Ciências Biológicas - Licenciatura

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Monografia Acesso fechado
    Biópsia Embrionária: um comparativo teórico-metodológico
    (2022-12-12) Amorim, Laura dos Santos Portella
    A biópsia embrionária pré-implantacional busca permitir o diagnóstico de aneuploidias ou euploidias em embriões produzidos por meio de fertilização in vitro. Atualmente diversas técnicas podem ser utilizadas para atingir tal feito, e dentre elas estão a aspiração do blastocisto, biópsia do trofectoderma, biópsia dos corpúsculos polares e aspiração do fluido de blastocele como as principais técnicas exploradas até hoje. Um dos fatores mais importantes para a avaliação da eficiência e aplicabilidade destas técnicas é a taxa de implantação e taxa de nascidos vivos, pois os embriões podem reagir diferentemente a cada técnica utilizada, e aos diversos fatores ambientais que cada técnica possui. Esta revisão bibliográfica analisa e compara as taxas de implantação e nascidos vivos de cada técnica aqui citada de forma a comparar sua eficiência e benefício em comparação com as demais, destacando a aspiração do fluido de blastocele como a técnica menos invasiva mas a técnica mais suscetível ao mosaicismo em contraste com a aspiração do blastocisto que apesar de entregar uma taxa de nascidos vivos de 40% é um método mais estável e seguro para a ocorrência de incidência de mosaicismos.
  • Monografia Acesso fechado
    Diferente visões de sustentabilidade entre culturas tradicionais e cultura avançada ( Macunaíma x Cavaleiros )
    (2022-12-14) Faria, Arthur Adduci
    A espécie Globicephala melas, popularmente conhecida como baleias-pilotos, são mamíferos da ordem dos cetáceos e da família Delphinidae. Possuem duas subespécies conhecidas como G. macrorhynchus que vivem no Atlântico sul, e G. m. melas, no Atlântico Norte e podem ser encontradas nas plataformas continentais durante o outono por conta de sua presa. Atualmente a G. melas está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Habitantes das ilhas Faroé, território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia, possuem uma tradição de caça descontrolada de baleias-pilotos denominada grindadráp, que teve início no período vikings, e legalizada pelo governo. Sua caça ´e demasiadamente sangrenta e arcaica, é um desperdício de comida e perda científica, além de ser altamente insustentável para todo o ecossistema marinho e para o local em que seus cadáveres são abandonados. Os índios brasileiros já visam uma caça mais humanizada e sustentável, mesmo utilizando métodos considerados arcaicos nos dias de hoje
  • Monografia Acesso fechado
    Enriquecimento ambiental como ferramenta para a promoção do bem-estar em Puma concolor (LINNAEUS, 1771) sob cuidados humanos na Reserva RP no município de Ribeirão Pires - São Paulo.
    (2022-12-13) Rodrigues, Luana Rocha
    O Puma concolor (LINNAEUS, 1771), popularmente chamado de onça-parda ou suçuarana, pertence à família dos felídeos e é nativo das Américas. Esses animais em vida livre possuem hábitos crepusculares/ noturnos e uma vida solitária, dinâmica e imprevisível. Entretanto, quando estão sob cuidados humanos em cativeiro, suas ações e habitat são limitados e controlados, tornando sua rotina algo previsível e estressante. Como forma de amenizar o estresse e promover uma vida com qualidade e bem-estar ao animal, métodos de enriquecimento ambiental são aplicados a fim de estimular comportamentos físicos e atividades psicológicas próximas ao que ele vivenciaria na natureza. O presente trabalho analisou de forma prática o comportamento de três espécimes de P. concolor mantidas em um mantenedor de fauna silvestre (Reserva RP) em Ribeirão Pires, São Paulo. As observações realizadas por amostragem Animal Focal foram divididas em duas etapas. A Fase 1 totalizou 21 horas de registro comportamental dos animais sem enriquecimento ambiental (cerca de 63 observações) e, na Fase 2, foram 15 horas (totais) de registro com a aplicação de enriquecimento ambiental alimentar, físico, cognitivo e sensorial (cerca de 45 observações). Os enriquecimentos introduzidos foram: caixas de papelão com carne bovina e erva-doce (alimentar e sensorial); abóbora moranga com canela (cognitivo); canela em pó espalhada pelo recinto (sensorial); pneu suspenso (físico) e melancia recheada com carne (alimentar). Os resultados mostraram que na primeira etapa do experimento, os comportamentos mais registrados em média foram DORMINDO (28,1%) e DEITADO (24,6%), e um percentual baixíssimo de interação (cerca de 1,5%). Enquanto na segunda etapa, houve um aumento significativo em INTERAGINDO (27,5%) e uma redução em comportamentos estereotipados e de inatividade, sugerindo que a aplicação de atividades de enriquecimento ambiental pode promover o bem-estar das onças-pardas de vida cativa.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudo sobre o gênero trichogramma sp. (hymenoptera: trichogrammatidae). Sua atuação no controle biológico como um dos principais parasitóides
