Habilidades socioemocionais do professor: reflexões a partir de observações em um centro de educação infantil da rede pública de Tubarão - SC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rosa, Larissa Werncke da
Orientador
Sandrini, Nádia Maria Soares
Coorientador
Resumo
Resumo: Este artigo aborda a importância da aplicação das habilidades socioemocionais pelo professor no processo de desenvolvimento integral da criança. Apresenta uma pesquisa realizada em um CEI da rede pública de Tubarão. Vale-se do método de abordagem dialético, sendo um estudo de caso, com pesquisa exploratória e qualitativa. Foram feitas 16 horas de observações em uma turma de crianças com 4 anos de idade e se entregou questionários às famílias e professor. As questões de pesquisa buscaram refletir sobre a presença ou ausência das habilidades socioemocionais e sua importância para o desenvolvimento da criança de educação infantil. Objetivou-se identificar, teoricamente, quais habilidades socioemocionais competem ao professor de educação infantil e relacioná-las as observadas no cotidiano da instituição. Ao mesmo tempo, ouviu-se as famílias e professor da turma sobre a relação entre as habilidades e/ ou suas ausências como possíveis causas para a adaptação da criança no CEI. Identificou-se que inúmeras habilidades socioemocionais competem ao professor e são relevantes para o desenvolvimento integral da criança, entre essas, empatia, afeto, encorajamento, respeito, diálogo, busca por entendê-la fora do ambiente escolar, abaixar e olhar nos olhos para conversar com ela. Constatou-se um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na turma observada. Os pais estão satisfeitos, porém não se verificou na relação do professor com as crianças, situações em que estivessem demonstradas essas habilidades.

Palavras-chave
Habilidades socioemocionais, Relação professor - criança, Desenvolvimento integral
Citação
Coleções