Pandemia do novo coronavírus: comunicação interna, sob a visão da gestão de pessoas, para enfrentamento da crise no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Granja, Andréa Bernadete Tobias

Orientador

Günther, Helen Fischer

Coorientador

Resumo

Gerir a crise do novo coronavírus tornou-se grande desafio para as instituições, que se viram obrigadas a adotar medidas drásticas para garantir o distanciamento social e evitar a propagação do vírus. Pretende-se com esta pesquisa avaliar como o TRE/SC buscou superar as dificuldades de comunicação interna, em um contexto de trabalho remoto emergencial, garantindo a continuidade do negócio. Adotou-se como método a pesquisa bibliográfica e documental, buscando como fonte a legislação vigente, os normativos publicados no TRE/SC e a literatura acerca dos temas comunicação interna, liderança e gerenciamento de crise. Foi possível concluir pela presença de: a) resposta rápida à crise, com a constituição de Gabinete de Crise com representatividade das principais áreas de gestão; b) liderança atuante e participativa; c) comunicação diária, aberta e facilitada; d) assertividade na escolha do porta-voz da crise; e) conjunto de ações para minimizar os efeitos deletérios da crise e estimular o engajamento.

Palavras-chave

Comunicação interna, Gestão de Crise, Pandemia da COVID-19, Boas práticas em gestão de pessoas, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

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