A autopercepção e o nível de estresse no trabalho em professores de um curso de psicologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Medeiros, Morgana Figueiredo

Orientador

Souza, Valdirene Brüning de

Coorientador

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral analisar a autopercepção e o nível de estresse no trabalho em professores de um curso de Psicologia. Para isso, foi aplicado um questionário aberto e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos- ISSL (LIPP, 2014) em nove sujeitos que atuam como professores e simultaneamente atuam como psicólogos em outras áreas além da docência. Foram investigados os seguintes aspectos: a percepção dos professores acerca do estresse em seu trabalho, a presença de sintomas físicos e psicológicos do estresse e o nível de estresse. O procedimento de análise de dados para o questionário pautou-se em análise de conteúdo, utilizando os objetivos específicos como norteadores. A análise dos resultados obtidos através do ISSL (2014) mostrou a prevalência do estresse na fase de resistência e, quanto aos sintomas, houve uma predominância daqueles de ordem física. Quanto ao questionário, os resultados apontaram uma relação significativa entre as opiniões dos professores entrevistados e as opiniões utilizadas no referencial teórico. Este estudo abre possibilidades para a elaboração de programas de intervenção/prevenção do estresse, combatendo e reestabelecendo a saúde do trabalhador. Também destaca a importância do autocuidado, mudança de hábitos de vida e a busca de motivação para o enfrentamento das dificuldades resultadas pela atividade profissional.

Palavras-chave

Estresse, Trabalho, Professores, Psicologia

Citação

Coleções