A publicidade como dispositivo potencializador de um consumo sustentável, sob o olhar da ética da estética Maffesoliana: estudo de caso do site da empresa Ahlma

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Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Julian, Nathaly
Orientador
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa aborda a urgência em se configurar um novo modelo de consumo, visto que o modo atual está trazendo graves consequências para o meio ambiente. Acúmulo de lixo, desastres ambientais, escassez de recursos naturais... Problemas que se intensificaram desde a Revolução Industrial, agravados pelo capitalismo, e que chegam ao ápice na pós-modernidade. Para uma conclusão satisfatória, foi necessário abordar algumas teorias. A Publicidade, seus conceitos, características, sua história, o papel que desempenha na sociedade moderna e alguns métodos que utiliza para promover a venda. A Sociedade de Consumo, principalmente no que compete a relação com a Publicidade e o seu impacto na sociedade e no indivíduo. O estado do planeta e os impactos resultantes da ação humana, são abordados no capítulo de sustentabilidade, onde se pode também encontrar conceitos norteadores a respeito do desenvolvimento sustentável. Não obstante, é preciso pensar em uma responsabilidade de se estar no mundo. Para tanto, trouxe-se uma ética da estética maffesoliana como sugestão de uma nova ambiência e prática de consumo. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa de descrição, do tipo análise de conteúdo, com a técnica de estudo de caso e, como objeto, foi analisado o site da empresa Ahlma. Pôde-se concluir que a persuasão publicitária é um dos mais efetivos mecanismos para a promoção do desenvolvimento sustentável, enquanto dispositivo atuante em toda cadeia de produção e venda na pós-modernidade.

Palavras-chave
Publicidade, Sociedade de consumo, Sustentabilidade, Ética da estética, Consumo sustentável
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