Pandemia do novo coronavírus: comunicação interna, sob a visão da gestão de pessoas, para enfrentamento da crise no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Granja, Andréa Bernadete Tobias
Orientador
Günther, Helen Fischer
Coorientador
Resumo
Gerir a crise do novo coronavírus tornou-se grande desafio para as instituições, que se viram obrigadas a adotar medidas drásticas para garantir o distanciamento social e evitar a propagação do vírus. Pretende-se com esta pesquisa avaliar como o TRE/SC buscou superar as dificuldades de comunicação interna, em um contexto de trabalho remoto emergencial, garantindo a continuidade do negócio. Adotou-se como método a pesquisa bibliográfica e documental, buscando como fonte a legislação vigente, os normativos publicados no TRE/SC e a literatura acerca dos temas comunicação interna, liderança e gerenciamento de crise. Foi possível concluir pela presença de: a) resposta rápida à crise, com a constituição de Gabinete de Crise com representatividade das principais áreas de gestão; b) liderança atuante e participativa; c) comunicação diária, aberta e facilitada; d) assertividade na escolha do porta-voz da crise; e) conjunto de ações para minimizar os efeitos deletérios da crise e estimular o engajamento.
Palavras-chave
Comunicação interna, Gestão de Crise, Pandemia da COVID-19, Boas práticas em gestão de pessoas, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina