Classe hospitalar: o direito à educação, na condição de internamento hospitalar

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rosas, Tracy Mateus
Orientador
Cardoso, Rosinete Costa Fernandes
Coorientador
Resumo
O presente artigo faz uma análise da classe hospitalar - que se constitui no atendimento pedagógico às crianças e adolescentes, internados em hospitais - a partir do acervo legal e da fala de uma professora que atua na classe hospitalar. A coleta de dados se deu por meio de questionário enviado por e-mail e pesquisa bibliográfica. Conforme a legislação, crianças e jovens internados em hospitais, têm o direito de continuar os estudos, de modo que deem continuidade à sua rotina. Na fala da professora, constata-se a utilização de estratégias e procedimentos que visa envolver os estudantes em atividades de estudo e recreação, inclusive, aqueles que não podem sair do leito. O intuito de conhecer como se desenvolve a atuação docente na classe hospitalar foi alcançado, tanto que, é possível reafirmar que o direito à educação deve estar assegurado em leis, como também que o mesmo precisa ser materializado de forma a atender aos desafios do presente, da vida.

Palavras-chave
Estratégias, Docência, Crianças, Classe hospitalar
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