of the company object of the case study were presented, as well as a bibliographic research on the processes and problems found by other companies in the field. The concern during the work was to try to understand the process so that the experience of the owners after the delivery of the property by the company provides harmony and a good relationship between the company and customers, thus generating new business.Estudo de Caso Acesso aberto Estudo das práticas de manutenção de uma empresa de locação de plataformas de trabalho aéreo, sob a abordagem da manutenção produtiva total(2022-06-15) Cleiton Castro Fonseca, CleitonPara se manterem competitivas as organizações dependem de sua habilidade e rapidez eminovar e efetuar melhorias contínuas, buscando incessantemente novasferramentas degerenciamento, que as direcionem para uma maior competitividade através da qualidade eprodutividade. Nesse contexto, o presente estudo aplica o pilar Manutenção Autônoma (AM) da metodologia Manutenção Produtiva Total (TPM) em uma empresa de médio porte que atua no ramo de locação de plataformas para trabalhos em altura (PTA’S). A AM é utilizada para envolver os operadores na conservação dos equipamentos e desenvolver neles uma sensibilidade às máquinas, possibilitando um sentimento de “propriedade”. Este envolvimento provoca uma quebra de paradigma, provocando uma mudança de comportamento pela integração entre duas áreas (manutenção e produção) e gera resultados positivos à organização como a melhora da performance dos equipamentos, diminuição das falhas e um aumento na disponibilidade e confiabilidade. Para analisar as práticas de manutenção realizadas na empresa sob a ótica da TPM, foram realizadas pesquisas e coleta de dados durante o segundo semestre de 2021 e início de 2022, além de revisão bibliográfica de autores interessados em práticas de ações preventivas e da metodologia TPM. No que se refere à metodologia, a abordagem utilizada pela pesquisa foi a qualitativa, quanto aos objetivos ela pode ser classificada como descritiva e exploratória e a coleta de dados foi através de entrevistas estruturadas com os principais envolvidos na manutenção e conservação dos equipamentos. A partir de entrevistas estruturadas baseadas na literatura e da coleta de dados acerca das práticas de manutenção desenvolvidas pela empresa, foi possível realizar uma análise qualitativa das informações à luz do pilar AM da TPM. Os resultados da análise possibilitaram a identificar os pontos críticos nas práticas de manutenção, aqueles que não estão de acordo com o que propõe a AM, e causam o auto índice de manutenções corretivas. E por fim o autor pôde sugerir ações, baseadas na literatura e no pilar AM, afim de estruturar as práticas de manutenção desenvolvidas pela empresa para reduzir o número de falhas nos equipamentos, melhorar a qualidade no serviço prestado e atingir o máximo potencial competitivo.Estudo de Caso Acesso fechado Estudo do indicador tempo de permanência de veículos em um centro de distribuição de uma organização de vendas a varejo(2017) Burghardt, Felipe FernandoThe purpose of this report was to describe the work carried out by the author in the logistics unit, the Distribution Center of a network of retail stores, located in the municipality of São Jose, SC. In this work, the evaluation of the indicator of time of permanence of the national suppliers vehicles in the distribution center stands out. This indicator aims at four hours, but the first information obtained reported a time of nine hours. With the accomplishment of the studies and analyzes it was perceived that the real time was of five hours and fifty-six minutes, a time still above the stipulated goal. As the studies were being developed, it was possible to perceive the complexity and the interrelationship among the different areas, as well as their influence on the total time of the indicator. The accomplishment of this study allowed to define the several actions to be developed for the attainment and later improvement of the time of the indicator time of permanence of the national supplier vehicles. Also presented are several proposals for improvements in the processes of the other areas of the unit under study.Estudo de Caso Acesso aberto Estudo ergonômico de um escritório de projetos, com base no esocial(2018) Silveira, Rodrigo SchwindenErgonomics, in the context of Production Engineering, seeks to increase the productivity of companies through the adaptation of the work environment to the worker, making work activities safer and healthier. The gains obtained through Ergonomics are perceived by both the workers and the organizations where they find themselves. This study sought to demonstrate an application of physical ergonomics in a engineering and consulting company, where new furniture and layout were developed. The new furniture and layout were based on the available literature on the subject and the perception of the employees, using the adapted ergonomic methodology to the eSocial items, seeking to improve the productivity of the team and their quality of life.Estudo de Caso Acesso aberto Fator acidentário de prevenção (FAP) nas unidades de alimentação e nutrição de uma empresa privada do estado de Santa Catarina(2021) Burich, Brunno WilliansTendo como intenção estabelecer distinção entre os empregadores que geram mais ou menos danos à saúde dos trabalhadores, a Resolução nº 1.329/2017, em vigor, possibilita a majoração ou redução das alíquotas dos Riscos Ambientais do Trabalho – RAT. Este benefício se dá de acordo com o desempenho das empresas diante do subgrupo as quais estão inseridas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, por meio do Fator Acidentário de Prevenção - FAP. Fomentando a flexibilização das alíquotas, uma vez que permite a redução pela metade da contribuição relativa ao financiamento das aposentadorias e benefícios acidentários, o FAP gera maior custo financeiro nas empresas que não investem em programas de segurança e saúde no trabalho, pois eleva a alíquota RAT em até 100% nas empresas que apresentam maior acidentalidade. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é demonstrar os impactos financeiros gerados pelo FAP em dez unidades de alimentação e nutrição de uma empresa privada do Estado de Santa Catarina. Para tornar possível o alcance aos objetivos, foram seguidas cinco etapas: pesquisa teórica, acesso ao banco de dados da empresa, compilação e tabulação dos dados extraídos, geração de tabelas para análise e aplicação das fórmulas do FAP sobre a massa salarial mensal e anual, ainda foram destacadas as ações – adotadas pela empresa e ações potenciais – que visam a efetiva gestão dos elementos que compõe o cálculo do FAP.