Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 175
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de assistência e moradia temporária para Imigrantes e Refugiados: Estrátegia de reutilização da ex-fábrica de tecidos Labor
    (2023-12) BELO, Carlos Eduardo
    Uma das perspectivas desse trabalho são os refugiados de diferentes partes do mundo, que ganham cada vez mais destaque na imprensa e na mídia diante do cenário mundial de perseguições, guerras, pobreza e outros fatores de vulnerabilidade e risco. Ao mesmo tempo, temos como enfoque a problemática do patrimônio industrial brasileiro, especialmente no estado de São Paulo, onde se encontram em sua grande maioria abandonados, subutilizados ou demolidos. Por fim, desenvolveu-se um exercício projetual de viés público com o objetivo de apoiar um conjunto de questões relacionadas com a habitação, cultura, educação, formação e assistência, reutilizando estrategicamente uma antiga fábrica tombada. Claro que um edifício sozinho não resolve completamente esses problemas, ele é apenas um receptáculo desse fenômeno, porém, ele reconhece os problemas da imigração contemporânea em São Paulo e tenta discuti-los minimamente através de seus espaços.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitações modulares unifamiliares em tijolo ecológico
    (2023-12) BULHÕES, Giovana dos Santos
    Este trabalho tem como tema a aplicação do tijolo ecológico no desenvolvimento de projetos de habitações unifamiliares, a partir de pesquisas sobre o sistema construtivo pouco conhecido no Brasil. A pesquisa busca apresentar as vantagens e desvantagens do tijolo, seus aspectos técnicos, sua modularidade e seu processo de fabricação. Neste sentido, foram analisadas três obras residenciais térreas que têm o tijolo como principal método construtivo, a Casa das Canecas do escritório HUM, a Casa Asa Delta do escritório Argus e a Casa MP do escritório Taguá, estudando a materialidade, a volumetria, a disposição dos ambientes na residência e o partido de cada um dos projetos. O desenvolvimento do projeto arquitetônico estrutura-se a partir das pesquisas e análises realizadas. A principal fonte para a fundamentação teórica foi o livro publicado em 2022, “Manual de Construção com Terra: a terra como material de construção e seu uso na arquitetura” do arquiteto alemão Gernot Minke, um dos propulsores e inspiradores do movimento da bioconstrução na América Latina, que realizou mais de cinquenta projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de construções ecológicas, habitações de baixo custo, construções com terra, fardos de palha, bambu e telhados verdes.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Educacional Parque Celeste
    (2023-12) FERREIRA, Renato Carvalho
    O TFG teve como objetivo projetual a elaboração de um Centro Educacional Parque localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo/SP, buscando uma localidade adequada para a implantação deste equipamento educacional que oferta cursos de nível técnico, que atendesse a necessidade educacional da população local com um edifício que levasse as principais características da Tipologia Escola Parque, idealizada por Anísio Teixeira e Hélio Duarte. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as Escolas Parque e seu processo de implantação no Brasil; e a importância da capacitação da mão de obra profissional a partir da realização de cursos técnicos. Foram levantados estudos de casos de projetos semelhantes bem-sucedidos, além de visita técnica ao local de intervenção escolhido, levantamento e análise de documentos relacionados e mapas da região. Com base nessa pesquisa, foi desenvolvido um projeto arquitetônico de edificação nova com um programa capaz de atender as necessidades de oferta dos cursos de nível técnico. O Centro Educacional Parque Celeste foi pensado de tal forma que respeitasse a linguagem arquitetônica do entorno e atendesse às legislações incidentes, além de proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante aos estudantes e frequentadores do local. Os resultados projetuais finais demonstraram que a implantação do Centro Educacional Parque na localidade escolhida é viável e traz benefícios para a comunidade local, além de atender à uma necessidade cada vez mais crescente de equipamentos de ensino. Sua conexão com um parque existente, além de uma futura estação de metrô contribui para a revitalização do local de intervenção e promove uma melhoria no acesso ao ensino de cursos técnicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de Integração e Acolhida para Refugiados
