Serviço social e o reconhecimento do processo de negligência: desafios e possibilidades à atuação interdisciplinar na Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC
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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Borges, Débora Rodrigues Frescura Boeing
Orientador
Marcomim, Ivana
Coorientador
Resumo
This article reflects the experience of curricular internship in social service developed with the Catarinense Association for Integration of Cego - ACIC, in the city of Florianópolis-SC. It seeks to understand how the Social Service process is characterized by the interdisciplinary technical of the Catarinense Association for the Integration of the Blind - ACIC, in order to enhance interdisciplinary action in the process of recognition and mediation of negligence in the school, family and social context. It is based on an exploratory study, with a bibliographic study, of a qualitative nature. It is considered that professional performance consolidates a set of information capable of providing a more critical and diagnostic understanding of reality, considering the priority demands for attention and mediation of rights within the scope of the reality of people with disabilities, strengthening the process of action interdisciplinary, especially in the process of recognition of negligence situations.
O presente artigo reflete a experiência de estagio curricular em serviço social desenvolvida junto a Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC do município de Florianópolis-SC. Busca compreender como se caracteriza o processo de atuação do Serviço Social com a equipe técnica interdisciplinar do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil – CADI da Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC, de modo a potencializar a atuação interdisciplinar no processo de reconhecimento e mediação da negligencia no contexto escolar, familiar e social. Estrutura-se a partir de estudo exploratório, bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Considera-se que a atuação profissional consolida-se um conjunto de informações capazes de proporcionar uma compreensão mais critica e diagnostica de realidade, considerando as demandas prioritárias para atenção e mediação de direitos no âmbito da realidade das pessoas com deficiência, fortalecendo o processo de atuação interdisciplinar, especialmente no processo de reconhecimento das situações de negligencia.
O presente artigo reflete a experiência de estagio curricular em serviço social desenvolvida junto a Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC do município de Florianópolis-SC. Busca compreender como se caracteriza o processo de atuação do Serviço Social com a equipe técnica interdisciplinar do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil – CADI da Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC, de modo a potencializar a atuação interdisciplinar no processo de reconhecimento e mediação da negligencia no contexto escolar, familiar e social. Estrutura-se a partir de estudo exploratório, bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Considera-se que a atuação profissional consolida-se um conjunto de informações capazes de proporcionar uma compreensão mais critica e diagnostica de realidade, considerando as demandas prioritárias para atenção e mediação de direitos no âmbito da realidade das pessoas com deficiência, fortalecendo o processo de atuação interdisciplinar, especialmente no processo de reconhecimento das situações de negligencia.
Palavras-chave
Serviço social, Negligência, Deficiência visual, Direitos