Evolução dos estudos brasileiros sobre empresas born globals em publicações científicas de negócios internacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Waltrick, Luciano Pagliosa
Orientador
Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca
Coorientador
Resumo
Este trabalho contribuiu para o estudo de empresas de internacionalização acelerada, denominadas Born Globals. A pesquisa evidenciou os fatores que determinam o enquadramento de uma empresa como Born Global. Através da revisão bibliográfica em revistas com conceito A e B na Capes nos períodos de 2005 a 2008 e 2009 a 2014, e do estudo comparativo das produções científicas encontradas, foi identificado os fatores mais utilizados pelos autores para a definição do fenômeno, sendo estes categorizados em tempo, faturamento e abrangência de mercados. Constatou-se que os autores estudados apresentam semelhança, porém não há consenso sobre os conceitos. Na categoria intervalo de tempo entre a data de fundação e o inicio das atividades internacionais, os valores variaram desde o surgimento da empresa até 15 anos após seu surgimento, em relação ao faturamento advindo de mercados externos os valores variaram de 5% a 75%. Contudo, os principais resultados evidenciam que há poucas publicações no Brasil sobre o tema, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre o fenômeno Born Global. O estudo se fundamenta nas principais correntes teóricas acerca dos negócios internacionais, comércio internacional e da internacionalização de empresas, incluindo as teorias clássicas de Adam Smith ( 1723- 1790), David Ricardo (1772-1823), as abordagens econômicas de Hymer (1960 ;1976); Buckley e Casson (1976); e Dunning (1977;1988) e as abordagens comportamentais seguindo o modelo de Uppsala de Johanson e Vahlne (1977) , teoria das redes de relacionamento Johanson e Mattson (1988) e a teoria do empreendedorismo com base na escola nórdica de Andersson ( 2000), bem como, as abordagens de internacionalização acelerada, proposta por Oviatt e McDougall (2004), e os estudos de DIB ( 2008)
This work brings contributions to the study of accelerated internationalization companies, called Born Globals. The research aimed to highlight the factors that determine the framework of a company within the phenomenon. Through literature review in journals with grade A and B present in respect of the 2005 Capes to 2009, and the comparative study of scientific production found has been identified the most used factors by the authors to define the phenomenon, which are categorized into time, billing and breadth of markets. It was found that the studied authors present similar, though there is no consensus on the concepts. However, the main results show that there are few publications in Brazil on the issue, highlighting the need for further study of the Born Global phenomenon. The study is based on major theoretical perspectives on international business, international trade and internationalization of companies, including the classical theories of Adam Smith (1723- 1790), David Ricardo (1772-1823), economic approaches to Hymer (1960; 1976); Buckley and Casson (1976); and Dunning (1977, 1988) and behavioral approaches following the model of Uppsala Johanson and Vahlne (1977) theory of social networks Johanson and Mattson (1988) and entrepreneurship theory based on the Nordic School of Andersson (2000) as well as the rapid internationalization approaches proposed by McDougall and Oviatt (2004), and studies DIB (2008)

Palavras-chave
Empresas multinacionais, Relações econômicas internacionais, Comércio internacional, Empreendedor
Citação