Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Monografia Acesso aberto
    Espaço Expressa: Requalificação das Salas de Espetáculos
    (2023-12) PATARA, Bruna G. A.
    A ferrovia chegou ao Brasil por volta de 1852, e com ela, as empresas da época construíram centenas de galpões para manutenção, armazenamento e montagem dos vagões de trens. Com o avanço da tecnologia voltada ao setor automobilístico, o transporte ferroviário foi perdendo força no país, e muitas construções destinadas às ferrovias foram abandonadas. Em 1897, foi inaugurada a nova oficina da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em Jundiaí, que funcionou durante décadas realizando serviços de manutenção, montagem, construção e reconstrução de carros. Em 2001, o conjunto de galpões passou a fazer parte da administração municipal e, atualmente, o conjunto é parcialmente utilizado, abrigando algumas seções da Prefeitura de Jundiaí. O presente trabalho introduz a história do antigo Complexo FEPASA, atual Espaço Expressa, e a importância do restauro nas cidades, com a finalidade de requalificar a Sala de Espetáculos, utilizando as técnicas, normas e diretrizes de bens tombados do estado de São Paulo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aspectos Analíticos, Toxicológicos e Epidemiológicos do uso de Canabinóides Síntéticos no Brasil e no Mundo
    (2023-06-20) LIMA, ANA PAULA DE MOURA; SANTOS, MARIANE DA SILVA
    Aspectos analíticos, toxicológicos e epidemiológicos do uso de canabinóides sintéticos no Brasil e no mundo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Aspectos Analíticos, Toxicológicos e Epidemiológicos do uso de Canabinóides Síntéticos no Brasil e no Mundo
    (2-06-20) LIMA, ANA PAULA DE MOURA; SANTOS, MARIANE DA SILVA
    Aspectos Analíticos, Toxicológicos e Epidemiológicos do uso de Canabinóides Síntéticos no Brasil e no Mundo
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso do corante caramelo IV em bebidas do tipo "cola" e seus possíveis riscos à saúde populacional
    (2023-06-26) Silva, Davison Marques; Rodrigues, Jessica Alcantara; Cordero, Mariela Alejandra Gutierrez
    Existem quatro diferentes classes do corante caramelo, o caramelo simples (tipo I), caramelo sulfito (tipo II), caramelo de amônia (tipo III) e caramelo sulfito-amônia (tipo IV) que são comumente utilizadas como aditivo alimentar na área de alimentos. Eles são bem característicos e cada uma tem sua especificidade que varia com os tipos de processamento realizados no composto, especialmente o incremento de substâncias reagentes que podem dar origem a compostos de peso molecular baixo, como por exemplo, o 4-metilimidazol, subproduto derivado do caramelo IV, que pode ter um potencial efeito toxicológico. Verificando o aumento do consumo de alimentos industrializados e a elevada exposição em longo prazo do 4-metilimidazol, em diferentes faixas etárias. Os estudos realizados neste artigo de revisão apresentam trabalhos que evidenciam altas quantidades utilizadas de caramelo IV no Brasil e no mundo bem como apontam a necessidade de atenção sobre possível toxicidade relacionada a presença deste produto nos alimentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desenvolvimento Farmacotécnico e Avaliação Analítica de Cloridrato de Metformina em Comprimido Mastigável
    (2023-07-09) Silva, Arthur; Hilario, Beatriz; Hilario, Natália; Sansoni, Renan
    O cloridrato de metformina é um medicamento antidiabético de uso oral, que associado a uma dieta apropriada, é utilizado para o tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 sendo comercializado no Brasil na forma de comprimido revestido e versão XR (Extended Release), nas dosagens de 500 mg, 850 mg e 1 g, não apresentando formas farmacêuticas alternativas. Como a sua maior utilização ocorre por pacientes idosos e eles podem apresentar problemas relacionados a adesão ao medicamento, como a disfagia, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o cloridrato de metformina, na forma farmacêutica de comprimido mastigável, facilitando sua administração e adesão para o público-alvo. Para esse propósito, foram realizados ensaios micromeríticos para determinar as propriedades de fluxo e compressibilidade do IFA e, logo após, foram propostas algumas formulações para o produto, contendo 250 mg do cloridrato de metformina com o peso médio de 650 mg. O