    (2022-12-10) Cardoso, Sara Alves; Santos, Washington Luiz de Jesus
    O controle biológico é um fenômeno natural que consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, o uso de Trichogramma (Hymenoptera: Trichogrammatidae) no controle biológico começou no final dos anos 1970 e atualmente é o gênero mais estudado e utilizado para controle de pragas de importância agrícola, por sua eficiência e facilidade de manutenção em laboratório. Esse trabalho tem por finalidade apresentar um estudo acerca do gênero Trichogramma sp. onde se possa entender a sua atuação no controle biológico, abordando sobre seu ciclo reprodutivo, a morfologia, custos, regulamentação e outros aspectos. A metodologia adotada foi a de revisão bibliográfica utilizando livros, artigo científicos, monografias e sites. O resultado deste estudo nos mostrou que o controle biológico é mais eficiente em questões comerciais e também no quesito saúde quando comparado aos agrotóxicos, além de que o gênero de Trichogramma sp. é o grupo de parasitóides que mais se destaca em eficiência quando falamos da utilização no controle biológico.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudo comparativo dos guias de consumo sustentável de pescados e a oferta das espécies na Região Metropolitana de São Paulo.
    (2022-12-09) Sousa, Marcella Leite; Guélere, Danielle Bastos
    O consumo de pescados é uma tradição em países situados próximo à costa, proporcionando acesso à proteína saudável e que apresentou uma crescente nos últimos anos. O Brasil explora o oceano adjacente e oferece um mercado de pescado a um público bastante seleto. Os estoques pesqueiros declinaram em decorrência principalmente da sobrepesca e do aumento do esforço de pesca. Tendo em vista a queda nos estoques pesqueiros no Brasil, surgiram guias de consumo de pescado para a orientação ao público consumidor. Este trabalho compilou o estado de conservação das principais espécies apontadas nos guias de consumo de pescado. Foram observados os dados e produzido um banner comparativo, contudo, o fator mais significativo foi a constatação de espécies que em 2014 foram apontadas pelo Projeto Pescador Amigo em estado de alerta, serem identificadas com estado de preocupação em 2019 pela WWF. Dentre estas podemos citar o polvo, a sardinha-verdadeira e a tainha. Ademais, foram realizados levantamentos dos pescados mais comercializados no município de São Paulo por meio de aplicativos de venda. Podemos destacar o camarão e o cação como as espécies cuja disponibilidade foi maior ao longo do mês analisado, apesar dos guias de consumo sustentáveis indicarem moderação ou até evitar o seu consumo. Quinze tipos de pescado foram os mais comercializados no período de estudo. Espécies predominantes durante a pesquisa foram também a tilápia, o bacalhau, o camarão cinza, o cação e a merluza. Estes estiveram disponíveis por mais de 10 dias em cada mercado. A relação das espécies ameaçadas, ou seja, não indicadas para consumo, estarem disponíveis para venda nos mercados, mostra que não há uma preocupação com sustentabilidade da pesca na cidade de São Paulo. Estudos contínuos e consistentes sobre os estoques de espécies de pescado ameaçadas são essenciais para a manutenção do ecossistema aquático e assegurar o consumo consciente pela população.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Microrganismos utilizados em laboratórios como controles de qualidade em microbiologia de alimentos: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-10) Lagos, Maria Luiza Silva Lorena
    As análises laboratoriais dos alimentos são de extrema relevância para garantir a segurança alimentar e a saúde das populações, principalmente ao considerar o avanço das enfermidades conhecidas como Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). De grande importância para a saúde pública, essas doenças são, em sua maioria, causadas por microrganismos frutos da ingestão de alimentos contaminados e podem caracterizar-se por sintomas leves como, diarreia e vômito, até condições mais graves ou levar a óbito. Devido a isso, é de grande importância que as empresas do ramo alimentício realizem análises periódicas a fim de assegurar a qualidade e segurança dos alimentos produzidos. Além disso, é imprescindível que existam normas e controles que assegurem a efetividade dos ensaios realizados em laboratório para a detecção destes microrganismos. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica sobre os microrganismos Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Salmonella spp., Escherichia coli, Clostridium perfringens, bolores e leveduras e seus cultivos, pois são considerados agentes causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos e que são utilizados como controles biológicos positivos dos ensaios que avaliam a qualidade dos alimentos submetidos a análises a fim de oferecer informações sobre esse tema para consultas futuras.
