O interesse pela escola: com a palavra, o estudante
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Editora
Autores
Cardoso, Cíntia dos Santos
Orientador
Goulart, Mariléia Mendes
Coorientador
Resumo
A pesquisa teve como foco principal conhecer quais os maiores interesses dos estudantes na escola. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental. A coleta de dados ocorreu a partir da avaliação institucional de uma escola da rede pública estadual, realizada entre os anos de 2013 e 2014, organizada pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Tubarão/SC. Como amostra, tivemos estudantes do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa, na medida em que busca tanto coletar opiniões e percepções quanto quantificar as respostas às questões fechadas e aos índices de reprovação informados. Parte-se das seguintes questões-problema: O interesse dos estudantes pelas aulas se altera ao longo dos anos de escola? Um possível histórico de reprovação do estudante é uma variável para seu interesse ou não nas aulas? Para responder a estas questões, elencamos como objetivo geral: investigar os interesses dos estudantes em relação às aulas a partir de suas vivências no contexto da escola pública. Traçamos como objetivos específicos: identificar o nível de satisfação do estudante em relação às aulas; pontuar inferências dos estudantes, de diferentes faixas etárias, sobre a escola que frequentam; e comparar índices de reprovação e de satisfação do estudante com as aulas/escola. Foi possível observar que, independentemente da idade ou do tempo de escola, muitos deles sentem que a escola é uma extensão de sua casa, um espaço de continuidade dos seus afazeres e lazeres também, de aprendizagem e também onde os elos de amizade se solidificam para além do cotidiano doméstico.
Palavras-chave
Escola, Função da escola, Estudantes