método escolhido para realizar o processo de obtenção dos comprimidos mastigáveis foi a compressão direta, visando uma diminuição do número de etapas e tempo de obtenção. Os ensaios para determinação da qualidade do medicamento foram todos baseados na Farmacopeia Brasileira, 6° Edição, Volume 1 e 2, sendo estes; descrição das características organolépticas do produto, determinação de peso e peso médio, friabilidade, dureza, desintegração, doseamento do cloridrato de metformina, perfil de dissolução e uniformidade de doses unitárias. Os resultados encontrados até o momento, confirmam que os métodos escolhidos para a obtenção do produto, assim como sua formulação e seleção de excipientes, garantiram resultados satisfatórios de qualidade e o desenvolvimento de um produto adequado para a finalidade proposta.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso terapêutico do Canabidiol
    (2023-06-27) Anjos, Dilair Jaques
    A Cannabis tem sido utilizada desde a antiguidade como produto recreativo e medicinal. E uma fonte riquíssima de compostos químicos, em sua maioria denominados fitocanabinoóides, que apresentam diversos efeitos fisiológicos, principalmente devido á sua ligação com receptores canabinóides endógenos, como cb1 e CB2, entre outros. A Cannabis tem propriedades terapêuticas potentes e suas preparações podem ser usadas como remédios tradicionais para tratar diversas doenças. A cannabis Sativa (maconha) é considerada uma droga ilícita devido às suas propriedades psicoativas. Os efeitos biológicos da Cannabis tornam na útil no tratamento de situações clínicas específicas, pois a droga pode bloquear ou inibir a transmissão de impulsos nervosos em diferentes níveis, efeito associado ao controle da dor e outros. Nesse contexto e utilizando doses, formas e vias de administração adequadas, pode beneficiar muitos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Cuidado farmacêutico no uso de medicamentos em animais domésticos
    (2023-06-20) Sanches, Nathália Herrera
    O cuidado farmacêutico tem como propósito promover a qualidade de vida do paciente, identificando, resolvendo e prevenindo problemas associados à farmacoterapia. O presente estudo tem como objetivo abordar o cuidado farmacêutico na área veterinária identificando as dificuldades relacionadas ao uso de medicamentos em pequenos animais. Realizou, então, uma revisão integrativa com pesquisas nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicadas entre os anos de 2016 e 2023, encontradas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), National Institute of Health (Pubmed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores “medicamentos veterinários”, “prescrição veterinária”, “uso racional de medicamentos veterinários”, “farmácia veterinária” e “pets e medicamentos”, além de busca complementar. Diante disso, verificou a existência de diversos problemas relacionados ao uso de medicamentos em animais domésticos que propiciam o uso irracional de fármacos, no entanto pode-se compreender a importância do papel do farmacêutico na terapia medicamentosa impossibilitando a ocorrência destas complicações e promovendo o uso racional de fármacos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Perda de memória como consequência á infecção viral por sars-cov-2: revisão integrativa
    (2022-12) Silva, Sarah Raisa; Martinez, Vanessa Auriemo; Preato, Camila Rodrigues; Oliveira, Egle Marcela Gonçalves
    Existem muitos relatos de complicações ocorridas em pacientes após a infecção pelo Sars-Cov-2, dentre elas, a perda de memória. Diante disso, o presente trabalho trata- se de uma revisão integrativa, tendo como objetivo geral avaliar a relação da perda de memória posterior à infecção por SARS-Cov-2, de modo a auxiliar no maior en- tendimento da doença, dos possíveis aspectos fisiopatológicos que a originam e suas possíveis consequências. Para fundamentação e busca dos achados científicos, fo- ram utilizados os seguintes descritores "Covid-19" e "memory", nos idiomas portu- guês, inglês e espanhol. A revisão foi desenvolvida diante do tema do trabalho com estudos publicados entre novembro de 2019 e setembro de 2022, com consulta à base de dados PUBMED. Durante o estudo foi possível evidenciar artigos que rela- taram prejuízos nas funções neurológicas, como fadiga e memória como um dos principais sintomas encontrados em pacientes em pós-covid. Nos artigos analisados, houve uma média de cerca de 25% dos pacientes com relatos de perda de memória como um sintoma recorrente, embora na maioria, a justificativa para tal ocorrência não tenha sido esclarecida. Dessa forma, a correlação entre perda de memória e SARS-CoV-2 demanda mais estudos, sendo importante para a pesquisa científica o entendimento desse achado, assim como o alerta do monitoramento da memória dos pacientes após a infecção.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desenvolvimento e avaliação de filmes orodispersíveis de melatonina obtidos através da prática magistral
