Características das competências do psicólogo para intervir em saúde mental, propostas em planos de ensino de disciplinas de cursos de graduação em psicologia

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Data
2009
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Agassi, Ingrid
Orientador
Kienen, Nádia
Coorientador
Resumo
Uma intervenção profissional qualificada depende, em parte, das competências que o futuro profissional desenvolve durante a graduação. Caracterizar parte da formação em Psicologia representa uma maneira de identificar o tipo de profissional que está se inserindo e atuando na sociedade como psicólogo, nos mais diversos subcampos de atuação, como a saúde mental. Desenvolver competências para intervir em saúde mental requer considerar o que os alunos precisam ser capazes de fazer depois de passarem pelo processo de ensino em relação ao contexto que necessita de intervenção. Diante disso, surge a seguinte pergunta de pesquisa: "Quais as características das competências do psicólogo para intervir em saúde mental, propostas em planos de ensino de disciplinas de cursos de graduação em Psicologia?" Considerando que as competências profissionais são expressas nos planos de ensino das disciplinas por meio de objetivos de ensino, para responder a pergunta foi realizada uma pesquisa documental utilizando como fontes de informação cinco planos de ensino de disciplinas relativas à saúde mental, ofertadas em cursos de graduação em Psicologia do estado de Santa Catarina. Para coletar os dados foi elaborado um protocolo de registro contendo questões referentes às variáveis identificadas como parte do fenômeno investigado. Foram identificadas as seguintes categorias a priori: 1. Estrutura gramatical dos objetivos; 2. Tipos de objetivos; 3. Tipos de referências utilizadas como instrumento para fundamentar a aprendizagem de competências; 4. Situações relacionadas à intervenção do psicólogo em saúde mental. Em seguida, os dados foram tabulados e organizados a partir dessas categorias, sendo identificadas também subcategorias a elas relacionadas. Foram também elaboradas categorias e subcategorias a posteriori relativas à ementa e ao conteúdo programático constituintes de cada plano de ensino. Os dados foram tratados percentualmente em relação ao total de ocorrências de cada categoria e subcategoria. Em seguida, foram apresentados em gráficos e, a partir disso, foi realizada a interpretação dos dados encontrados. Como descobertas principais foi possível identificar que grande parte dos objetivos de ensino apresentados nos planos examinados referem-se às ações dos alunos, sendo que não foi identificado nenhum comportamento profissional característico do psicólogo. Por outro lado, na grande maioria dos objetivos apresentados foi possível identificar que o aluno é o sujeito da ação, o que significa que no planejamento do ensino está sendo considerado o que o aluno como sujeito principal do processo de aprendizagem. No que se refere às situações com as quais os futuros psicólogos terão que lidar ao intervir em saúde mental, foi observado que, em geral, segundo o que consta nos planos de ensino, os futuros psicólogos terão que ser capacitados a lidar com aspectos referentes a conceitos em saúde mental, políticas públicas de saúde e ao campo de atuação do psicólogo. De modo geral, parece haver problemas na formação em Psicologia para intervir em saúde mental, já que apesar de haver explicitação clara e coerente de situações relativas à intervenção do psicólogo em saúde mental, falta ainda a especificação de comportamentos desses profissionais nesse subcampo de atuação

Palavras-chave
Psicologia, Saúde mental, Psicólogos, Comportamento humano Aspectos psicológicos
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