Sistema web para gerenciamentos de prontuários eletrônicos e gestão clínica

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Data

2016

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Raphael Mosimann da

Orientador

Ceci, Flávio

Coorientador

Resumo

Diante do contexto tecnológico e o número crescente de pessoas com acesso ao tratamento médico se faz necessário o uso de ferramentas tecnológicas que facilitem a relação entre médico e paciente, além de evitar os vários problemas que o prontuário em papel causa e tenha capacidade de absorver essa quantidade de informação relacionada a saúde do paciente e sua complexidade. Este trabalho tem o objetivo de criar um sistema web colaborativo de gerenciamento de prontuário eletrônico e gestão clínica, centralizando o prontuário e informações do paciente, dando ao médico uma capacidade maior de diagnóstico e cuidado do paciente, além de permitir que o paciente também tenha acesso aos seus prontuários. Para tal, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre a área médica e softwares já existentes no mercado, validando as reais necessidades de um prontuário e gestor clínico, seguindo as etapas metodológicas como o levantamento de requisitos, escolha das ferramentas, modelagem do sistema com ICONIX, a implementação do código, e por fim a validação com os usuários e análise dos resultados. Com o uso de diversas tecnologias como linguagem de programação Java, banco de dados Postgresql, servidor Tomcat, Primefaces, Hibernate, jsf, entre outros, foi possível implementar o software, juntamente com a metodologia ICONIX para um processo de desenvolvimento ágil, utilizando diversos diagramas de software, entre eles os diagramas de domínio, robustez, sequência e de classe, além dos protótipos de telas, casos de uso, requisitos e modelo de dados. Após a finalização de toda a modelagem e implementação do software, foi feita a avaliação do software, em ambiente de consultório com médicos e pacientes, com o uso de questionário, baseando-se na Escala de Likert após essa avaliação, permitindo aos usuários um uso total e abrangente do sistema, validando os requisitos funcionais atendidos no contexto profissional e social, visto que é um software colaborativo. Com a devida avaliação feita foi possível avaliar os resultados e elaborar as conclusões e trabalhos futuros, havendo a percepção de que o software atendeu as principais necessidades que se propôs, se diferenciando por ter módulo para o paciente e centralizando os prontuários. Por fim, colocando como trabalhos futuros as possíveis melhorias e implementações de novas funcionalidades partindo das avaliações feitas pelos usuários e pelo próprio desenvolvedor.

Palavras-chave

Prontuário eletrônico, Software colaborativo, Sistema web, Gestão clínica

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