A escrita de memoriais no curso de Pedagogia/Unisul e a discriminação escolar nos anos de 1980-2018

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vêdova, Bruna Soethe Dela
Orientador
Cruz, Tânia Mara
Coorientador
Resumo
O artigo pretende analisar as discriminações vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Unisul-Tubarão, por meio da reflexão acerca dos memoriais escolares. A partir dessas narrativas, buscou-se identificar a relação entre as desigualdades existentes no espaço escolar, no que se refere as relações de gênero, sexualidade, o segmento LGBT e o processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, foram analisados os memoriais produzidos pelas acadêmicas, em quatro semestres, que se referem ao período da educação básica de 1980 a 2018, que demonstraram que a escola pode sustentar as desigualdades, subsidiadas em padrões binários e hierárquicos de gênero e sexualidade. Neste trabalho destaca-se a importância da formação de professores para que a educação possa ser emancipatória e transformadora.

Palavras-chave
Gênero e sexualidade, Memoriais em educação, Pedagogia
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