A ética na educação infantil: reflexões a partir do currículo para o território catarinense
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Elisandro, Lara Baldini
Orientador
Schmidt, Leonete Luzia
Coorientador
Resumo
Em uma sociedade desigual é necessário um olhar atento às intenções explícitas e implícitas nas escolhas/diretrizes pedagógicas que possibilitem e assegurem valores éticos às crianças de modo a contribuir para formar cidadãos conscientes e preparados para transformar o meio em que vivem. Partindo da compreensão de que nos Centros de Educação Infantil as crianças aprendem a conviver com os demais e a refletir, em complemento à educação que recebem na família, quais os valores éticos presentes no dia a dia, e de que as ações educacionais são direcionadas a partir de diretrizes curriculares, busca-se explicar e descrever se a ética na Proposta Curricular do Território Catarinense, especificamente no item referente à Educação Infantil, está presente de forma explícita, com direcionamentos do assunto e subsídio às ações, ou de forma implícita, na sua construção. Pode-se constatar que no documento a ética está correlacionada com os direitos das crianças, na compreensão da criança para com o outro e no impacto das suas ações, e que se atribui ao professor a responsabilidade de assegurar que estas questões sejam abordadas no cotidiano das creches e pré-escolas. Ressalta-se, porém, que currículo prescrito não significa currículo praticado. Há um conjunto de condições materiais e humanas necessárias para sua efetivação e cabe ao Estado assegurar estas condições
Palavras-chave
Valores, Ética, Diretrizes pedagógicas, Educação infantil