    (2022-12-15) Oliveira, Diana Alves de
    Os filmes orodispersíveis- FOD’s são formas farmacêuticas sólidas alternativas com grande potencial terapêutico e mercadológico, constituídas por polímeros hidrossolúveis que, administrados sobre a língua, ou na cavidade oral, se hidratam rapidamente na saliva liberando o fármaco, sem a necessidade de administração de água, ou mastigação. Foram recentemente introduzidos no mercado magistral nacional, através da adaptação do método solvent casting, com ou sem o emprego de um laminador. Com o objetivo de avaliar um dos processos de obtenção; o qual utiliza uma base pronta para uso, seringa de 1mL para distribuição da preparação sobre formas pré-moldadas, as características dos filmes obtidos, além de oferecer subsídios para auxiliar os farmacêuticos magistrais no desafio de manipular esta nova forma de veiculação de ativos, foram manipulados e avaliados filmes contendo 10mg de melatonina como fármaco modelo. Após 3horas de secagem, à temperatura de 50oC, foram obtidos filmes translúcidos homogêneos, incolores, que foram avaliados quanto a espessura, peso, uniformidade de doses, porcentagem de umidade residual e tempos de desintegração. Os filmes apresentaram uniformidade em relação à espessura, peso e dosagem, umidade residual em torno de 8% e tempos de desintegração que atendem aos requisitos estabelecidos pelos códigos farmacêuticos oficiais europeu e americano para comprimidos orodispersíveis, que foram extrapolados para os filmes. O processo avaliado demonstrou ser de fácil execução, bastante reprodutível e sem a necessidade de um grande tempo de aprendizado e experiência por parte do manipulador.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Automedicação Infantil
    (2022) dos Santos, João Yago Pereira; Ribeiro, Renata Mirella de Oliveira; da Silva, Luana Marcelino Domingos
    O uso de medicamentos sem prescrição médica com o intuito de tratar uma doença ou aliviar seus sintomas é uma prática muito comum na população, apesar dos riscos que oferece à saúde das pessoas. Esta prática pode mascarar doenças, criar resistência à determinadas bactérias e até ocasionar respostas indesejáveis que comprometem a vida dos pacientes. No caso da automedicação pediátrica a mesma oferece riscos uma vez que o uso indiscriminado pode resultar no agravamento do estado de saúde da criança, levando a intoxicação ou mesmo à óbito, por exemplo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo a respeito do uso de medicamentos em crianças sem orientação médica específica, discutindo os problemas relacionados a automedicação e também contribuindo para conscientizar os leitores/pais sobre o uso indiscriminado de medicamentos. A metodologia escolhida foi a revisão de literatura, através de pesquisa descritiva. Os resultados encontrados apontaram que diante dos fatores mostrados fica claro a importância de profissionais qualificados para alertar e orientar a população quanto a automedicação, que ocorre de forma irracional por parte da população, sendo preciso pontuar que desta forma, essa prática pode levar a resultados não esperados, como o agravamento da doença.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Proposta de desenvolvimento de formulação magistral de comprimido orodispersível para o tratamento de dipilidiose em cães: uma revisão bibliográfica
    (2022) Moura, Gabriela Armesto; Nacur, Emanuelly Samira Lima; dos Santos, Mariana Barreto; de Oliveira, Marina Toppa
