O proprietário de microempresa e sua identidade profissional

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Data

2009

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Colombo, Lucia Helena Burigo

Orientador

Luna, Iúri Novaes

Coorientador

Resumo

O presente trabalho refere-se à identidade profissional de proprietários de microempresas localizadas na região da Grande Florianópolis. Procura articular questões relacionadas à importância do trabalho na constituição da identidade do sujeito com as especificidades da condição de empresário e do lugar que este sujeito ocupa no mundo do trabalho. Tem por objetivo caracterizar a identidade profissional desses sujeitos identificando como eles nomeiam sua atividade profissional e como a atividade deles é nomeada pelos empregados de suas empresas; levantar atribuições mencionadas por eles como sendo de sua responsabilidade; comparar essas atribuições com aquelas definidas para ocupações similares na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracteriza-se como estudo de caso do tipo exploratório e utiliza entrevista semi-estruturada com os proprietários de microempresas e preenchimento de formulário com os empregados das empresas para a coleta de dados. Utilizamos a modalidade de análise de conteúdo por meio da qual foi possível confrontar os dados obtidos com o referencial teórico. Ao final desse estudo, pudemos constatar que a identidade profissional do proprietário de microempresa se constrói num processo e em estreita relação com o desenvolvimento da empresa, nesse sentido, a figura do proprietário se confunde com a da empresa. Verificamos que os proprietários de microempresas demoram algum tempo para se nomearem como empresários, embora já o sejam do ponto de vista legal, a partir da constituição da empresa. Tal fato foi constatado nos dois casos em que a atividade de empresário é exercida há menos de 5 anos, sendo que estes sujeitos atuam no ramo do comércio. Os entrevistados com mais de 20 anos nesta condição se designam empresários e um deles, também vendedor, e atuam na indústria. Outra constatação foi a de que empresários que abriram sua empresa de prestação de serviços na área de sua formação acadêmica (veterinária) ou de exercício profissional anterior (eletricista), preferem se identificar como veterinário e eletricista. Finalmente, constatamos que há uma relativa semelhança entre a forma como os empresários nomeiam sua atividade profissional e a maneira como essa atividade é nomeada por seus empregados, inclusive no que diz respeito à dificuldade para estabelecer essa nomeação

Palavras-chave

Psicologia, Identidade (Psicologia), Psicologia organizacional, Pequenas e médias empresas

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