A brinquedoteca como espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Felipe, Luciana Flor Correa
Orientador
Will, Daniela Erani Monteiro
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como a brinquedoteca pode constituir-se num espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta a partir da descrição do fenômeno. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que a educação infantil e, sobretudo, a brinquedoteca possuem características e peculiaridades que favorecem a reflexão dialógica sobre C&T, pois é nestes locais que estabelecemos a maior parte de nossas relações sociais e é nessa convivência que nos descobrimos e constituímos como seres humanos sociais. Assim, refletir dialogicamente no brincar não significa necessariamente ensinar ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir conceitos tecnológicos, significa “brincar com o produto da ciência e da tecnologia” - brinquedo, jogos - e deixar emergir das crianças suas percepções.

Palavras-chave
Brinquedoteca, Educação infantil, Ciência e tecnologia, Reflexão, Dialógica
Citação
Coleções