Habilidades de inteligência emocional em líderes de um segmento de bebidas

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Mondo, Camila Feltrin Savi
Orientador
Souza, Rosa Cristina Ferreira de
Coorientador
Resumo
This paper presents an study about emotional intelligence in leaders of a beverage segment, having as object, identify the emotional intelligence skills (self-awareness, self-motivation, self-control, empathy and sociability) are the most evident. Participated in this research a total of six leaders with age between 26 and 51 years old, man and woman, chosen by convenience. This research presents a descriptive, qualiquantitative approach, using a hybrid methodology, which blends a measure scale of "Emotional Intelligence Measure (EIM)” study variables, analyzed throughout SPSS - Statistical Package for the Social Sciences software, version 22.0, relating with descriptive statistical technique, of content analysis for correlation by dependency. The obtained results show that self-motivation, self-awareness and empathy are the skills most developed in leaders, and that between the five emotional intelligence skills, there was seven meaningful correlation coefficient. It is concluded that nor all the emotional intelligence skills were developed at the researched leaders, however, the self-awareness skill, which is the most important, it is present amongst the most developed.
Este trabalho apresenta um estudo sobre inteligência emocional em líderes de um segmento de bebidas, tendo como objeto identificar quais as habilidades de inteligência emocional (autoconsciência, automotivação, autocontrole, empatia e sociabilidade) são mais evidentes. Participaram desta pesquisa seis líderes com idades entre 26 e 51 anos, homens e mulheres, escolhidos por conveniência. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa, utilizando um método de trabalho hibrido, que mescla uma escala de medidas da variável do estudo “Medida de Inteligência Emocional (MIE)”, analisada através do software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0, relacionando com técnicas de estatísticas descritivas, de correlação por dependência e análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a automotivação, o autoconhecimento e a empatia são as habilidades mais desenvolvidas nos líderes e que, entre as cinco habilidades de inteligência emocional, houve sete coeficientes de correlação significativos. Pode-se concluir que nem todas as habilidades de inteligência emocional foram desenvolvidas nos lideres pesquisados, porém, a habilidade de autoconhecimento, que é a mais importante, está entre as três mais desenvolvidas.

Palavras-chave
Inteligência emocional, Psicologia organizacional, Líderes
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