O compartilhamento da maternagem de crianças de zero a três anos entre pais e professores em uma associação pedagógica
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Data
2013
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Patrícia da
Orientador
Lopes, Ana Maria Pereira
Coorientador
Resumo
Nesse início do século XXI, o cuidado e a educação das crianças pequenas tem sido uma tarefa de corresponsabilidade das famílias e das instituições de educação infantil. Diante disso, a presente pesquisa tem o objetivo de caracterizar como tem acontecido o compartilhamento da maternagem de crianças de zero a três anos, entre pais e professores numa associação de caráter educativo e de ensino da grande Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com três professores e três pais das crianças. Como resultado pode-se constatar que pais e professores cotidianamente identificam e atendem as necessidades das crianças correspondentes ao que seja maternagem, através do diálogo entre eles, diálogo com as crianças, observação atenta, convívio afetivo, solicitação da criança e intensidade e sentido do choro, eles identificam e atendem as crianças em suas necessidades físicas, cognitivas, afetivas e de interação social. Também se evidenciou que, tanto os professores como os pais compreendem que atender tais necessidades é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para sua constituição psíquica. Em relação à comunicação foi possível constatar que, pais e professores tem procurado construir uma relação de diálogo e troca sobre o cotidiano e o desenvolvimento das crianças. Ambos reconhecem que é necessário ter o canal comunicacional aberto, assim como, o estabelecimento de vínculos afetivos entre crianças e adultos, e entre professores e pais, para que possam realizar parceria no projeto comum, de educar e cuidar das crianças pequenas. Os professores apontaram também a necessidade de, ao cuidar e educar as crianças pequenas, haver clareza das diferenciações nos papéis de cada grupo na vida e na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Ainda, em relação ao vínculo, pais e professores concordam que a relação entre eles deve se basear no diálogo, troca, respeito e confiança, mas que esta não está pronta, precisa ser construída no dia-a-dia, na instituição como caminho para que o compartilhamento da maternagem das crianças entre eles de fato aconteça.
Palavras-chave
Maternagem, Compartilhamento, Cuidado, Educação infantil