Ética no serviço público: falta de conhecimento ou falta de ação?

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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rainha, Euza Amaral Souza
Orientador
Correa, Luciana Flor
Coorientador
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar como o código de ética profissional vem sendo disseminado no serviço público. Dessa forma, para a elaboração deste trabalho foram utilizadas pesquisas teóricas de vários autores que tratam do tema referente ao assunto abordado e, o estudo de caso em uma empresa do ramo bancário, onde foi efetuada a aplicação de questionário. Como resultado preliminar pode-se afirmar que o estudo revelou que os serviços públicos têm conhecimento do conteúdo do código de ética profissional, mas que não basta ter um código de ética bem estabelecido no papel, sob a forma de um indicador prescritivo, se as pessoas não agem colocando em ação esses preceitos. A ética, atualmente, não é apenas um elemento de valorização das empresas, mas reflete a imagem da organização e a transparência necessárias para que ela se mantenha competitiva e lucrativa no mercado. Para isso, após a introdução, discorreremos sobre a ética profissional e sua aplicação no serviço público. Na sequência, mostraremos os resultados da pesquisa e enfim, as considerações finais.

Palavras-chave
Código de ética profissional, Ética, Serviço público
Citação