Plano de negócios: viabilidade de abertura de uma drogaria
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Plano de Negócio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Rodrigo Alves de
Orientador
Niehuns, Sidenir
Coorientador
Cordioli, Luiz Alberto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios com análise de viabilidade de abertura de uma drogaria no bairro Los Angeles, na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.
O Brasil ocupa a sexta posição entre os maiores mercados consumidores de medicamentos no cenário mundial. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, em 2018 existiam 87.794 farmácias/drogarias privadas no país. Conhecendo esses dados é importante ressaltar sobre o papel do gestor de uma drogaria diante um mercado tão competitivo e íntegro que apresenta o país. Sabe-se que o desenvolvimento de habilidades e competências é relativo a cada pessoa, mas é notório que características empreendedoras podem também ser desenvolvidas por meio de interesse na área, o gestor pode buscar o aperfeiçoamento para melhorar os resultados do serviço ou produto que oferece.
A sobrevivência das drogarias depende da habilidade em gestão e da capacidade em estabelecer estratégias de destaque em relação a concorrência e especialmente, estratégias para melhorar satisfação do consumidor (SARTURI, FILHO, MOREIRA, 2015), o que inclui como maior objetivo a prevenção e promoção de saúde no caso desse tipo de estabelecimento.
Palavras-chave
Viabilidade, Empreendedorismo, Drogaria