Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Aluno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Contribuições pedagógicas dentro do ambiente hospitalar da Santa Casa de Belo Horizonte(2022) Fonseca, Rosângela; Franklim, Sueli; Ribeiro, LucieneO presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.Artigo Científico Acesso aberto Contribuições pedagógicas no ambiente hospitalar da santa casa de Belo Horizonte(2022) Ribeiro, Luciene; Fonseca, Rosângela; Franklin, SueliO presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.