A autopercepção e o nível de estresse no trabalho em professores de um curso de psicologia
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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Medeiros, Morgana Figueiredo
Orientador
Souza, Valdirene Brüning de
Coorientador
Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral analisar a autopercepção e o nível de estresse
no trabalho em professores de um curso de Psicologia. Para isso, foi aplicado um questionário
aberto e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos- ISSL (LIPP, 2014) em nove sujeitos
que atuam como professores e simultaneamente atuam como psicólogos em outras áreas além
da docência. Foram investigados os seguintes aspectos: a percepção dos professores acerca do
estresse em seu trabalho, a presença de sintomas físicos e psicológicos do estresse e o nível de
estresse. O procedimento de análise de dados para o questionário pautou-se em análise de
conteúdo, utilizando os objetivos específicos como norteadores. A análise dos resultados
obtidos através do ISSL (2014) mostrou a prevalência do estresse na fase de resistência e,
quanto aos sintomas, houve uma predominância daqueles de ordem física. Quanto ao
questionário, os resultados apontaram uma relação significativa entre as opiniões dos
professores entrevistados e as opiniões utilizadas no referencial teórico. Este estudo abre
possibilidades para a elaboração de programas de intervenção/prevenção do estresse,
combatendo e reestabelecendo a saúde do trabalhador. Também destaca a importância do
autocuidado, mudança de hábitos de vida e a busca de motivação para o enfrentamento das
dificuldades resultadas pela atividade profissional.
Palavras-chave
Estresse, Trabalho, Professores, Psicologia