Narrativas sobre as experiências no cotidiano escolar de uma estudante universitária diagnosticada com Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ferreira, Karine Valdrich
Orientador
Santos, Daniel Kerry dos
Coorientador
Resumo
O presente estudo teve como objetivo geral problematizar as narrativas sobre as experiências no cotidiano escolar de uma estudante universitária diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em virtude da carência de publicações científicas acerca do tema, considera-se relevante oportunizar estudos que contemplam a Educação Inclusiva, especificamente de pessoas com autismo no Ensino Superior, além de engendrar possíveis melhorias no processo de inclusão e permanência de pessoas autistas neste contexto, bem como elucidar conhecimentos que são necessários e pertinentes tanto à pessoa com autismo quanto para quem convive com esta pessoa. Diante disto, foi utilizado o método de pesquisa teórico-metodológico de análise das práticas discursivas com o intuito de apreender a produção de sentido no cotidiano. Desse modo, foi possível constatar através da narrativa de uma estudante universitária autista os desdobramentos do diagnóstico no contexto escolar e familiar, a importância da atuação da família e dos profissionais da educação em prol da inclusão escolar e as questões de sociabilidade que estão atravessadas no ambiente universitário.

Palavras-chave
Autismo, TEA, Educação inclusiva, Ensino superior
Citação
Coleções