Serviço social e o reconhecimento do processo de negligência: desafios e possibilidades à atuação interdisciplinar na Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Borges, Débora Rodrigues Frescura Boeing

Orientador

Marcomim, Ivana

Coorientador

Resumo

This article reflects the experience of curricular internship in social service developed with the Catarinense Association for Integration of Cego - ACIC, in the city of Florianópolis-SC. It seeks to understand how the Social Service process is characterized by the interdisciplinary technical of the Catarinense Association for the Integration of the Blind - ACIC, in order to enhance interdisciplinary action in the process of recognition and mediation of negligence in the school, family and social context. It is based on an exploratory study, with a bibliographic study, of a qualitative nature. It is considered that professional performance consolidates a set of information capable of providing a more critical and diagnostic understanding of reality, considering the priority demands for attention and mediation of rights within the scope of the reality of people with disabilities, strengthening the process of action interdisciplinary, especially in the process of recognition of negligence situations.
O presente artigo reflete a experiência de estagio curricular em serviço social desenvolvida junto a Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC do município de Florianópolis-SC. Busca compreender como se caracteriza o processo de atuação do Serviço Social com a equipe técnica interdisciplinar do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil – CADI da Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC, de modo a potencializar a atuação interdisciplinar no processo de reconhecimento e mediação da negligencia no contexto escolar, familiar e social. Estrutura-se a partir de estudo exploratório, bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Considera-se que a atuação profissional consolida-se um conjunto de informações capazes de proporcionar uma compreensão mais critica e diagnostica de realidade, considerando as demandas prioritárias para atenção e mediação de direitos no âmbito da realidade das pessoas com deficiência, fortalecendo o processo de atuação interdisciplinar, especialmente no processo de reconhecimento das situações de negligencia.

Palavras-chave

Serviço social, Negligência, Deficiência visual, Direitos

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