    (2023-12) JACINTHO LANDIM, Giovana Aparecida
    Com o significativo aumento da chegada de refugiados e imigrantes no Brasil, e principalmente em São Paulo, questiona-se o impacto social e urbanístico do efeito da superlotação das cidades. A recepção, principalmente indevida desses indivíduos, além de colaborar com a desorganização das cidades, mantém essa parte da população em situações vulneráveis: sem moradia, sem trabalho e sem perspectiva de melhora da qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo analisar a questão da imigração no Brasil, dentro do contexto histórico e social, e com base nisso propor um Centro de Acolhida para Refugiados no bairro da Luz, sendo um edifício de uso misto, proporcionando condições básicas de saúde, moradia e lazer, incentivando a relação dos moradores com a população e ajudando esse grupo em sua capacitação profissional para ingressarem no mercado de trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    MARGINAL: Penitenciária-Modelo e o impacto das distribuições espaciais do ambiente carcerário no bem-estar e reinserção social dos reeducandos
    (2023-12) PORCINO, Natalia Nunes
    O presente trabalho tem como objetivo final busca elaborar um projeto arquitetônico que represente o modelo ideal de Penitenciária, seguindo os conceitos estabelecidos no documento de “Diretrizes Básicas para a Arquitetura Penal”, desenvolvido pelo Ministério da Justiça em 2011, pautado no bem-estar de todos os usuários envolvidos no espaço e na otimização de recursos que proporcionem o sucesso da reinserção do detento na sociedade, diminuindo suas chances de reincidência. Em contraponto, o projeto também conta com um Museu da Escravidão e dos Direitos Humanos, com o intuito de trazer à tona pautas há muito silenciadas pela sociedade sutilmente escravocrata brasileira. Dessa forma, o projeto fundamenta-se no estudo de relações sociais que estabelecem a criminalidade como consequência direta da desigualdade social causada pelo apartheid sociorracial vivido no Brasil desde o período colonial. Com estas premissas, este TCC busca compreender de que forma a estrutura do sistema carcerário brasileiro influencia nas engrenagens da manutenção deste sistema legal de repressão na sociedade e quais parâmetros arquitetônicos estão diretamente relacionados às ferramentas punitivistas aplicadas nos apenados.
  • Monografia Acesso aberto
    Fazenda Vertical Urbana
    (2024-01) AMARAL, Rodrigo Furtado
    O presente trabalho tem como finalidade desenvolver um projeto de uma fazenda urbana localizada no bairro Princesa Isabel em Guaianases. O objetivo desse estudo é mostrar como a arquitetura pode contribuir para a produção de alimentos no ambiente urbano. Os métodos utilizados para o desenvolvimento foram 3 estudos de casos de sucesso e análise de processos na produção agrícola. O estudo demonstra a viabilidade e a necessidade desse tipo de projeto arquitetônico. Conclui-se que a arquitetura sustentável e de produção de alimentos pode caminhar em harmonia com acidade já edificada. A agricultura moderna pode ser compreendida como o modelo de produção que incorpora grande acervo de tecnologia e conhecimento relacionados à produção agrícola. A conexão entre agricultores, pesquisadores e indústria tem sido crucial para se trabalhar pelo desenvolvimento de ferramentas e estratégias que elevaram a produtividade num padrão sustentável
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de Reabilitação e bem-estar animal
    (2024-01) SANTOS, Mylena corrêa dos
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o anteprojeto de um centro de reabilitação, treinamento e bem-estar animal, focado para cães e gatos. O projeto contará com uma clínica de tratamento e recuperação física, atenderá animais encaminhados de hospitais veterinários públicos e privados, animais resgatados de ONG’s que precisam de tratamento na parte de reabilitação motora e psicológica. O projeto contará também com um equipamento com salas multiuso, administração, etc. para sediar feira de adoções e campanhas para ONG’s. Atenderá animais enfermos e animais agressivos que passaram por algum tipo de maltrato para a ressocialização com pessoas, animais em geral através do público e privado, por fim, contará com uma grande área verde, equipamentos de academia para a terceira idade e praças para solturas dos cachorros.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação do Cine Piratininga: um novo espaço para Cinemateca Brasileira
    (2023-12) VASCOUTO, Evelyn Gomes
    O presente trabalho de graduação tem como objetivo a proposta de requalificação do antigo Cine Piratininga, que já foi considerado o Maior Cinema do Brasil, e reconectar esse espaço à sua história. Através da anállise do estado atual da edificação, o projeto propõe a implementação de uma nova unidade da Cinemateca Brasileira. A pesquisa se desenvolve a partir de um levantamento de informações sobre a área de intervenção e a instituição escolhida, buscando entender o ponto de encontro entre as necessidades de uma instituição como a Cinemateca, e as potencialidades de reabilitação que o Cine Piratininga apresenta. As decisões projetuais são embasadas através da definição de um referencial teórico que fundamente a pesquisa, um estudo das condicionantes do local que esclareça as potencialidades da área de intervenção, e da análise crítica de referências projetuais que, de alguma forma, se relacionam com a linguagem arquitetônica desenvolvida.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de Práticas Naturais: o parque como aliado da saúde física e bem-estar mental
    (2023-12) BORIM, Letícia Cattani
    Com a crescente conscientização sobre a importância da saúde mental, muitas pessoas têm buscado soluções para lidar com os transtornos psicológicos que afetam suas vidas. No entanto, a urbanização desenfreada e a falta de contato com a natureza têm contribuído significativamente para o aumento desses problemas. Nesse sentido, o presente trabalho propõe a criação de um Centro de Práticas Naturais, que visa auxiliar na cura, tratamento e prevenção de transtornos psicológicos através de práticas integrativas e aliadas à biofilia, neuroarquitetura e sustentabilidade. A proposta desta unidade de saúde é criar um espaço público na cidade de São Paulo para atender essa demanda, já que atualmente existem poucos centros de saúde dessa natureza na cidade. O projeto do edifício é sustentado pela biofilia, neuroarquitetura e sustentabilidade, com o objetivo de usar a natureza como aliada para gerar ambientes calmos, promovendo o bem-estar e sensações benéficas para os pacientes. Além disso, o uso de práticas alternativas, como a acupuntura e a meditação, ajudaria a reduzir os sintomas de ansiedade e estresse que muitas vezes acompanham os transtornos psicológicos. A diversidade de abordagens oferecidas pelo Centro de Práticas Naturais será um dos principais diferenciais, uma vez que não se limitaria apenas a um tipo de terapia ou tratamento. Ao contrário, haveria uma variedade de opções disponíveis para atender às necessidades individuais de cada paciente. Isso permite que a equipe de profissionais do centro desenvolva um plano de tratamento personalizado e eficaz para cada pessoa, levando em consideração suas necessidades e preferências. Em resumo, a criação de um Centro de Práticas Naturais em São Paulo representaria uma oportunidade única para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de transtornos psicológicos, proporcionando um ambiente calmo e acolhedor que utiliza a natureza como aliada na busca pela saúde mental. Além disso, a diversidade de abordagens oferecidas pelo centro permitiria um tratamento personalizado e eficaz para cada paciente.
