UnTicket: ferramenta de aproximação de oferta e procura de ingressos
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Mathias Osmar
Orientador
Morales, Aran Bey
Coorientador
Resumo
O comércio eletrônico vem crescendo e sendo impulsionado pela disseminação do acesso à
internet, estabelecido como uma modalidade comercial de compra e venda de produtos e
serviços, onde as transações são totalmente virtuais. Esse crescimento trouxe um aumento
constante nas compras de ingresso online através de sites e aplicativos, porém no âmbito do
mercado de ingressos é encontrada uma grande deficiência em relação a conexão entre oferta
e demanda de ingressos de pessoas físicas, que é gerada pela compra antecipada de ingressos
seguido da desistência ou tentativa de aquisição em cima da hora. Em decorrência desse
cenário, foi desenvolvido um aplicativo de anúncio de ingresso para pessoas físicas, que
facilite a compra e venda de ingressos denominado UnTicket. Para a modelagem do trabalho
foram utilizadas as ferramentas: Entreprise Architect e Balsamic, responsáveis pela
especificação do sistema e prototipação das telas, respectivamente. No desenvolvimento do
aplicativo foi utilizado o framework Flutter e a plataforma Firebase conforme a modelagem
elucidada no trabalho. Em relação a validação do protótipo, foi elaborado um questionário que
obteve como resultado uma ótima aceitação entre os entrevistados, deixando claro que o
mesmo atingiu seu propósito, evidenciando uma boa usabilidade, eficiência e confiabilidade.
Palavras-chave
Comércio eletrônico, Comércio móvel, Ingressos, Firebase, Compra e venda, Anúncios