Transdisciplinaridade na formação de professores: um estudo a partir das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Saraiva, Wagner Galant
Orientador
Rocha, Luciano Daudt da
Coorientador
Resumo
This article analyzes the National Curriculum Guidelines for Teacher Training Courses (NCG) in order to identify if they are being designed to meet contemporary demands. To do this, we discuss the concepts of transdisciplinarity from a literature review and then analyze the NCGs, seeking to understand transdisciplinarity and checking if there is any approach about it or how it appears in the document. The results point to the presence of this discussion, but because of the indirect approach, some concepts end up not being cited as expected in a transdisciplinary attitude.
Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores a fim de identificar se elas estão sendo pensadas de forma a atender as demandas da contemporaneidade. Para fazer isso, debatemos os conceitos sobre transdisciplinaridade a partir de uma revisão bibliográfica e posteriormente analisamos as DCNs, buscando compreender a transdisciplinaridade e verificando se existe alguma abordagem sobre ela ou como ela se apresenta no documento. Os resultados apontam à presença desta discução, mas por causa da abordagem indireta, alguns conceitos acabam não sendo citados como se espera em uma atitude transdisciplinar.

Palavras-chave
Transdisciplinaridade, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores, Ensino superior
Citação
Coleções