Viabilidade de implantação de empreendimento comercial
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Plano de Negócio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Rubens, Nadia Regina
Orientador
Silva, Bernardino José da
Coorientador
Resumo
N/A
O presente estudo tem como objetivo realizar um Plano de Negócios que forneça, ao futuro empreendedor, informações sobre a viabilização de um comércio de produtos naturais. Esse tema é de grande relevância, tendo em vista a importância do planejamento para a tomada de decisão ao investir em uma atividade comercial. Através do presente estudo, foi possível analisar e identificar fatores importantes e determinantes para a abertura do novo negócio em Joinville/SC. No plano estratégico foi analisado o macro ambiente, o setor interno, definido as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do investimento, bem como, os objetivos e o posicionamento estratégico. No plano de marketing foi definido os produtos a serem comercializados, perfil dos futuros clientes, a escolha dos fornecedores (relação qualidade x custo benefício) e traçado as estratégias e um plano de ações a ser seguido. No plano de operações foi determinado o tamanho, tecnologia e a localização do empreendimento. Em seguida, foi traçado o plano financeiro, no qual foi fixado as receitas, custos, projeção de caixa e DRE. Já no planejamento financeiro, foi definido o investimento inicial, despesas fixas e variáveis, calculado o preço de venda, a estimativa de vendas mensais, em três cenários (pessimista, ideal e o otimista), e feito o levantamento de custos, despesas e receitas. Por fim, foi descrita a avaliação do plano de negócios, ou seja, a avaliação econômica, o cálculo do ponto de equilíbrio e taxa interna de retorno do investimento. Também foi calculado o prazo e taxa para o retorno do que foi investido, definido o valor de VPL e a análise de sensibilidade. Este estudo foi classificado como descritivo e exploratório, no qual descreve as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência e permite uma maior familiaridade entre o entrevistador e o tema pesquisado. Conclui-se a viabilidade do empreendimento é atrativa e rentável e o retorno esperado poderá ser observado em um curto período de tempo.
O presente estudo tem como objetivo realizar um Plano de Negócios que forneça, ao futuro empreendedor, informações sobre a viabilização de um comércio de produtos naturais. Esse tema é de grande relevância, tendo em vista a importância do planejamento para a tomada de decisão ao investir em uma atividade comercial. Através do presente estudo, foi possível analisar e identificar fatores importantes e determinantes para a abertura do novo negócio em Joinville/SC. No plano estratégico foi analisado o macro ambiente, o setor interno, definido as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do investimento, bem como, os objetivos e o posicionamento estratégico. No plano de marketing foi definido os produtos a serem comercializados, perfil dos futuros clientes, a escolha dos fornecedores (relação qualidade x custo benefício) e traçado as estratégias e um plano de ações a ser seguido. No plano de operações foi determinado o tamanho, tecnologia e a localização do empreendimento. Em seguida, foi traçado o plano financeiro, no qual foi fixado as receitas, custos, projeção de caixa e DRE. Já no planejamento financeiro, foi definido o investimento inicial, despesas fixas e variáveis, calculado o preço de venda, a estimativa de vendas mensais, em três cenários (pessimista, ideal e o otimista), e feito o levantamento de custos, despesas e receitas. Por fim, foi descrita a avaliação do plano de negócios, ou seja, a avaliação econômica, o cálculo do ponto de equilíbrio e taxa interna de retorno do investimento. Também foi calculado o prazo e taxa para o retorno do que foi investido, definido o valor de VPL e a análise de sensibilidade. Este estudo foi classificado como descritivo e exploratório, no qual descreve as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência e permite uma maior familiaridade entre o entrevistador e o tema pesquisado. Conclui-se a viabilidade do empreendimento é atrativa e rentável e o retorno esperado poderá ser observado em um curto período de tempo.
Palavras-chave
Plano de negócios, Viabilidade, Retorno de investimento, Planejamento, Taxa interna de retorno