Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o brincar de crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma escola privada de Resende/RJ
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Rodrigues, Mileny Fritz Warol Porto
Orientador
Will, Daniela Erani Monteiro
Coorientador
Resumo
O uso das TIC por crianças de 4 a 5 anos de idade tornou-se parte de seu cotidiano seja dentro ou fora do ambiente escolar. A pesquisa relatada neste artigo objetivou compreender como as TIC influenciam na construção do brincar e no imaginário infantil. A observação ocorreu na turma do Jardim I, em uma escola privada no município de Resende/RJ, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram acompanhados no intuito de perceber o quanto as TIC contribuem no faz de conta tornando o brincar algo diferente, novo e desafiador. Foi possível identificar a presença marcante das novas tecnologias de informação no momento de criação das brincadeiras, seja ela direcionada ou não, e nos momentos livres através de seus personagens favoritos.
Palavras-chave
TIC, Brincar, Faz de Conta, Era digital, Infância