    Com a intensificação da relação entre homens e cães, foi necessário o controle de endoparasitose canina para atenuar a contaminação do meio ambiente e consequentemente do homem e cães. Os comprimidos orodispersíveis seriam de fácil administração e aumentariam a biodisponibilidade do fármaco. Apesar de serem pouco estudados para uso veterinário, pensando em administração canina, seriam uma boa opção tanto para o tutor que administra quanto para o animal, comparada aos comprimidos convencionais, por exemplo, que necessitam ser deglutidos. A dipilidiose, patologia causada por parasitas comumente hospedados em pulgas e piolhos, é tratada com anti-helmínticos, como o praziquantel, juntamente com o uso de inseticidas. Esse fármaco, que elimina todas as formas adultas do parasito, é disponibilizado em forma de comprimidos e soluções injetáveis em dose única, podendo ser um comprimido de grande diâmetro, dependendo do peso do cão, o que resulta em uma difícil administração. Nesse artigo, temos como objetivo propor a formulação de um comprimido orodispersível para o tratamento desse parasito em cães, composto pelo insumo, desintegrante, lubrificante, superdesintegrante, desintegrante efervescente, diluente, flavorizante e edulcorante.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Medicação para o tratamento da COVID-19: Paxlovid
    (2022-06-27) Salton, Isabella; Oliveira, Thainá
    Para o presente trabalho houve uma investigação da literatura nacional e internacional sobre a primeira medicação oral desenvolvida pela Pfizer, em caráter experimental, para o tratamento da COVID19. Foi efetuado uma leitura informativa da literatura, que também é denominada como leitura de estudo, se baseando em técnicas, com análise de artigos tendo como publicação os últimos 5 anos em inglês e português onde a temática respondesse à questão norteadora: “A literatura nacional e internacional vigente sobre o medicamento para o tratamento da COVID-19 demonstra dados de efetividade e eficácia?”. A COVID-19 surgiu na China em novembro de 2019 e foi declarada pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde. Consiste em uma síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) resultando em mais de 250 milhões de casos confirmados da COVID-19 e mais de 5 milhões em todo o mundo desde novembro de 2021. Paxlovid é um medicamento oral combinado (150mg de nirmatrelvir e 100mg de ritonavir) produzido pela Pfizer para tratar a COVID-19. O nirmatrelvir é o ativo contra o vírus SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, e o ritonavir prolonga o efeito terapêutico do nirmatrelvir. É indicado para o tratamento da Covid-19 em adultos que não necessite de oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. O medicamento em questão mostrou atividade antiviral in vitro contra vários coronavírus, incluindo SARS-CoV-1 e -2. O ritonavir é administrado com nirmatrelvir como um potencializador farmacocinético, resultando em concentrações sistêmicas mais altas de nirmatrelvir. Em 2022 foi concedido pela ANVISA ao Brasil a liberação do uso emergencial de Paxlovid para o tratamento de pacientes não hospitalizados (adultos e crianças com 12 anos ou mais) com diagnóstico da COVID-19 com alto risco de complicações. Ao divulgar os dados apresentados em um trabalho desenvolvido pelo Institute for Clinical and Economic Review (ICER), reporta que o custo do Paxlovid por hospitalização evitada foi de US$ 21.000, e que seu custo por ano de vida ajustado à qualidade foi de US$ 18.000.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da vacinação e o impacto na saúde pública
    (2022-06-30) Lima, Bárbara Beatriz de; Leite, Flávia Eugênio
    A vacinação é um avanço com consequências extraordinariamente positivas na saúde a nível mundial, entretanto, mesmo com esses efeitos existe um demasiado número de indivíduos que se nega ao procedimento e isso é alarmante. Em vista dessa análise, temos como objetivo elucidar a importância e a eficiência da vacinação para a saúde coletiva, trazendo a história de sua elaboração e dados relevantes das erradicações de doenças a partir dela. Metodologia: partir de livros e artigos publicados nos últimos anos, pesquisados nas bases de dados Google Acadêmico, SCIELO, UNICAMP, bem como nos manuais de vacinação redigidos pelo Ministério da Saúde referente às vacinas; comportamento social; prevenção e mitigação. Discussão: Devido à queda da vacinação, algumas doenças estão se manifestando novamente como poliomielite, sarampo, febre amarela, entre outras, gerando impactos na saúde pública e reduzindo os índices de vacinação no Brasil.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise histórica do sistema único de saúde (SUS) e das políticas de acesso aos medicamentos
