Estratégias para o desenvolvimento dos processos metacognitivos no ensino fundamental: uma metassíntese qualitativa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vosgerau, Dilmeire Sant´Anna Ramos
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O desenvolvimento de processo metacognitivos na educação básica tem sido considerado um dos elementos chaves para o sucesso acadêmico. O objetivo deste estudo de revisão sistemática, foi Mapear estratégias propostas pelas pesquisas que possam ser utilizadas pelos professores do ensino fundamental para auxiliar o desenvolvimento de processos metacognitivos de seus alunos. Foram localizados e analisados 26 artigos na base de dados Scielo.org. Entre os principais resultados descata-se a necessidade da utilização de estratégias intencionais para o desenvolvimento metacognitivo e a formação do professor para trabalhar com o constructo metacognição.

Palavras-chave
Metacognição, Formação de Professores, Estratégias. Ensino Fundamental
Citação
Coleções