Outsourcing de contact center em Angola: um estudo para a internacionalização da Flex Contact Center

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Karkles, Ian

Orientador

Martignago, Graciella

Coorientador

Resumo

O mercado de contact center no Brasil, por possuir muitos players, possui margens de lucratividade estreitas e por consequência, as empresas desse setor precisam inovar constantemente e se utilizar de ferramentas para redução de custos e aumento de produtividade. A Flex Contact Center, por ser um dos principais players do mercado está constantemente a buscar novas tecnologias, processos e estratégias. Umas das estratégias apresentadas é a alocação de novas operações em países com custos menores do que o Brasil, como é o caso de Angola. Por meio de uma série de entrevistas, observações in loco, pesquisa bibliográfica e documental foi realizada uma análise da viabilidade financeira, técnica e institucional da implantação de uma operação fictícia de contact center em Angola. Constatou-se que financeiramente, o investimento em Angola possui uma margem considerável de lucratividade e tem potencial de ser um diferencial competitivo para Flex Contact Center. Todavia, devido as defasagens tecnológicas e educacionais, as dificuldades institucionais e a corrupção generalizada, o risco da implantação é alto e Angola é um país para manter em foco para o futuro.

Palavras-chave

Angola, Investimento, Contact Center, Internacionalização

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