Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o brincar de crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma escola privada de Resende/RJ

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Rodrigues, Mileny Fritz Warol Porto

Orientador

Will, Daniela Erani Monteiro

Coorientador

Resumo

O uso das TIC por crianças de 4 a 5 anos de idade tornou-se parte de seu cotidiano seja dentro ou fora do ambiente escolar. A pesquisa relatada neste artigo objetivou compreender como as TIC influenciam na construção do brincar e no imaginário infantil. A observação ocorreu na turma do Jardim I, em uma escola privada no município de Resende/RJ, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram acompanhados no intuito de perceber o quanto as TIC contribuem no faz de conta tornando o brincar algo diferente, novo e desafiador. Foi possível identificar a presença marcante das novas tecnologias de informação no momento de criação das brincadeiras, seja ela direcionada ou não, e nos momentos livres através de seus personagens favoritos.

Palavras-chave

TIC, Brincar, Faz de Conta, Era digital, Infância

Citação

Coleções