Reflexão sobre a aplicação do método Montessori em uma instituição pública.

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Resende, Débora Silva
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O seguinte artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia Montessori, questionando como se dá o desenvolvimento do método Montessori, considerando os pressupostos pedagógicos da organização do tempo, espaço e objetivos, na educação infantil da rede pública de ensino. Utilizando o método qualitativo de pesquisa, visa compreender as atividades desenvolvidas, adotando os seguintes critérios: observação de uma determinada turma, entrevista e análise bibliográfica, em que a principal autora é Montessori, seguida por Lillard que traz uma visão mais atualizada. Por meio do estudo percebe-se que há possibilidades de trabalhar com o método Montessori, por ser também uma filosofia educativa, que traz a importância da autonomia e desenvolvimento sensorial, tendo como um dos princípios da filosofia a observação, sendo a criança o centro, observando e analisando seu comportamento e reações em diferentes ambientes.

Palavras-chave
Montessori, educação infantil, rede pública.
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