Plano de negócios em administração: análise de viabilidade da startup Contratools
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Data
2017
Tipo de documento
Plano de Negócio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Pacheco, Douglas Wiverson Santana
Orientador
Silva, Bernardino José
Coorientador
Resumo
Este trabalho propõe um plano de negócios para a abertura de uma startup de assessoria e gestão da carteira de clientes de incorporadoras imobiliárias, que por meio de um processo desenvolvido pelos seus cofundadores, tem o objetivo de diminuir a dissolução dos contratos de promessa de compra e venda de um imóvel residencial adquirido na planta ou em construção – o chamado distrato. A partir das relações entre compradores de imóveis, imobiliárias, corretores de imóveis, agentes financeiros e incorporadoras, analisados sobre a ótica do financiamento imobiliário de imóveis novos, utilizando como premissas os dados históricos, variáveis econômicas, análises mercadológicas e oferta de crédito foi possível estabelecer as hipóteses que orientam a construção do protótipo, bem como identificar as causas dos distratos e desenvolvimento do modelo de negócio do empreendimento. Para tal foi realizada uma pesquisa aplicada de forma qualiquantitativa do tipo descritiva e exploratória, utilizando como procedimento de pesquisa as análises bibliográficas e experimental. O plano de negócios identifica um grande potencial para o empreendimento à medida que para ganho de mercado será necessário validar o protótipo e até a conclusão deste desafio não haverá expressiva geração de receita.
Palavras-chave
Distrato, Incorporadoras, Startup