Consumo consciente: a moda e a publicidade a serviço de um propósito maior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Melo, Ana Beatriz Brasileiro

Orientador

Gonçalves, Jaci Rocha

Coorientador

Pedro, Vanessa Lehmkuhl

Resumo

The dissertation “Conscious Consumption: Fashion and advertising working for a bigger purpose” presents a review over the sustainable consumption trend applied to fashion industry allied to advertising. Sustainability represents important changes in the sociological, economic and ideological scopes of humanity. Fashion industry, being one of the most polluting, needs to reinvent itself to survive this moment of change. Taking as main arguments André Carvalhal’s work Moda Com Propósito: Manifesto pela Grande Virada (2016) and Andrew Morgan’s documentary The True Cost (2015), it is understood that the demand for Fashion more conscious of its impact on nature and community allied to purposes that pursuits consumer’s well-being above profits. The Advertising of quality that produces solutions for brands who are looking for going through this transition and tends to grow on the next decades, combined to the growth of supporters of the conscious consumption’s trends.
A monografia “Consumo Consciente: A moda e a publicidade a serviço de um propósito maior” apresenta uma reflexão sobre a tendência de consumo sustentável aplicado ao setor da moda aliado à publicidade. A sustentabilidade representa mudanças importantes no âmbito sociológico, econômico e ideológico da humanidade. A indústria da moda, sendo uma das mais poluentes, precisa se reinventar para sobreviver a esse momento de mudança. Utilizando como argumentos principais a obra de André Carvalhal Moda Com Propósito: Manifesto pela Grande Virada (2016) e o documentário de Andrew Morgan The True Cost (2015), compreende-se que a demanda de uma Moda mais consciente do seu impacto na natureza e na comunidade aliada a propósitos que visem o bem-estar do consumidor acima do lucro. Ao mesmo tempo, de uma Publicidade de qualidade que crie soluções para as marcas que buscam passar por essa transição e que tende a crescer nas próximas décadas, associada ao crescimento de adeptos às tendências de consumo consciente.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Moda, Consumo, Publicidade

Citação