Documentação pedagógica: novos olhares para a prática pedagógica em um percurso de formação continuada com professoras da educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Serafim, Joyce G Nunes

Orientador

Simiano, Luciane Pandini

Coorientador

Resumo

O presente artigo analisa as narrativas das documentações pedagógicas construídas em um percurso de formação continuada com professoras da educação infantil de um colégio da rede particular do município de Tubarão – SC. Para tanto, apresentamos elementos de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa documental. Como material empírico, analisamos as documentações pedagógicas e as cartas produzidas no percurso formativo que teve duração de seis meses. Como problema de pesquisa, temos: O que contam as documentações pedagógicas construídas em um percurso de formação continuada com professores da educação infantil? Como resultados, inferimos, a partir das documentações pedagógicas, a narrativa de uma imagem de crianças potentes, ativas, protagonista de suas ações, que exploram, brincam, interagem, divertem-se e se comunicam por meio de diversas linguagens. Com relação aos indicativos de práticas docentes que assegurem as especificidades da educação infantil, percebemos que as práticas educativas não se limitam somente ao cuidado, mas também as brincadeiras, interações e as linguagens, que são eixos norteadores do currículo proposto pelos documentos legais da educação infantil. Por fim, documentar foi desafiador para as professoras, suas narrativas evidenciam as dificuldades encontradas, bem como o quanto tal processo propiciou novos conhecimentos, novas descobertas e uma outra forma de olhar para as crianças, para as narrativas e para os movimentos constituídos e constituintes no contexto educativo.

Palavras-chave

Documentação pedagógica, Educação infantil, Formação continuada

Citação

Coleções