O compartilhamento da maternagem de crianças de zero a três anos entre pais e professores em uma associação pedagógica

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Data

2013

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Patrícia da

Orientador

Lopes, Ana Maria Pereira

Coorientador

Resumo

Nesse início do século XXI, o cuidado e a educação das crianças pequenas tem sido uma tarefa de corresponsabilidade das famílias e das instituições de educação infantil. Diante disso, a presente pesquisa tem o objetivo de caracterizar como tem acontecido o compartilhamento da maternagem de crianças de zero a três anos, entre pais e professores numa associação de caráter educativo e de ensino da grande Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com três professores e três pais das crianças. Como resultado pode-se constatar que pais e professores cotidianamente identificam e atendem as necessidades das crianças correspondentes ao que seja maternagem, através do diálogo entre eles, diálogo com as crianças, observação atenta, convívio afetivo, solicitação da criança e intensidade e sentido do choro, eles identificam e atendem as crianças em suas necessidades físicas, cognitivas, afetivas e de interação social. Também se evidenciou que, tanto os professores como os pais compreendem que atender tais necessidades é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para sua constituição psíquica. Em relação à comunicação foi possível constatar que, pais e professores tem procurado construir uma relação de diálogo e troca sobre o cotidiano e o desenvolvimento das crianças. Ambos reconhecem que é necessário ter o canal comunicacional aberto, assim como, o estabelecimento de vínculos afetivos entre crianças e adultos, e entre professores e pais, para que possam realizar parceria no projeto comum, de educar e cuidar das crianças pequenas. Os professores apontaram também a necessidade de, ao cuidar e educar as crianças pequenas, haver clareza das diferenciações nos papéis de cada grupo na vida e na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Ainda, em relação ao vínculo, pais e professores concordam que a relação entre eles deve se basear no diálogo, troca, respeito e confiança, mas que esta não está pronta, precisa ser construída no dia-a-dia, na instituição como caminho para que o compartilhamento da maternagem das crianças entre eles de fato aconteça.

Palavras-chave

Maternagem, Compartilhamento, Cuidado, Educação infantil

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