  • Monografia Acesso fechado
    Terapia Gênica: Como os testes iniciais refletiram no avanço da técnica?
    (2022-12-14) Carvalho, Bianca Lopes de; Siolla, Giovanna Pasqual
    Na terapia gênica, ocorre a alteração genética de células para tratar ou curar doenças. Este procedimento introduz um gene funcional no paciente para substituir ou modificar uma mutação hereditária ou adquirida, através das principais técnicas: vetor viral e não viral, célula-tronco, CAR-T cells e CRISPR-Cas9. O objetivo do trabalho é analisar as falhas e sucessos que ocorreram ao longo dos ensaios genéticos. Foi necessário utilizar artigos científicos da PubMed, Scielo e do Google Acadêmico para atingir o propósito. Ao analisar o histórico da terapia gênica, pode-se perceber como as duas primeiras grandes falhas dos testes afetaram a continuidade dos estudos dessa prática, mesmo com outros ensaios interrompidos por ordens judiciais e a retirada de seus principais financiadores, os pesquisadores deram continuidade aos seus estudos, aprimorando as técnicas já existentes e inspirando novos grupos científicos a buscarem novos meios de tratamento para doenças raras em que não havia cura ou, em alguns casos, o processo terapêutico não era totalmente eficiente.
  • Monografia Acesso fechado
    Importância do monitoramento e controle do Peixe-leão Pterois volitans (Linnaeus 1758) na costa de Fernando de Noronha
    (2022-12-10) Rosa, Hellen Cristina; Raimundo, Matheus da Silva
    O Peixe-leão, da família Scorpaenidae, faz parte da espécie do gênero de peixes marinhos e venenosos. É originário da região do Indo-Pacífico, mas devido a sua comercialização em aquários ornamentais por parte dos aquaristas, esta espécie foi despejada no mar e invadiu diversas regiões, como o Caribe e consequentemente, o Brasil. Nesta região, o Peixe-leão foi avistado pela primeira vez em 2015 na rocha do Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, e continuou se dispersando, motivo pelo qual o encontraram pela primeira vez em Fernando de Noronha, em dezembro de 2020. Esta espécie demonstra um conjunto de características e comportamentos danosos ao local de invasão: as suas características físicas passam a visão aos peixes nativos da região que o Peixe-leão se assemelha a uma planta ou um invertebrado inofensivo, além de possuir movimentos lentos de perseguição. Também, as altas taxas de crescimento individual e reprodutivo, alta densidade populacional e o desequilíbrio de toda a cadeia alimentar pela ausência de adaptações das espécies nativas para um predador como o Peixe-leão, são os diversos motivos pelo qual este bioinvasor é tão danoso aos locais invadidos. Portanto, este trabalho irá discorrer sobre as características e as consequências desta espécie bio-invasora na ilha de Fernando de Noronha, de modo a reunir informações para os devidos monitoramento, controle e manejo do Peixe-leão, ferramentas importantes para o controle ambiental e o turismo local.
