O jogo e a brincadeira na educação infantil: a concepção dos professores sobre a importância do brincar
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Constantino, Amanda Formentin
Orientador
Furghestti, Maristella Simiano
Coorientador
Resumo
O presente artigo analisa a concepção dos professores sobre a
importância do brincar na educação infantil. Para tanto, buscou-se, como
metodologia de trabalho, contar com uma pesquisa de campo com abordagem
qualitativa, sendo um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi
utilizado um questionário contendo cinco perguntas abertas elaboradas pela
pesquisadora. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de seis professoras, no
entanto só três responderam ao questionário. Como problema de pesquisa tem-se:
qual a concepção dos professores sobre a importância do brincar? Como resultados,
percebeu-se o quanto as professoras valorizam e têm conhecimento sobre o jogo e
a brincadeira e que tais atividades são contempladas no planejamento diário do
professor. Porém, com base nas respostas obtidas, observou-se que não há espaço
para brincadeiras espontâneas que são importantes e desenvolvem a autonomia por
meio das escolhas, podendo desenvolver a oralidade, a argumentação, a
criatividade e oportunizar a formação integral da criança. Também, observou-se que
as professoras procuram sempre se manter atualizadas sobre a importância dos
jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil, buscando se atualizar por meio
da formação continuada.
Palavras-chave
Criança, Educação infantil, Brincadeiras