A construção da narrativa sobre Hugo Chávez nos meios de comunicação do continente americano: o entorno da tentativa fracassada de golpe em 2002

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Delfino, Débora Bitencourt Nascimento

Orientador

Rocha, Luciano Daudt

Coorientador

Resumo

El presente trabajo tiene como objetivo analizar de qué manera los medios de comunicación del continente americano contribuyeron al intento de golpe de Estado en Venezuela en 2002. De esa forma se hizo un análisis del período de 1998 a 2002 de las noticias vinculadas a Venezuela y principalmente a Hugo Chávez presentes en los grandes medios del continente americano, seleccionadas a los periódicos Folha de São Paulo en Brasil y The New York Times en Estados Unidos para obtener el resultado deseado. De esta manera para concreción del estudio, se definió como cualitativo, explicativo, bibliográfico y documental. Como resultado, se percibió el papel en que los medios de comunicación obtuvieron en la construcción de la imagen de Hugo Chávez para el medio internacional yendo en repercusión el intento de golpe en 2002.
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira os meios de comunicação do continente americano contribuíram para a tentativa de golpe de Estado na Venezuela em 2002. Dessa forma, fez-se uma análise do período de 1998 até 2002 das notícias ligadas a Venezuela e principalmente a Hugo Chávez presentes nas grandes mídias do continente americano, selecionadas aos jornais Folha de São Paulo no Brasil e The New York Times nos Estados Unidos a fim de obter o resultado almejado. Desta maneira para concretização do estudo, definiu-se como qualitativo, explicativo, bibliográfico e documental. Como resultado, percebeu-se o papel em que os meios de comunicação obtiveram na construção da imagem de Hugo Chávez para o meio internacional indo em repercussão a tentativa de golpe em 2002.

Palavras-chave

Hugo Chávez, Venezuela, América Latina, Meios de comunicação, Imprensa, Golpe, Estados Unidos

Citação