  • Monografia Acesso fechado
    Intoxicação de plantas ornamentais em crianças
    (2022-12-14) Silva, Bianca Oliveira; Giuzio, Gabriela Lebre
    O propósito desse estudo foi ter um panorama das espécies tóxicas encontradas em projetos de paisagismo e seu principal objetivo é apresentar algumas das plantas tóxicas que estão frequentemente presentes no dia a dia das pessoas, mostrando: características das plantas, sua toxicidade, sintomas provocados, grupo afetado e consequências orgânicas. A grande maioria das pessoas não sabem sobre a toxicidade das plantas, ou seja, sobre as verdadeiras substâncias ativas que fazem de uma planta linda e exuberante uma arma mortal. Os sintomas variam de simples irritação da pele até uma intoxicação grave, que podem até causar morte.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impactos a Ecologia Marinha Decorrentes da Exposição ao Petróleo.
    (2022-12-09) Amaral, Bruna Caroline Teixeira
    Considerado como combustível fóssil, o petróleo vem sendo explorado cada vez mais. Extremamente importante para economia nacional e internacional, além de ser matéria prima para produção de plásticos, calçados e cosméticos, representa também um grave poluente, oferecendo riscos à saúde humana e ao meio ambiente, pois seu vazamento acarreta numa variedade de efeitos nocivos, dentre os quais se destacam a degradação ambiental, intoxicação e, inclusive morte. Mediante a isso , o presente trabalho busca oferecer uma análise das condições que esse tipo de desastre ocorre e destrinchar suas implicações, a fim de propor uma visão reflexiva sobre o impacto derivado da exploração de petróleo, tendo como enfoque o ambiente marinho, considerando sua relevância ímpar para ecologia e o setor social.
  • Monografia Acesso fechado
    A introdução de espécies estrangeiras no ecossistema brasileiro, com foco em Achatina Fulica
    (2022-12-10) Vale, Milleny Cristina da Silva
    Muitas espécies estrangeiras são introduzidas no ecossistema brasileiro com interesse de comercialização, um exemplo é o chamado caramujo africano Achatina fulica, onde seu cultivo no Brasil surgiu para o consumo humano como “escargot”. O caramujo africano possui grande importância econômica quando falamos de agricultura, pois pode causar danos às plantações e jardins, e um número de dispersão considerável que consequentemente aumentou o risco de contaminação de angiostrongilíase abdominal e meningoencefalite eosinofílica, duas zoonoses transmitidas pelo A. fulica, por isso sua importância veterinária. Nematoides parasitas de vertebrados, inclusive de seres humanos, como Angiostrongylus cantonensis também são transmitidos pelo caramujo africano.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudos genéticos aplicados a conservação ex situ e in situ da Panthera onca (Linnaeus, 1758) no Brasil: uma revisão sistemática
    (2022-12-12) Costa, Gabriela Lima de Araujo
    A onça-pintada, símbolo da biodiversidade no Brasil, exerce função essencial na dinâmica populacional de suas presas uma vez que constitui o topo das cadeias alimentares. Devido à sua alta demanda alimentar e a necessidade de hábitats amplos e bem conservados para sobreviver, é considerada como espécie guarda-chuva, pois ações para sua conservação implicam na conservação de outras espécies. As constantes ameaças que a P. onca enfrenta alteram fatores condicionantes para manutenção de populações viáveis da espécie através, por exemplo, da restrição na dispersão de indivíduos e consequentemente do fluxo gênico entre populações. Dessa forma, através de estudos genéticos é possível manejar e analisar informações sobre o status de vulnerabilidade pela perspectiva da menor unidade da evolução, essencial para sobrevivência e conservação da espécie, o gene. Logo, o presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as abordagens genéticas utilizadas para conservação da Panthera onca no Brasil entre 2005 e 2022?; bem como relacionar e discutir a integração dos achados frente aos aspectos genéticos, ecológicos e status de vulnerabilidade da espécie no Brasil a partir de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados SciELO.org e PubMed, onde após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 estudos foram incluídos. Dentre as abordagens foram encontrados estudos com foco na identificação da espécie, bem como a nível de indivíduo, parentesco e verificação da variabilidade genética utilizando principalmente análise de microssatélites. Ademais, abordagens para verificar alterações filogenéticas da P. onca ao longo do espaço e do tempo relacionados às alterações ambientais e aos paleoclimas também foram relatadas. A maioria dos estudos realizaram abordagem não invasiva para obtenção de amostras biológicas, através principalmente da coleta de fezes para análises genéticas, onde foram utilizadas amostras coletadas em campo, bem como provenientes de espécimes cativos. O principal fator de interesse nos estudos foi o impacto da fragmentação de paisagens na conectividade de populações e no fluxo gênico. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir sobre o alinhamento metodológico entre os estudos e na aplicação das técnicas, principalmente, a fim de monitorar o status populacional em diferentes biomas associados às principais ameaças para espécie, objetivos esses que estão de acordo com a literatura apresentada na área, bem como com o Plano de Ação Nacional para Conservação da onça-pintada.
  • Monografia Acesso fechado
    Como o fenômeno natural de Arribadas acontece na praia de Corozalito - Costa Rica? Entenda tudo sobre a Lepidochelys olivacea (Tartaruga oliva)
    (2022-12-13) Mariano, Caio César Felix
    Tartarugas marinhas se encontram em áreas tropicais e subtropicais, no mundo ocorrem sete espécies e cinco delas passam pelo litoral brasileiro em algum momento de sua vida. As espécies vêm sofrendo ameaças com o impacto humano (direto ou indireto) que pode ocasionar a extinção do animal no futuro. Diversos estudos e projetos são elaborados para a proteção e conservação, e mesmo com tanto foco e educação ambiental, é comum a prática de captura ilegal destes indiviuos que tem grande papel ecológico na natureza. A espécies Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva) possui um diferencial pois tem grande taxa de ocorrência em todo o litoral da Costa Rica e além disso participa de um fenômeno natural chamado de Arribada, uma exclusividade da espécie, o mesmo é considerado quando 50 ou mais tartarugas olivas sobem a areia da praia para desovar de forma sincronizada onde pode ocorrer de um a quatro dias, existem vantagens e desvantagens sobre esse assunto, mas a natureza sempre mantém o equilíbrio.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como alternativa para hortas urbanas e contribuição para as metas da Agenda 2030: o caso da Horta das Flores.
    (2022-12-14) Silva, Raphaela Dias da Rocha; Paulino, Amanda dos Santos
    A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, propôs novos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) concebendo a Agenda 2030. Estes objetivos foram aderidos pelo Brasil e mais 192 outros países. Dentre as suas 169 metas, destacam-se as relacionadas com a fome: a agricultura sustentável e a vulnerabilidade alimentar. As hortas urbanas podem ser desenvolvidas em espaços públicos podendo contribuir com metas do ODS, o que além de biodiversidade de plantas convencionais podem ser encontradas plantas alimentícias não convencionais (PANC). Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o cultivo de PANC em uma horta urbana e suas contribuições para os ODS. O local de estudo foi o Coletivo Horta das Flores, localizado na Praça Alfredo Di Cunto, região da Subprefeitura da Mooca, cidade de São Paulo, SP. O primeiro passo ocorreu a preparação de canteiros, limpeza e adubação, para o plantio de PANC. No segundo momento, os canteiros receberam PANC não espontâneas e posteriormente as PANC espontâneas identificadas no espaço da praça pública. Foram acompanhados o desenvolvimento de 18 espécies de plantas alimentícias inseridas nos cinco canteiros. O desenvolvimento das espécies foi acompanhado por seis meses, resultando em seis espécies de PANC não espontâneas e nove espécies de PANC espontâneas que apresentaram melhor desempenho. Paralelamente ao cultivo, foram analisadas as 169 metas dos ODS que podem receber contribuições de espaços como a horta estudada. Conclui-se que o cultivo de PANC na Horta das Flores e a infraestrutura desta horta urbana, favorece metas dos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 11 (Cidade e Comunidades Sustentáveis) e ODS 15 (Vida Terrestre), contribuindo com a Agenda 2030.