    (2022-06-29) Rossi, Camilla Aparecida; Oliveira, Gabriel Aissum; Aranha, Júlia de Barros Alcantara; Santos, Lucas Marcon dos; Oliveira, Mauricio Martins de
    Através de um levantamento bibliográfico, o trabalho exposto analisou e discutiu o desenvolvimento e trajetória das políticas públicas de medicamentos no Brasil, dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo realizado se embasou em fontes de pesquisas como Scielo e Google Acadêmico, uma revisão de artigos e legislações relacionados a políticas públicas e acesso a medicamentos enfatizando a necessidade do acesso e uso racional de medicamentos dentro da perspectiva de equidade, universalidade, integralidade, descentralização e controle social, princípios que regem o SUS, reclamando a responsabilidade do Estado na efetividade do direito à saúde preconizado na Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080 de 1990. Nesse contexto, apontam-se as razões para que a política de medicamentos seja parte integrante da política de saúde e a necessidade da Assistência Farmacêutica na promoção da saúde.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Prospecção dos possíveis mecanismos de ação da laranja moro (Citrus sinensis (L.) OSBECK) na obesidade
    (2022-06-28) do Carmo, Marcela Sanches; Gaspar, Luana Saccomandi
    A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde no mundo atualmente e é definida como uma quantidade anormal ou excessiva de gordura corporal que tem o potencial de prejudicar a saúde. Desde Outubro de 2021, foi proibido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com consentimento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso de anorexígenos, que promovem a redução/perda de apetite e induz assim o emagrecimento, visto que eles podem trazer muitos malefícios, como graves efeitos adversos para o paciente. O uso de terapias alternativas que já acontece a muitas décadas atrás e vem ganhando força, como o uso de fitoterápicos, associados com mudança de hábitos podem trazer melhorias na qualidade de vida do paciente com sobrepeso e/ou obeso. Dentre os fitoterápicos mais utilizados para esse fim, destaca-se o fitoterápico à base de extrato do Citrus sinensis (L.) Osbeck. Estudos têm sido realizados a fim de comprovar a eficácia do uso do fitoterápico como recurso terapêutico para a obesidade; através de uma comparação com placebos, esses estudos procuram ressaltar os efeitos potencialmente benéficos permitindo ainda que seja possível associar sua eficácia e também sua segurança, através do seu mecanismo de ação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Logística Farmacêutica: Armazenamento e Transporte de Termolábeis
    (2022-06) Lima, Pedro Henrique Reverte; Del Primo, Grazielle Tavares; Porfirio, Renata Bernardo
    A cadeia do frio é o conjunto de ações que atuam no armazenamento, transporte e distribuição dos produtos termolábeis, de forma a garantir que os produtos farmacêuticos não percam a sua eficácia e estabilidade, tendo em vista a importância que essas propriedades tem no tratamento de um paciente, na toxicidade que o produto de uma degradação ou uma contaminação por microrganismos ou outros elementos podem causar, podendo em diversos casos levar à morte, seja pela toxicidade ou pela não eficácia do medicamento. Devido ao constante aumento na demanda de medicamentos termolábeis, houve a necessidade de qualificar ainda mais o processo de transporte e armazenamento, evitando a perda da estabilidade dos fármacos através das boas práticas de armazenamento e transporte. A qualificação térmica é o conjunto de processos que garantem de forma documentada, que determinado sistema de refrigeração execute regularmente conforme suas especificações e os níveis de qualidade pré-definidos, sendo que para essa validação é necessária a realização de algumas etapas, são elas: qualificação de desenho, qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho ou de performance. Temos três principais tipos de qualificações térmicas, sendo elas: qualificação de embalagem térmica, qualificação de transporte e qualificação de equipamentos, que de acordo com suas características e seus propósitos, utilizam uma combinação de etapas diferente. Em todas as qualificações térmicas são utilizados instrumentos de registro térmico específico para garantir o controle da temperatura e umidade, seguindo a necessidade do medicamento a ser transportado ou armazenado, de modo a prevenir possíveis danos aos medicamentos. Durante a cadeia logística é necessário o comprometimento de todos os envolvidos em cada etapa, realizando todos os processos corretamente, evitando assim que ocorra a quebra na cadeia do frio. O trabalho foi realizado através de buscas bibliográficas em artigos científicos e legislação sanitária brasileira.