Alfabetização: uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em uma escola privada em Boa Vista-Roraima

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Peres, Rosane da Rosa

Orientador

Cardoso, Jorge Alexandre Nogared

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a continuidade no processo de alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no Ensino Fundamental. Considera-se fundamental valorizar o conhecimento que os alunos trazem para então trabalhar os conhecimentos sistematizados e construídos pela humanidade. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento, para isso, o referencial teórico mostra ideias de estudiosos sobre o tema que serviram de base para analisar os dados levantados. A entrevista foi realizada com seis professores que atuam na alfabetização, em Boa Vista/RR. Ainda há muita incoerência entre as falas destas professoras sobre o tema e, com isso, entende-se que é preciso aprender muito sobre o processo de alfabetização e letramento.

Palavras-chave

Alfabetização, Letramento, Educação

Citação

Coleções