Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social

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Data

2009

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santana, Emanuelle Ribeiro

Orientador

Brasil, Vanderlei

Coorientador

Resumo

Freqüentemente são vistas no cotidiano diversas empresas que se vinculam às práticas de responsabilidade social, uma prática que está sendo incorporada e operacionalizada por estas de várias formas. Todavia, são muitas as especulações sobre o real envolvimento da empresa com as causas sociais. O presente estudo refere-se à caracterização dos processos que envolvem objetivos e decisões por parte das empresas ao empreenderem ações de responsabilidade social, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos de empresas de grande porte da região da Grande Florianópolis. O trabalho, de natureza qualitativa, é classificado como uma pesquisa exploratória e utiliza a entrevista semi-estruturada e análise documental para a coleta de dados. Os informantes foram três gestoras indicadas pela empresa para participar da pesquisa. O estudo teve como objetivos específicos: identificar as políticas e ações de responsabilidade social da empresa; levantar entre os gestores, as motivações explicitadas para as ações de responsabilidade social; descrever a percepção de gestores acerca da responsabilidade social; identificar a percepção de gestores sobre o impacto das ações de responsabilidade social para o contexto social e para a empresa. A partir dos dados coletados, foram criadas categorias à posteriori, e num segundo momento, os conteúdos foram analisados e vinculados ao referencial teórico. Após o processo de análise, constatou-se que os casos se diferenciam pelo modo com que operacionalizam as ações de responsabilidade social e que os motivos para as ações podem ser de ordem pessoal, sociais ou econômicos de acordo com os valores culturais e objetivos dos negócios. Quanto ao objetivo, sobre as políticas e ações de RS evidenciou-se que as ações de RS para o público externo estão relacionadas à ONGs, doações para instituições filantrópicas ou ações compensatórias pelo impacto que o tipo de negócio acarreta. Estas ações deixam pouco claro quais investimentos sociais são advindos propriamente das empresas. No objetivo sobre as motivações explicitadas para as ações, foram identificadas motivações de acordo com a religiosidade individual de uma das gestoras ou imagem institucional para a sociedade e para a comunidade que é contemplada pelas ações. De acordo com o objetivo sobre a percepção acerca da RS, esta aparece atrelada à religiosidade ou em exigências do mercado ou numa mistura entre os termos RS, sustentabilidade ou compensação. Por último, sobre objetivo sobre os impactos das ações na empresa e no contexto social, estes estão atrelados á benefício pessoal e na 7 integração dos funcionários, relacionamento positivo perante á comunidade ou resultados positivos no desenvolvimento local relacionado ao público-alvo. Estes vários conceitos e motivos diferenciados configuram-se numa mistura de significados acerca do tema responsabilidade social. Neste sentido, as empresas por falta de precisão, e por vezes de conhecimento, utilizam do termo para nomear ações filantrópicas e de obrigação social. São necessárias pesquisas que dêem subsídios para as empresas atuarem de forma efetiva com a RS, pois estas utilizam do termo para justificar a sua contribuição para o desenvolvimento social.

Palavras-chave

Responsabilidade social da empresa, Ação social, Administração de empresas

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