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A utilização do Panax Ginseng no tratamento complementar do Alzheimer
    (2022-06-27) Rodrigues, Ana Luiza; Santos, Elisangela; Foloni, Giovanna; Souza, Júlia; Silva, Letícia
    A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa que está constantemente associada a idade e trata-se da principal causa de demência, que se configura pelo declínio no pensamento e na independência nas atividades diárias pessoais. A utilização de plantas medicinais para tratamento de enfermidades é uma das mais antigas condutas terapêuticas adotadas pela humanidade. Estudos recentes demonstraram que o extrato de Panax ginseng melhora os sintomas da DA, isso está fortemente atrelado ao efeito promovido pelos ginsenosídeos e a gintonina. Sendo assim, este trabalho teve como propósito reunir informações e descobertas atuais referente ao mecanismo de ação do Panax ginseng na doença de Alzheimer. O mesmo trata-se de uma revisão na literatura. Foram selecionados 38 artigos publicados entre os anos 1995 e 2021, nos idiomas português e inglês. As bases de dados utilizada para a busca foram: National Center for Biotechnology Information (NCBI), National Institute of Health (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), ScienceDirect (Elsevier), Repositório UNESC, Minha Biblioteca, Repositório Universidade de Lisboa, Repositório institucional da Fiocruz, Repositório da Universidade de Coimbra, Repositório Universidade Fernando Pessoa. Por meio desta pesquisa, foi possível constatar que os ginsenosídeos atuam diminuindo a formação de β-proteína amiloide (Aβ) inibindo a atividade de β- e γ-secretase ou ativando a via não amiloidogênica, inibem a atividade da acetilcolinesterase e a neurotoxicidade induzida por Aβ, diminuem a produção induzida por Aβ de espécies reativas de oxigênio e reações neuroinflamatórias. Da mesma forma, a gintonina inibe a neurotoxicidade induzida por Aβ e ativa a via não amiloidogênica para reduzir a formação de Aβ e aumentar a expressão de acetilcolina e colina acetiltransferase no cérebro através de receptores de ácido lisofosfatídico. Este estudo focou em pesquisas em que os constituintes do ginseng podem ser candidatos como adjuvantes para o tratamento da DA. Entretanto é necessário investigações clínicas, análises de eficácia e tolerabilidade para a aceitação clínica dos componentes do ginseng em combinação com medicamentos convencionais para a DA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da correção de sabor em filmes orodispersíveis contendo derivados xantínicos
    (2021-12-17) Souza, Beatriz; Mathias, Milena Molina; Ramos, Mayla Pietra; Melo, Lucia; Souza, Hellen Schutz de
    A crescente procura por suplementos ergogênicos, como derivados xantínicos, tem se intensificado nos últimos anos no meio fitness, atletas têm buscado fazer uso de suplementação a base teacrina e cafeína com o objetivo de melhorar a performance em treinamentos, onde busca-se intensificar a resposta muscular, a redução de fadiga e resistência ao treino. Este trabalho de revisão narrativa tem o objetivo de apresentar os filmes orodispersíveis, suas características e vantagens como uma forma sólida alternativa para veicular suplementos de derivados xantínicos, com ênfase na importância de se mascarar adequadamente o sabor amargo característico desses compostos, já que esta forma alternativa, constituída por polímeros de caráter hidrossolúvel é aplicada na mucosa bucal, promovendo rápida liberação e absorção, ao entrar em contato direto com as papilas gustativas. Ao longo do trabalho, serão apresentados os processos de obtenção de filmes orodispersíveis, em escala industrial e magistral, além das principais estratégias utilizadas no mascaramento do sabor amargo característico dos ativos em questão, tais como o uso de flavorizantes e edulcorantes. Ao final, serão descritas as ferramentas de análise sensorial (painel de voluntários humanos) para avaliação do sabor de formulações desenvolvidas com os derivados xantínicos e o grau de aceitação do produto, por parte do público alvo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tecnologias de entrega de ingredientes ativos aplicados à dermocosméticos
