Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10034
Título: Gestão da interação família e escola: explorando opiniões em escolas da rede pública do município de Pescaria Brava – SC
Autor(es): Neves, Natália Custódio
Orientador: Sandrini, Nádia Maria Soares
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2019
Palavras-chave: Gestão
Família
Escola
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: Este artigo reflete sobre a interação entre a escola e a família. Apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa realizada em duas escolas da rede pública do município de Pescaria Brava (SC) que envolveu as famílias, diretores e professores para coletar opiniões e percepções através de um questionário com questões abertas e fechadas. A pesquisa objetivou identificar as formas utilizadas para fomentar a interação com as famílias e relacionar as opiniões de pais, gestores e professores sobre como efetivar essa interação nas escolas. Os resultados evidenciaram a interação como necessária para o desenvolvimento do educando e que o interesse e a valorização desse aspecto na gestão da escola se faz presente. O estudo demonstrou satisfação da família com a escola, afirmando participação em reuniões e no dia da família. Sugerem, entretanto, outras formas de interação que caracterizam muitos aspectos da gestão da escola. Identificou-se manifestada a crença na interação família e escola com alguns desafios. É preciso compreender as famílias e as suas possibilidades, assim como a escola, mas fica claro que compete a segunda incentivar e envolver as famílias na gestão da escola.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Natália Custódio Neves.pdfGESTÃO DA INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: EXPLORANDO OPINIÕES EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PESCARIA BRAVA – SC - Natália Custódio Neves298.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons