Direitos autorais e a internet na Europa: um estudo sobre as novas diretrizes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Caetano, Lucas Martinelli
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
The objetive of the present study is to verify how the media and media professionals interpret the consequences of the new directive copyright in Europe. The review of the literature was based on bibliographies and documents from national and international news portals. Methodologically, this piece is a descriptive and qualitative monograph which uses bibliographic and documentary research. The data collected comes from articles published on the EFF and the EURACTIV news sites, once these websites present the perceptions of copyright experts. Among the results, this study has found that copyright is necessary as a means of protection for the holders of such rights, but in contrast, copyright can be used as a means of media manipulation in that it produces the right to censor potentially legitimate works. Information from the new copyright directives in Europe was collected from national and international media, and it can be asserted that, at a national level, the publication was quite shallow if compared to the attention the issue received in Europe and the United States. While in Brazil the media did not demonstrate the actual impacts that could arise from the new directives, on the international level, there was great concern with the conveyance of information to the public. Finally, on the consequences of the new copyright directives in Europe, it can be stated that lobbying in the European Parliament would have been the main agent in the creation of these directives. It seems to be só due to the fact that neither artists not researchers are protected by the new directives, that benefit is reserved to major record labels and "old media" service companies.
O objetivo deste trabalho é verificar como a mídia e os profissionais da área interpretam as consequências das novas diretrizes sobre direitos autorais na Europa. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica foram utilizadas bibliografias e textos documentais de portais de notícias nacionais e internacionais. Metodologicamente, o trabalho trata-se de uma monografia, descritiva e qualitativa, que se utiliza de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados coletados são oriundos de artigos publicados nos sites de notícias EFF e EURACTIV, os quais apresentaram as percepções de especialistas na área de direitos autorais. Em relação aos resultados, este estudo identificou que os direitos autorais são necessários como um meio de proteção para os reais detentores de tais direitos, porém podem ser usados como forma de manipulação de mídia, introduzindo o direito de censura sobre obras muitas vezes legítimas. Identificou-se nas mídias nacionais e internacionais as informações veiculadas sobre as novas diretrizes sobre direitos autorais na Europa e pode-se classificar que, em âmbito nacional, a publicação foi bastante rasa comparada à internacional, até mesmo das americanas. Não demonstrando os reais impactos que poderiam surgir perante as novas diretrizes. Já em âmbito internacional, verificou-se uma preocupação maior na distribuição de informações para a população. E, por fim, sobre as consequências das novas diretrizes sobre direitos autorais na Europa, pode-se concluir que a suposição da criação destas diretrizes teria sido mais pensada por lobbies no Parlamento Europeu, pode-se concluir que estava correta. Verifica-se que, tanto os artistas, quanto pesquisadores, não estão protegidos pela nova diretriz, somente as grandes gravadoras e empresas de serviços da “velha mídia”.

Palavras-chave
Europa, Direitos autorais, Especialistas
Citação