Era uma vez (re)vestida de outra vez: as reinvenções dos contos de fada presentes nos brinquedos, materiais escolares e objetos das crianças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Silva, Larissa Francelino

Orientador

Zapelini, Clésia da Silva

Coorientador

Resumo

O objeto de investigação trata das reinvenções dos contos de fada presentes nos brinquedos, materiais escolares e objetos das crianças. Temos como hipótese que as crianças ao assistirem os desenhos, filmes e as séries que apresentam as reinvenções, acabam por solicitar aos adultos a adquirirem os brinquedos, materiais escolares e objetos que a indústria cultural cria e comercializa a partir dessas narrativas. O objetivo geral incide em analisar se as reinvenções dos contos de fada estão presentes nos brinquedos, materiais escolares e objetos de crianças de 5 e 6 anos de uma escola da rede particular, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina. Objetivos específicos: observar de que modo as reinvenções dos contos de fada se fazem presentes nos materiais, brinquedos e objetos das crianças; identificar como as crianças se relacionam com essas materialidades e verificar de que forma o adulto oportuniza que a criança tenha contato com essas materialidades. Esses objetivos surgem a partir do problema: como as reinvenções dos contos de fada se apresentam nos brinquedos, materiais escolares e objetos de crianças de 5 e 6 anos? Na perspectiva da metodologia qualitativa, realizamos uma pesquisa de campo buscando observar, durante uma semana, 4 horas diárias, uma turma de crianças de Educação Infantil, 5 e 6 anos. Fizemos a observação direta e participativa registrando os dados em um caderno de bordo e registro fotográfico para possíveis análises. Após as discussões dos dados, foi concluído que, na turma pesquisada, apenas as meninas têm brinquedos, materiais escolares e objetos com as imagens dos contos de fada. Os meninos assistem os desenhos, conhecem, até cantam músicas, participam das brincadeiras, mas não adquirem os produtos que contém as reinvenções dos contos de fada.

Palavras-chave

Reinvenção, Indústria cultural, Criança

Citação