Um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes/SC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Saraiva, Fernanda

Orientador

Veit, Maria

Coorientador

Resumo

This work on the theme of a new look at the physical space in the nursery schools in Navegantes, SC, was guided by the teacher Maria Cristina Schweitzer Veit and had as objective to know and analyze the organization of the space of the Leonora CMEI, as potentializers of learning and development. In order to make this work and better results, the methodology was chosen as the bibliographical and field research, where data collection will be carried out through the observation of the school reality, photographic records and interviews, which will be with the management team, teachers , the general service agents and the parents of the CMEI Leonora students. In the course of the research, we observed the existence of different conceptions of adequate space for the development of pedagogical practices, as well as of what are pleasant environments as a source of motivation for both teachers and children, in order to promote greater opportunities for interaction, exchange experiences and welcome, through a pleasant and welcoming environment. Some suggestions for improvement in the spaces of the Leonora CMEI were collected. It is therefore up to the teacher, together with his or her class, to determine the possibilities for better organization of spaces for promotion of improvement in the development of educational activities and consequently of interactions, in the acquisition of learning and in the development of children.
Este trabalho sobre o tema um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes, SC, foi orientado pela professora Maria Cristina Schweitzer Veit e teve como objetivo conhecer e analisar a organização do espaço do CMEI Leonora, como potencializadores das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Para confecção deste trabalho e melhores resultados optou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e de campo, onde a coleta de dados será realizada através da observação da realidade escolar, de registros fotográficos e das entrevistas, que será com a equipe gestora, os professores, as agentes de serviços gerais e com os pais dos alunos do CMEI Leonora. No decorrer da pesquisa observou-se a existência de diferentes concepções de espaço adequado para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, bem como, do que são ambientes prazerosos como fonte de motivação tanto para professores como para as crianças, para assim promoverem maiores oportunidades de interação, troca de experiências e de acolhimento, através de um ambiente agradável e acolhedor. Colheu-se algumas sugestões para melhoria nos espaços do CMEI Leonora. Cabe portanto, ao professor em conjunto com sua turma determinar quais as possibilidades para melhor organização os espaços para promoção da melhoria no desenvolvimento das atividades educativas e consequentemente das interações, na aquisição das aprendizagens e no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave

Espaço, Organização, Desenvolvimento, Acolhimento

Citação

Coleções