  • Monografia Acesso embargado
    Habitação Estudantil: O impacto na formação acadêmica
    (2023-12) GONÇALVES, Caio Marques
    Este trabalho visa elaborar uma proposta de moradia estudantil, que atenda às necessidades dos alunos que se deslocam de bairros mais distantes ou de suas cidades natais em busca de um melhor desempenho em seu período de formação acadêmica. As moradias estudantis são uma parte importante na construção do ambiente acadêmico, que devem proporcionar aos estudantes a garantia necessária para um local seguro e confortável. Ao analisarmos todos as condicionantes vivenciados pelos estudantes que vem de outras cidades quando chegar a São Paulo, muito tempo é perdido em seus deslocamentos diários devido ao fluxo de carros nas rodovias para aqueles que provêm de outras cidades, ou mesmo no interior do espaço urbano para os que decidem se mudar para um local mais próximo da instituição de ensino, procurando evitar deslocamentos na cidade, sendo assim, a mobilidade é uma preocupação fundamental. Deste modo o local tem um grande peso neste projeto, pois a região escolhida possui uma concentração expressiva de campus universitários. A escolha de um terreno localizado na zona oeste do município de São Paulo, na subprefeitura do Butantã, visa reunir um maior número de aspectos que possam equacionar todas as dificuldades que os estudantes vivenciam.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação Além Da Sala De Aula: Proposta de ensino integral para o município de Medina-MG.
    (2023-12) MARTINS, Adriele Ferreira
    O projeto de conclusão de curso delineia uma iniciativa voltada para o Vale do Jequitinhonha, especificamente na cidade de Medina. Originado a partir de desafios locais identificados, o contraturno emerge como uma solução para atender a essas demandas. Este espaço se torna vital para os residentes da região, preenchendo uma necessidade premente na comunidade local. A proposta do projeto abrange diversas áreas, visando não apenas a resolução imediata de problemas, mas também a promoção do desenvolvimento sustentável na região. Ao proporcionar um ambiente de contraturno, busca-se não apenas suprir as carências identificadas, mas também fomentar oportunidades educacionais, culturais e sociais para os habitantes locais. É imprescindível destacar a relevância do contraturno como uma resposta específica e adaptada às peculiaridades do Vale do Jequitinhonha. Este espaço não apenas atua como uma solução temporária para as problemáticas locais, mas estabelece-se como um ponto de encontro e crescimento contínuo para toda a comunidade, alinhando-se com as aspirações e necessidades locais. Nesse contexto, o trabalho de conclusão de curso assume não apenas um caráter acadêmico, mas também um compromisso prático e social, visando contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida e oportunidades na cidade de Medina e região.
  • Monografia Acesso aberto
    CEU Vila Guilherme: um espaço integrado para educação e cultura.
    (2023-12) SERRANO, Júlia de Marcos Monteoliva
    Referência tanto na educação como na arquitetura, os CEUs se tornaram grandes marcos na história da cidade de São Paulo, ganhando cada vez mais força e popularidade com as suas diversas fases de implantação ao longo dos anos. Diante disso, este TFG propõe uma análise sobre os Centros Educacionais Unificados CEU, e as suas diversas fases de implantação. Analisando e comparando as mudanças na arquitetura e disposição dos espaços ao longo dos anos e das diferentes gestões, e o impacto que esse equipamento causa nos locais onde é inserido. Levando em consideração os estudos feitos sobre os CEUs, como resultado desse trabalho surge uma nova proposição de uma nova forma de implantação para um CEU, na Zona Norte de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme, com um espaço inovador que visa promover a educação integral, cultural e esportiva para a comunidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Instituição de Longa Permanência do Ipiranga
    (2023-12) FONSECA , Beatriz Pereira da
    O presente trabalho discorre sobre a problemática do acesso à moradia digna para pessoas idosas na metrópole de São Paulo, especificamente na região do Ipiranga. Com análise teórica baseada nas modificações da pirâmide etária decorrentes do envelhecimento populacional, no déficit habitacional existente para este público e nas exigências previstas no Estatuto do Idoso e Resolução de Diretoria Colegiada de condições mínimas para este tipo de moradia, o Trabalho de Conclusão de Curso em questão propõe um Projeto de Instituição de Longa Permanência. A intervenção pretende criar um espaço para morar em uma localidade de fácil acesso. Integrando o Idoso à comunidade, dentro e fora do projeto de habitação, que será acessível e equipado para promover o sentimento de pertencimento, com espaços de convivência internos e externos pensados especificamente para pessoas idosas.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação estudantil na USP Leste
    (2024-01) OLIVEIRA, Maria Luíza Paulino de
    O presente trabalho final de graduação busca trazer o assunto sobre habitações estudantis para o atual contexto universitário brasileiro, levando em consideração a constante expansão das universidades e a ampliação das oportunidades de acesso as mesmas, com isso, se faz necessário estimular discussões acerca de ambientes adequados e instrumentos que aumentem a permanência dos alunos nessas instituições. Esse trabalho tem como objetivo viabilizar um projeto de Habitação Estudantil localizado em Ermelino Matarazzo para servir aos alunos de baixa renda da USP Leste e de outras universidades localizadas na Zona Leste de São Paulo, com o intuito de trazer espaços adequados e que garantam mais qualidade de estudos e de vida para esses alunos, além de explorar os aspectos de seu caráter formador, socializador e acolhedor.
  • Monografia Acesso fechado
    Edifício parque da comunidade: uma proposta de uso e recuperação ambiental para Heliópolis
    (2023-12) FARIAS, Maria Vanessa Tomé de
    Este trabalho propõe a integração de edifícios destinados a atividades sociais, culturais e educativas relevantes para a comunidade, juntamente com a criação de um parque que complementa esses usos. O parque foi concebido para oferecer espaços para atividades ao ar livre, áreas de convivência e lazer. A fluidez e convidatividade do espaço são promovidas pela permeabilidade física entre os dois elementos principais do projeto: o edifício e o parque. Os edifícios abrigam um amplo programa de atividades, incluindo espaços para exposições permanentes e temporárias, áreas de apoio para organizações coletivas da comunidade e espaços dedicados à educação ambiental. A continuidade dessas atividades ocorre ao longo do percurso no parque, oferecendo áreas destinadas a caminhadas, permanência, convivência e lazer, espaços para apresentações artísticas, assim como áreas verdes que compõem o percurso de educação ambiental, que inclui área de bosque e jardins experimentais como estratégia para a descontaminação do solo.
  • Monografia Acesso fechado
    Restruturação em etapas de aldeias indígenas urbanas Tekoa Pyau - terra indígena Jaraguá-SP
    (2024-01) SOUZA, Amanda Deia de
    Este trabalho tem como tema a reestruturação de uma das aldeias da Terra Indígena do Jaraguá - São Paulo, baseada no entendimento das principais problemáticas que causam o abandono e negligência com as comunidades originárias no Brasil. A pesquisa busca contextualizar e, reconhecer o porquê do país estar passando por uma possível crise relacionada aos povos indígenas. Nesse sentido, o trabalho inicia com: breve descrição do momento em que os colonizadores chegaram ao território; exposição da importância da preservação da cultura e conhecimentos nativos; levantamento de quais são os órgãos e leis que garantem os direitos indígenas, descrição dos principais conflitos que atrasam os processos e muitas vezes violam as leis; entendimento dos problemas específicos da Terra Indígena do Jaraguá, que está inserida em um contexto urbano; e o levantamento das principais características de organização das comunidades e quais as técnicas utilizadas para concepção de suas moradias. Após o entendimento de todas as questões expostas acima, o trabalho traz referências projetuais contemporâneas que partem da interpretação da cultura construtiva dos índios brasileiros, buscando apresentar quais as possibilidades de intervenção. A compreensão das premissas do lugar de inserção da aldeia também são condicionantes que influenciarão o produto final.