  • Monografia Acesso fechado
    Os impactos ambientais causados pela pandemia do vírus Covid-19
    (2022-12-16) Magalhães, Giulia
    Com a notícia de um novo coronavírus se espalhando rapidamente pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março de 2020 uma pandemia. Medidas para tentar conter a disseminação do vírus como o isolamento social e o uso de máscaras faciais foram implantadas em grande parte do país e do mundo. Após dois anos dessa pandemia, muitos impactos já são pontuados por economistas e profissionais da saúde. Mas e em relação ao meio ambiente? O que se pode dizer? Esse estudo teve como finalidade através de revisão bibliográfica, pontuar quais foram os impactos ambientais que a pandemia do vírus covid-19 deixou em diferentes frentes ecológicas. Os resultados obtidos ao final desse trabalho, mostram que com o isolamento social, impactos positivos como uma diminuição na poluição do ar e recursos hídricos, um aumento na circulação de animais silvestres, diminuição nos gastos de energia e água puderam ser observados. Mas também salientou problemas como o aumento do lixo e a insegurança alimentar.
  • Monografia Acesso fechado
    Alterações ambientais e doenças emergentes
    (2022-12-14) Guimarães, Paulo Arthur; Macedo, Mateus Tavares
    Considerando o cenário recente em relação ao quadro de saúde mundial, pudemos presenciar em estudos mais aprofundados, que as mudanças no meio ambiente possibilitam o surgimento ou a reincidência de novas doenças. Com isso, o objetivo deste trabalho em formato de revisão bibliográfica é alertar profissionais da área da saúde e pessoas leigas em relação ao tema do possível surgimento de novas doenças em resposta às mudanças no ambiente que vem acontecendo continuamente nos últimos anos, enfatizando sobre como as alterações ambientais podem impactar no surgimento de novos patógenos ou na mutação e adaptação de outros já existentes. Foram utilizados diversos artigos científicos, revistas, periódicos e livros sobre patologia ambiental, microbiologia e alterações climáticas. Sobre a parte ambiental temos as mudanças climáticas, aumento populacional exagerado, desmatamento, expansão da agricultura e também o degelo das calotas polares em consequência ao aquecimento global. Foram relatados diversos patógenos existentes que estão diretamente ligados a essas alterações ambientais, como vírus, fungos e bactérias. E esses patógenos puderam provar que a possibilidade de emergir novas pandemias com o agravamento dessas alterações pode ser real.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância do estudo de comportamento dos chimpanzés (Pan troglodytes) como ferramenta para a antropologia.
    (2022-12-12) Lopes, Fernanda Bento de Souza
    A primatologia é o estudo dos primatas não humanos, que busca compreender e descrever desde aspectos morfológicos, genéticos, comportamentais, até evolutivos. Já a antropologia é o estudo da raça humana, abordando temáticas culturais e biológicas. Dessa forma, elas possuem uma inter-relação em que ambas procuram identificar e descrever o compartilhamento de características.A partir de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho visa relacionar os resultados obtidos a partir das pesquisas sobre comportamento de chimpanzés com o desenvolvimento da antropologia, a fim de uma melhor compreensão sobre como essas duas linhas de estudos podem oferecer melhores informações sobre a proximidade dessas duas espécies, as semelhanças que elas possuem e como a colaboração entre as duas ciências podem auxiliar mutuamente na compreensão das mesmas, possibilitando melhor compreensão histórica e evolutiva das espécies. Conclui-se que tanto os humanos quanto os primatas possuem além de características físicas semelhantes como bipedia, características comportamentais também se assemelham, como a capacidade cognitiva de aprendizado; cuidados parietais parecidos como zelar pela prole; atitudes de dominância com alguns aspectos de agressividade; expressões faciais e comunicações verbais e não verbais. É notável as semelhanças que essas duas espécies possuem, porém existe uma questão que é classificada como um divisor entre espécies, a cultura, termo utilizado pelos antropólogos como sendo algo único da humanidade, em que, os humanos se diferenciam pelo fato de ter capacidade cognitiva de ensinar, ao contrário dos primatas, que aprendem pelo método de observação, tentativa e erro.
  • Monografia Acesso fechado
    Memória dos mamíferos: Uma revisão da literatura.
    (2022-12-13) Silva, Sabrina Monteiro da
    É evidente que na atualidade os estudos voltados à neurociência estão crescendo consideravelmente, especialmente na área de pesquisa voltada à memória. A revisão bibliográfica científica deste trabalho apresenta como finalidade expor uma perspectiva procedente de pesquisas pré-existentes publicadas em periódicos nacionais e internacionais sobre memória, abrangendo a origem dos estudos neurocientíficos, as classificações e definições de memória, semelhanças e diferenças entre mamíferos, além de ressaltar as estruturas cerebrais do processo de consolidação e esquecimento. Devido à grande diversidade de tipos de memória existentes, somente as principais foram abordadas (memória de trabalho, episódica e semântica) sendo visível que o hipocampo é a principal estrutura pela formação e recordação de memórias, não necessariamente apresentando sempre uma responsabilidade direta, pois é capaz de se tornar o mediador no processo de obtenção e troca de informações. Além disso, precisamos ter em mente que esquecer é um sistema inevitável e que ocorre de maneira fluida e contínua, mas isso não significa que apesar de normal em nenhum momento não irá ocorrer um déficit incomum de esquecimento.
  • Monografia Acesso fechado
    A Utilização do CRISPR/Cas9 como terapia gênica na Amaurose Congênita de Leber: Revisão integrativa
    (2022-12-09) Cavalcante, Juliana; Faria, Julia Florinda Soares de
    Theodore Leber descreveu pela primeira vez a amaurose congênita de Leber (ACL) em 1869, doença essa associada a um grupo de distrofias de cones-bastonetes que ocorre de forma precoce,‌ potencialmente levando à cegueira congênita em menos de um ano de idade. Estudos genéticos nos últimos anos descobriram sucessivamente que pelo menos 38 genes estão relacionados com a sua patogênese, tendo como destaque os genes GUCY2D, CRB1, RPE65, CEP290, RPGRIP1 e AIPL1. O uso de métodos de edição de genômica como o CRISPR/Cas9 podem potencialmente ajudar a superar barreiras críticas para corrigir as mutações causadoras dessa doença e proporcionar maior qualidade de vida aos seus portadores. Este trabalho teve como objetivo uma revisão integrativa na literatura entre o período de 2014 a 2022 sobre o uso do CRISPR como intervenção terapêutica na ACL, através da qual 6 estudos foram incluídos na revisão segundo critérios de inclusão. CRISPR/Cas9 se trata de uma tecnologia nova e ainda possui algumas limitações, mas a sua versatilidade, facilidade e baixo custo, aliados às condições favoráveis que o olho oferece em relação a este tipo de terapia, apontam para um futuro promissor no tratamento da amaurose congênita de Leber.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação do protocolo de seleção de espécies alicerce para restauração ecológica baseada na flora arbórea catalogada em dois parques urbanos em São Paulo – SP, Brasil.
    (2022) Burilli, Nicolas Giovanny; Reis, Viviane Rodrigues; Ivanauskas, Natália Macedo
    O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) e o Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL) resguardam vegetação nativa e nascentes no ambiente urbano na cidade de São Paulo. Esses remanescentes da outrora Floresta Atlântica que ocupava o município podem ser utilizados como ecossistemas de referência para projetos de restauração ecológica. Este trabalho testou um protocolo para priorização de espécies arbóreas nativas recomendadas para plantio em projetos de restauração ecológica, baseando-se nas espécies arbóreas catalogadas nesses dois parques urbanos. Foram compiladas listas florísticas produzidas nas unidades ou em florestas naturais próximas (75 espécies para o PEAL e 83 espécies para o PNMFC) e, para cada espécie, foi realizada a busca bibliográfica de atributos funcionais, a fim de priorizar aquelas capazes de compor a estrutura do ecossistema e/ou desencadear processos ecológicos importantes para a autossustentabilidade. A base de dados de atributos funcionais foi aplicada num protocolo para o ranqueamento das “espécies alicerce”, para cada unidade de conservação. O protocolo mostrou-se eficaz na seleção das espécies promissoras para projetos de restauração, mas possui como fator limitante a disponibilidade de informações ecológicas sobre as espécies.