Plano de negócios
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Data
2018
Tipo de documento
Plano de negócio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Jesus, Fabiane Sutil de
Orientador
Niehuns, Sidenir
Witt, Fabiana
Coorientador
Niehuns, Sidenir
Resumo
Neste trabalho será apresentado um plano de negócios de uma empresa do segmento
da prestação de serviços no ramo da Construção Civil. O plano de negócios é uma ferramenta
importante de gestão, pois descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos
devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, auxiliando o empreendedor no
processo de planejamento e diminuindo os riscos e as incertezas. E com o intuito de concluir a
viabilidade ou não viabilidade da abertura desta empresa, de materializar as ideias e mostrar
um panorama geral do negócio para planejar seus passos usaremos a metodologia de pesquisa
que segue.
Quanto a aplicabilidade – Pesquisa Aplicada, baseada na utilização de toda informação
disponível para a criação de novas tecnologias e métodos e também no conhecimento
desenvolvido na pesquisa básica, a fim de gerar conhecimento para a aplicação prática e
dirigida a solução de problemas do novo negócio. A pesquisa Aplicada gera resultados mais
palpáveis, sendo de grande importância no processo de tomada de decisões na solução de
problemas práticos e consequentemente para êxito na administração do negócio;
A forma de abordar o problema – Pesquisa de abordagem mista, quantitativa por que traduzirá
opiniões e números obtidos – mediante as entrevistas, busca e coleta de informações – em
dados que serão analisados e classificados. Por considerar que tudo é quantificável, necessita
do uso de técnicas e recursos estatísticos para mensuração dos resultados obtidos e assim
testar as hipóteses levantadas. E qualitativa que considera existir uma relação indissociável
entre o mundo real e a subjetividade do sujeito estudado, que não pode ser quantificada, ou
seja, traduzida em números. Nesta abordagem temos o aprofundamento da compreensão,
interpretação do ambiente natural de uma organização e/ou grupo social a ser estudado;
A forma de tratar os objetivos – Descritiva e Exploratória devido ao interesse da atuação
prática, descritiva pois vamos estudar, observar e registrar descrevendo as características em
torno deste negócio com base na coleta de dados qualitativos e quantitativos. E exploratória
por que precisamos nos aprofundar, através do conhecimento e familiarização com o novo
negocio, buscando identificar e explorar problemas e assim ter uma investigação mais precisa,
levantando e construindo hipóteses;
Os procedimentos de coleta de dados – Pesquisa bibliográfica e documental, bibliográfica
pois é o ponto de partida, fornecerá embasamento para a pesquisa, os conhecimentos teórico-
empíricos por meio de livros, teses, dissertações, entre outros, publicados por outros autores.
E documental, por que se dá por meio de materiais das fontes primarias, que ainda não
receberam tratamento analítico, são dados brutos como fotografias, cartas, gravações,
relatórios de empresas; A unidade de análise – A análise que envolverá a abertura do novo
negócio em questão será norteada pelo Setor da construção civil, com foco nas empreiteiras
que trabalham com a prestação de diversos serviços de construção e obras;
Os instrumentos de coleta de dados – Entrevistas: Agendamento de reuniões com
profissionais da área visando o entendimento e processo do negocio em questão, munida de
questionamentos pré-estabelecidos, e pesquisas documentais para melhor entendimento do
negócio. Observação: Acompanhamento do profissional que presta o serviço de cortes e furos
de outra empresa em visitas para fornecer orçamentos e/ou execução do serviço, com intuito
de observar rotina, expressões utilizadas, equipamentos utilizados, etc. Análise documental:
Buscar obtenção de projetos, plantas de construções ou obras fornecidas por empreiteiras para
utilização na pesquisa.
Palavras-chave
Plano de negócios, Perfurações em concreto