  • Monografia Acesso fechado
    Habitar-Sé
    (2023-12) Ferreira, Beatriz Espindola
    O presente trabalho tem como finalidade aprofundar os estudos acerca da história da habitação social no Brasil, levando em conta os métodos utilizados ao longo dos anos, como o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e suas efetividades para que as diretrizes do projeto ao final do caderno estejam pautadas nas melhores ideologias já criadas. A região da Sé será palco deste projeto e também terá sua contextualização detalhada no que diz respeito da história do centro velho de São Paulo, sua importância e o porque há tantos espaços subutilizados e abandonados nesse distrito. Ao unir os dois assuntos teremos a aplicação da habitação de interesse social em um terreno que não cumpre sua função com a sociedade e apresenta um grande potencial para construção de moradias confortáveis, flexíveis, e principalmente, dignas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Residencial sustentável no bairro do Bixiga em São Paulo
    (2023-12) Morais, Gabriela Rocha de
    O presente trabalho apresenta a arquitetura sustentável como um tema relevante mundialmente e no Brasil, com dados e embasamento que mostram o alto consumo de energia elétrica, emissões de gases de efeito estufa e demais impactos ambientais no setor da construção civil. É trago definições para o melhor entendimento do tema, como conceito e tipos de sustentabilidade existentes, além da aplicação dessas definições para obtenção de certificações voltadas para comprovação de atendimento de normas e recomendações que beneficiam o meio ambiente como um todo. Além disso, podemos conhecer brevemente a história do local escolhido para intervenção, bairro do Bixiga, na Capital de São Paulo, e entender como se justifica a ideia de projeto. Podemos também conhecer três exemplos de projetos que utilizarem conceitos sustentáveis e que, por conta da aplicação de inciativas sustentáveis distintas, obtiveram certificações que comprovam a preocupação e cuidado com o meio.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro cultural comunitário: Periferia de São Mateus.
    (2023-07-01) Brenda Lopes Castilho
    Silva, Lopes e Xavier (2009) afirmam que os centros culturais são tidos como um exemplo de participação, onde são realizadas oficinas de músicas, canto, arte, narração de histórias e diversos outros tipos de manifestações culturais. Estas proporcionam momentos de descontração, valorização, reconhecimento, prazer ao mesmo tempo, conscientizam a população de que independente da classe socioeconômica, o lazer é um direito de todos. A proposta de Trabalho de conclusão do curso Arquitetura e Urbanismo tem como tema Centro Cultural. Neste dossiê, apresenta-se o estudo do território, suas dinâmicas, problemáticas e potenciais existentes para o desenvolvimento preliminar da proposta e que foi escolhido a partir da necessidade encontrada na região periférica de São Paulo situado na subprefeitura e no distrito de São Mateus, tratando-se do assunto CULTURA É DIREITO DE TODOS. A cultura como forma de expressar nossas ideias e ações, de nos tornar capazes de participar e lutar por uma sociedade mais justa e digna, visto que a sociedade é marcada pelo trabalho excessivo, é de grande importância o fornecimento de atividades de lazer nas horas livres, tais espaços permitem que seus usuários encontram o conhecimento através da sua participação nas atividades relativas à informação, criação e discussão.
  • Monografia Acesso aberto
    Port de Brás - Instituto de Dança
    (2023-06-20) Alexandria, Jessica
    Este trabalho final de graduação diz respeito a criação de um instituto de dança no bairro da Penha, em São Paulo O intuito é criar um local de cultura em uma área que carece desse recurso. O trabalho aborda desde o histórico da dança na humanidade até os dias atuais no Brasil Além disso, o local escolhido para o projeto foi estudado em diversos âmbitos, visando informar e identificar as características positivas e negativas da área escolhida. Para um melhor entendimento das disposições e do programa de necessidades do projeto, foram escolhidos 4 locais como estudos de caso, que proporcionaram a melhor compreensão tanto das áreas internas, como com o entorno. Assim, o Port de Brás Instituto de Dança foi criado, buscando unir estética e funcionalidade de um forma em que o interno e o externo sejam admirados