    (2021-12-18) Vanso, Yumi Nagatso; Andrade, Alana Mascarenhas de; Oliveira, João Vitor de; Ibanez, Letícia de Souza; Malafaia, Marcella Santos
    O uso de cosméticos é retratado há muito tempo na história. No início, baseava-se em pinturas corporais dos homens pré-históricos. No século XX, a fisiologia da pele e dos cabelos passou a ser mais estudada e surgiu o termo dermocosméticos, destinado aos cosméticos que possuem ingredientes ativos com efeitos farmacológicos. Vitaminas, ácido hialurônico, ácido salicílico e cafeína são alguns exemplos de ingredientes ativos amplamente utilizados em dermocosméticos na atualidade. Para aperfeiçoar suas propriedades e efeitos, as tecnologias de entrega têm sido aplicadas e estudadas. Foi realizada uma revisão literária narrativa, com o intuito de contextualizar o objetivo do presente trabalho, que é descrever diferentes tipos de tecnologias de entrega e suas vantagens. Abordou-se conceitos gerais da fisiologia da pele, sua permeação e sua influência sobre a ação dos ativos, a crescente tendência de ativos naturais advindos da biodiversidade brasileira, associação de ingredientes ativos clássicos com tecnologias inovadoras, a fim de proporcionar uma melhora na eficiência e qualidade do produto. Por fim, foram mencionados alguns dermocosméticos com algumas dessas tecnologias aplicadas no mercado brasileiro. Os diferentes sistemas de entrega, amplamente estudados e associados com diferentes moléculas, promovem benefícios tanto aos formuladores, quanto aos consumidores e permitem que indústrias cosméticas se sobressaiam em um mercado bastante competitivo. Portanto, novas tecnologias continuarão a ser desenvolvidas com propósito de superar as limitações encontradas nos sistemas anteriores.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Câncer de cabeça e pescoço associado ao hpv: uma revisão integrativa da literatura
    (2021-12-20) Almeida, Milena Falcão; Jorge, Fernanda Reis; Noronha, Isabelle Peres de; Baranauskas, Larissa Carmona; Silva, Jacileide Vieira da
    Introdução: O carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (HNSCC) é o sexto câncer mais comum em todo o mundo, que quando combinado à infecção por papilomavírus humano (HPV) pode apresentar melhor prognóstico do que os causados por abuso de tabaco e álcool. Além disso, melhores respostas aos tratamentos vêm sendo observado em pacientes HNSCC HPV+ Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre as particularidades de pacientes com HNSCC associado à infecção por HPV. Metodologia: Artigos científicos com descritores “HPV” e “HEAD AND NECK CANCER” disponíveis na plataforma PUBMED, publicados entre 05-05-2018 a 05-05-2021 foram incluídos na presente revisão. Artigos cujo método consistia em revisão bibliográfica, que não apresentavam no título ou resumo os descritores e cujo foco não foi avaliar o HPV como fator de risco para ocorrência do câncer foram excluídos. Resultados: No total 54 artigos foram incluídos. O tema prognóstico foi o mais presente e estudos observacionais de base de dados e de revisão prontuários foram os mais recorrentes no que tange a metodologia. O teste imuno-histoquímico da expressão de p16 para avaliação do status do HPV foi o mais observado. A população de pacientes com câncer de cabeça e pescoço mais prevalente foi a de homens acima dos 50 anos de idade. Pacientes com HNSCC HPV+ superexpressam alguns biomarcadores como: p53, p16, alteração do gene KMT2D, mutações no promotor do TERT e DNA metilado. Aspectos positivos sobre o prognóstico do paciente com HNSCC HPV+ foi observado com recorrência e a imunoterapia foi o tratamento mais investigado. Conclusão: Conclui-se que estudos que investiguem principalmente a expressão de biomarcadores e miRNAs nesses pacientes são necessários para que estes possam ser reconhecidos por terem um tipo distinto de câncer e consequentemente possam receber o tratamento adequado, aumentando assim a expectativa e qualidade de vida.