Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Autismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A escolarização e a inclusão social da criança autista(2022-11-22) Silva, Gabriela FonsecaUma pesquisa de 2018, realizada pelo Center of Diseases Control and Prevention (CDC), entidade governamental dos Estados Unidos, aponta que uma criança a cada 44 nascidas têm o Transtorno do Espectro do Autismo (6A02) (TEA). Esta estimativa destaca uma quantidade significativa de crianças e jovens que, cada vez mais, precisam ter seu direito à educação garantido, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988. Portanto, o objetivo geral traçado para esta pesquisa é compreender de que forma um aluno com TEA tem sua inclusão social desenvolvida por meio da sua trajetória escolar. O estudo proposto pode ser justificado pelo reconhecimento de que cada criança autista tem suas particularidades e apresenta necessidades educativas singulares e que merecem ser analisadas.Artigo Científico Acesso aberto O olhar que ensina: importância da afetividade na aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista na pré-escola(2021-05-26) Cruz, Reysla; Santos, Mikaella; Faria, MayaraO artigo surgiu da necessidade de investigar como a relação de afetividade entre professor e aluno, influencia no processo de aprendizagem especificando na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pré-escola. O objetivo é evidenciar por meio de estudos teóricos, a importância do vínculo afetivo entre o professor e a criança com TEA, realizando pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo utilizando autores renomados como Lev Vygotsky, Henri Wallon, Jean Piaget, Eugênio Cunha e a Declaração de Salamanca da UNESCO, entre outros grandes pesquisadores que se aprofundaram sobre o tema. Algo de grande relevância que possui no artigo está relacionado ao professor voltar o olhar perante a crianças com TEA, pois quando o professor conhece melhor seu aluno consegue-se fortalecer as habilidades de aprendizado. A interação é o que proporciona na criança a vontade de aprender. A criança se interessa pelas descobertas e pela exploração dos meios, indo de encontro aos objetivos de aprendizagem. O professor acende a fagulha do ensino e se motiva através de sua criança. A cada passo juntos, uma nova conquista é alcançada. Diante disso, essa pesquisa pretende ampliar os conhecimentos acerca do TEA. Com ela, será possível conhecer o autismo e compreender a importância das relações afetivas na aprendizagem na pré-escola. O conhecimento é o primeiro passo para vencer o preconceito.