O que os videntes não veem: os sentidos atribuídos à experiência de formar-se psicólogo no contexto da deficiência visual

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Augusto César dos

Orientador

Viecili, Juliane

Coorientador

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a formação em Psicologia de estudantes com deficiência visual, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior não Pública da Grande Florianópolis – Santa Catarina. O método adotado é de caráter qualitativo, a partir da análise de conteúdo das falas dos participantes. Participaram da pesquisa seis estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) maiores de 18 anos. As entrevistas semiestruturadas tiveram duração aproximada de uma hora e quinze minutos. Com base nos objetivos foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado com vinte e três perguntas que compreendeu cinco eixos: a acessibilidade arquitetônica de uma Instituição de Ensino Superior não pública - IES, as estratégias utilizadas no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual, as relações sociais entre estudantes com deficiência visual e os colegas de curso, as relações sociais entre os estudantes com deficiência visual e os docentes e as condições de ensino disponíveis à formação em Psicologia na percepção de estudantes com deficiência visual. Constatou-se a necessidade da promoção da inclusão no ambiente acadêmico e do diálogo entre a comunidade acadêmica, professores e estudantes, bem como a capacitação e qualificação destes no que tange ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da deficiência visual. A inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira do rompimento das barreiras comunicacionais, atitudinais e arquitetônicas, além do incentivo a novos estudos que investiguem as possibilidades de efetivação da educação inclusiva nos cursos de Psicologia.

Palavras-chave

Formação em Psicologia, Estudante com deficiência visual, Acessibilidade ao ensino superior

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